Thursday, April 30

Aconteceu a 30 Abril

30 de abril, Dia do Associativismo e Dia Internacional do Jazz.

Este  é  o  centésimo  vigésimo  dia  do  ano.  Faltam  245  dias  para  o  termo  de  2020.

Principais acontecimentos registados neste dia:
1789 - George Washington é investido primeiro presidente dos EUA
1838 - A Nicarágua torna-se independente, dissolvendo-se a Federação das Províncias Unidas da América Central
1945 - Adolf Hitler suicida-se, em Berlim.
1940 - Holocausto: é fechado o gueto de Lodz, na Polónia.
1972 - São presos cinco homens na sede nacional do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington, EUA. É o primeiro passo no Caso Watergate, que culminará com a demissão de Richard Nixon, em 1974.
1974 - O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, chega ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de 14 anos de exílio, no Leste.
1976 - São aprovados os Estatutos Provisórios Político-Administrativos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
1984 - Após 10 dias em coma, morre, em Lisboa, o ciclista português Joaquim Agostinho, aos 41 anos.
1985 - Angola torna-se o 66.º país a aderir e assinar a convenção de Lomé, pacto entre a Comunidade Europeia e os países mais pobres do mundo.
1986 - A URSS alude pela primeira vez a hospitalização de 197 pessoas, depois do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido quatro dias antes.
1991 - Começam conversações sobre o futuro da Irlanda do Norte, as primeiras desde 1973, depois de dez anos de guerrilha.
1992 - A Bósnia-Herzegovina é admitida na Conferência de Segurança e Cooperação na Europa.
1998 - Empresa alemã de calçado Schuh-Union fecha a unidade fabril de Ponte de Lima. 180 trabalhadores vão para o desemprego.
1998 - Tomada de posse de Mahmoud Abbas como primeiro-ministro palestiniano.
2004 - O programa 60 minutos, da CBS, revela as primeiras fotografias de prisioneiros de Abu Grhaib, no Iraque.
2005 - Abre a iniciativa Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.
2007 - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é galardoado em Washington com o Prémio Liderança Transatlântica 2007.
2007 - O presidente cessante de Timor-Leste, Xanana Gusmão, é eleito para a liderança do Conselho da Reconstrução Timorense.
2009 - Gripe A (H1N1). Primeiro caso suspeito, sob observação, em Portugal.
2012 - Morre Benzion Netanyahu, historiador, ativista sionista e pai do Primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, aos 102 anos, na sua casa em Jerusalém, Israel.
2017 - O tenista português Pedro Sousa conquista o primeiro título 'challenger' da carreira, ao vencer o italiano Alessandro Giannessi em dois 'sets', na final do torneio de Francavilla, Itália.

Pensamento do dia: 30-04-2020

Aceitar o que Deus me quer dar... De tudo fazer caminho. (José Tolentino Mendonça)

Quinta-feira da Semana III da Páscoa


Reflexão
A Fé é um dom de Deus que o homem assume como seu, em resposta ao Pai que se lhe revela em Jesus. O tempo eterno entrou no tempo presente, para garantir o tempo futuro. Entretanto, o dom da fé está condicionado por uma atitude responsável: escutar o Pai. No constante peregrinar ao encontro de Deus, pelo deserto da vida. Cristo é a Palavra pessoal do Pai neste reencontro com o Criador.
Cristo interpela o homem sobre a necessidade de comer a sua carne feita pão, para manutenção da fé. Através deste pão, se estabelece uma comunhão constante com a divindade que desemboca necessariamente na comunhão fraterna.

Wednesday, April 29

Aconteceu a 29 Abril

Este é o centésimo décimo nono dia do  ano.  Faltam  246  dias  para  acabar  2020

Principais acontecimentos registados no dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, Dia Nacional do Sorriso e Dia da Imunologia:
1848 - Pio IX dissocia-se do Movimento Nacional italiano.
1918 - É criada a Direção-Geral de Segurança Pública, que superintende os Corpos de Polícia Civil de Lisboa e Porto, a Polícia de Investigação Criminal, (que originará a atual Polícia Judiciária) e a Guarda Nacional Republicana, sendo todas estas corporações dependentes do Ministério do Interior.
1961 - Criação da organização mundial de conservação da natureza WWF - World Wildlife Fund.
1987 - O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal anuncia o termo da coligação eleitoral Aliança Povo Unido.
1997 - É criada a Rede Ferroviária Nacional, REFER, para a gestão da infraestrutura ferroviária.
2002 - Morre o decano dos jornalistas portugueses Fernando Pessa, aos 100 anos.
2009 - A televisão digital terrestre chega a 29 concelhos do país, entre eles Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Funchal, Faro, Coimbra e Chaves.
2011 - O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate Middleton casam-se na Abadia de Westminster, em Londres.

Pensamento do dia: 29-04-2020

As palavras que não dão luz aumentam a escuridão. (Madre Teresa de Calcutá)

Festa litúrgica de Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora da Igreja


Santa Catarina de Sena
Nasceu em Sena no ano 1347. Movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de São Domingos quando era ainda adolescente. Inflamada no amor de Deus e do próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades, defendeu com ardor os direitos e a liberdade do Papa e promoveu a renovação da vida religiosa. Escreveu importantes obras de espiritualidade, cheias de boa doutrina e de inspiração celeste. Morreu no ano 1380 em Roma. Juntamente com Santa Brígida e Santa Teresa Benedita da Cruz, é padroeira da Europa.

Reflexão
Jesus disse-nos que Deus é luz. O cristão deve caminhar na luz, que alegra, ilumina, símbolo de tudo o que há de bom e puro. O contrário, o mal, é simbolizado pelas trevas. Luz/trevas, bem/mal, verdade/mentira, graça/pecado… são incompatíveis, não podem estar juntos no mesmo sujeito. Mas, estar em comunhão com Deus e andar na luz não significa ser impecáveis. Também o cristão peca e tem consciência disso. A Igreja não é comunidade de puros e perfeitos, que nunca pecaram, mas uma comunidade que acredita que os seus pecados não são obstáculo permanente para nos aproximarmos de Deus. O pecado é superável pela acção de Deus em Cristo. É a partir dessa acção que surge o imperativo de lutar contra o pecado. Se o cristão se dá conta de que a sua comunhão com Deus foi quebrada pelo pecado, deve recordar que Jesus Cristo é seu intercessor e defensor diante do Pai. Mais ainda, que é o meio de expiação pelos pecados cometidos.
No Evangelho, Jesus revela em oração, com palavras simples, o coração de Deus que se dá a conhecer aos pequeninos. E estas palavras servem de introdução para manifestar a sua união com o Pai de tal modo que para conhecer um é necessário conhecer o outro, mas a revelação é feita por Jesus àqueles que ele entende. O Pai revela-se aos pequeninos através de Jesus, por isso ele convida todos os que andam inclinados sobre si mesmos, curvados sob o peso da vida, para que venham e aprendam uma nova forma de viver, uma forma livre de viver.

Tuesday, April 28

Terça-feira da Semana III da Páscoa


Reflexão
O Maná representa um alimento superior. Jesus usa a expressão do Antigo Testamento Eu sou, acrescentando o Pão da Vida.
O Pão da Vida é, portanto, a Pessoa de Jesus, que se revela e exige uma resposta de fé. Ele é a vida imortal prometida ao homem que por Ele vive e por ele morre. As situações de fome no mundo, só serão erradicadas, quando partilharmos uns com ou outros o pão da nossa vida.
Crer é proclamar Jesus Cristo, o Ressuscitado de Deus. O que Deus quer é que o pecador se converta e viva. No que respeita à salvação, não pode haver monopólios nem privilégios. A bondade salvadora de Deus é para todos os homens, até aos confins da Terra.

Monday, April 27

Aconteceu a 27 Abril

Os principais acontecimentos registados no dia 27 de abril, Dia do Design Gráfico e Dia Europeu da Segurança Rodoviária.

1963 - É criada a ADSE, serviço da proteção dos funcionários públicos portugueses, nos domínios da promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento e reabilitação.
1978 - Golpe militar pró-soviético no Afeganistão.
1989 - Estudantes chineses começam a reunir-se na Praça Tiananmen, no centro de Pequim, numa manifestação do movimento Pró-democracia.
1992 - Betty Boothroyd, 63 anos, é a primeira mulher eleita presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido.
2000 - É apresentado o projeto do aeroporto da Ota.
2004 - O presidente do Governo espanhol, José Luís Zapatero, garante a saída das forças de Espanha no Iraque até 27 de maio.
2005 - Primeiro voo experimental do Airbus A380 em Toulouse, França.
2008 - O internacional português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, entra para a história do futebol inglês ao tornar-se o segundo futebolista a vencer duas vezes consecutivas o prémio de melhor jogador da Premiership.
2009 - Gripe A (H1N1). A OMS (Organização Mundial de Saúde) declara o nível 4 de alerta que marca o início da pandemia. Regista-se o primeiro infetado com o vírus na Europa: um espanhol de 23 anos que regressa do México.
2014 - Morre, com 72 anos, Vasco Graça Moura, escritor e tradutor.
2018 - Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in, concordam em tomar medidas para a "completa desnuclearização" da península coreana, durante uma cimeira histórica na fronteira entre os dois países.

Pensamento do dia: 27-04-2020

Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. (Pitágoras)

Segunda-feira da Semana III da Páscoa


Reflexão
O que importa é aceitar o Enviado do Pai, crer no seu Filho e Messias, Jesus. Por isso, nem só de pão vive o homem. Além dos pães e dos peixes, está a Palavra do Mestre que nos convida a comer a sua carne e a beber o seu sangue. O pão material, é símbolo do pão espiritual. Ainda hoje há multidões que vêm em Cristo o malabarista do pão e dos peixes, pretendendo um Deus de consumo e mercantilista, feito à medida das suas conveniências, debilidade e vícios, como os pagãos que tinham um deus para cada vício. Em Estêvão, em quem os judeus concentram o ódio, a calúnia e logo a prisão, começa a reproduzir-se a Paixão e Morte de Jesus, que tem sido tantas vezes repetida através dos séculos.

Sunday, April 26

Domingo III da Páscoa


Reflexão
Regressavam dois homens muito desanimados para Emaús porque Jesus, a quem eles seguiam, tinha sido morto. Um era o Cléofas e o outro não se diz o nome pois pode ser cada um de nós.
Um caminhante estranho pôs-se a caminhar com eles e perguntou-lhes de que é que iam a falar. Eles disseram que falavam dos tristes acontecimentos passados em Jerusalém. O estranho repreendeu-os pela sua falta de fé e começou a explicar-lhes o que dizem as Escrituras.
Entretanto chegaram ao destino e convidaram o estranho a ficar: Fica connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite.
Jesus ficou com eles, sentou-se à mesa, pegou no pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o (mesmo gesto da última ceia). E os seus olhos abriram-se e o reconheceram. Podemos também sentir dificuldade em reconhecer que Jesus está vivo.
O Evangelho diz-nos que podemos encontrar Jesus Ressuscitado na Eucaristia.
Na 1ª parte da Eucaristia Jesus está vivo e fala-nos através das leituras proclamadas, explicadas, meditadas. Uma Palavra que nos faz aquecer os corações.
Na 2ª parte da Eucaristia Jesus está vivo no Pão e no Vinho: alimentos consagrados e repartidos em comunhão. Um alimento que nos dá a vida nova do Ressuscitado.
Todas as vezes que celebramos Jesus vivo nos sinais da Palavra e do Pão, no final partimos para a vida, como os discípulos de Emaús.
Jesus é o nosso companheiro de viagem; encontro pessoal com Jesus Cristo como os discípulos de Emaús.

Friday, April 24

Aconteceu a 24 Abril

Este é o centésimo décimo quinto dia do  ano.  Faltam  251  dias  para  o  termo  de 2020.

Principais acontecimentos registados no dia 24 de abril, Dia Mundial do Animal de Laboratório, Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão e Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído.

1932 - O partido Nazi de Adolf Hitler vence as eleições na Baviera, Prussia, Wurttenberg e Hamburgo.
1974 - Otelo Saraiva de Carvalho e cinco oficiais do MFA (Movimento das Forças Armadas) instalam o Posto de Comando no Regimento da Pontinha. Os Emissores Associados de Lisboa transmitem a canção "E depois do Adeus", primeira senha do levantamento militar contra a ditadura.
1990 - Morre o compositor e músico de jazz norte-americano Dexter Gordon, aos 67 anos, mestre do be-bop
1990 - Lançamento do vaivém Discovery com o telescópio Hubble.
1997 - O escritor angolano Pepetela ganha o Prémio Camões.
2005 - Joseph Ratzinger é entronizado Papa com o nome Bento XVI.
2009 - Gripe A (H1N1). O México inicia uma "campanha maciça" de vacinação perante mais de 50 mortes suspeitas.
2012 - Morre, aos 53 anos, Miguel Portas, eurodeputado e fundador do Bloco de Esquerda, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de cancro.
2014 - A judoca portuguesa Telma Monteiro faz história ao conquistar a 10ª medalha em outras tantas participações em Europeus, alcançando o bronze na categoria de -57 kg em Montpellier, França.
2017 - O liberal pró-europeu Emmanuel Macron vence a primeira volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, que consegue 21,30% dos votos.
2018 - Morre, aos 70 anos, Henri Michel, antigo futebolista internacional e selecionador francês, treinador da seleção gaulesa que conquistou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1986.

Pensamento do dia: 24-04-2020

A arte de viver consiste em conseguir que até os agentes funerários lamentem a tua morte. (Mark Twain)

Sexta-feira da Semana II da Páscoa


Reflexão
Estão aqui, em presença um do outro, o testemunho de um homem sincero e clarividente, ainda não cristão, mas atento à palavra de Deus, e o dos outros membros do tribunal judaico, sempre receosos das interferências na sua maneira de pensar da doutrina de Jesus. Entretanto, os Apóstolos sentem-se felizes por poderem participar na Paixão do Senhor, que morreu, mas ressuscitou e está vivo para sempre.
Os apóstolos interpretaram os seus sofrimentos como honrarias concedidas por Deus. Tinham-se realizado neles as perseguições anunciadas por Jesus; tinham sido objecto de uma das bem-aventuranças de Jesus; tinham sido equiparados a Jesus. Por isso, puseram-se a pregar, com novo ânimo, a Jesus como Messias e assim cumpriam a vontade de Deus.
A multiplicação dos pães situa-se próximo da Páscoa e é apresentada nos termos da celebração eucarística. Estamos no ambiente da catequese sobre a iniciação cristã celebrada na Vigília pascal. O milagre da multiplicação dos pães introduz simbolicamente o Discurso sobre o pão da vida. Trata-se de um dos sinais realizados por Jesus para revelar a sua identidade, é-nos apresentado como o novo Moisés, guia de um novo êxodo. A multiplicação dos pães também é sinal da Eucaristia.
Tal como Jesus é o pão bom que Se oferece a nós para ser comido, também nós devemos ser pão bom para Ele e para os irmãos, devemos tornar-nos nós mesmos eucaristia do Senhor, para qualquer pessoa, em qualquer situação pois isso são as próprias exigências da Eucaristia.

Thursday, April 23

Aconteceu a 23 Abril

Hoje é o centésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 252 para acabar 2020.
Principais acontecimentos registados no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
1564 - Data atribuída ao nascimento de William Shakespeare.
1946 - A Piaggio assina a patente daquele que haveria de ser, para sempre, o seu 'exlibris' e, fiel ao seu sonho de criar um veículo utilitário, Enrico Piaggio lança 2 mil Vespas de 98 Cc no mercado.
1971 - A cápsula russa Salyut 1 torna-se a primeira estação espacial permanente.
1982 - Tem início o mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.
1984 - É promulgada a Lei de despenalização do aborto.
1994 - Morre, com 81 anos, Richard Nixon, presidente dos EUA entre 1969 e 1974.
2013 - O Parlamento francês aprova o casamento civil e a adoção por casais homossexuais, o que torna a França no 14º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Pensamento do dia: 23-04-2020

Nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)

Quinta-feira da Semana II da Páscoa:


Reflexão
Os sanedritas opõem-se ao anúncio pascal dos Apóstolos e prendem-nos de novo. São libertos e anunciam uma vez mais a Cristo ressuscitado.
Crer ou não crer é o dilema radical. Viver ou não viver o Evangelho, é o desafio, cujo resultado está à vista. Jesus é o Filho de Deus, é o seu porta-voz. Só quem acredita nele, tem a vida eterna. Como os apóstolos, também nós recebemos o Espírito Santo, para dar testemunho, para anunciar a Cristo até ao fim do mundo!

Wednesday, April 22

Aconteceu a 22 Abril

Dia da Comunidade Luso-Brasileira, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico.

1962 - Eusébio, avançado do Benfica, marca o seu primeiro golo ao FC Porto.
1983 - Um repórter da revista alemã federal Stern afirma ter descoberto o diário de Hitler. Surgem dúvidas sobre a autenticidade do documento.
1994 - Morre, com 81 anos, Richard Nixon, presidente dos EUA entre 1969 e 1974.
2004 - Acidente ferroviário na Coreia do Norte provoca cerca de três mil vítimas.
2005 - Zacarias Moussaoui é considerado culpado de conspiração do 11 de Setembro de 2001.
2010 - É emitido o primeiro resgate financeiro à Grécia.
2016 - Um número recorde de países, incluindo os EUA e a China, os maiores poluidores do mundo, assinam na ONU o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta, negociado em dezembro passado em Paris.
2017 - Morre, aos 56 anos, em Indiana, Erin Moran, atriz norte-americana da série "Happy Mondays", da década de 1970, que participou em produções como "Barco do Amor" e "Crime, disse ela".

Pensamento do dia: 22-04-2020

A palavra de uma pessoa é forte quando são as obras que falam. (Santo António de Lisboa)

Quarta-feira da Semana II da Páscoa


Reflexão
Cristo é o grande Sacramento do amor do Pai pelo homem. Toda a sua vida é um percurso pascal de amor ao homem. Uma definição chave que tudo explica: Deus é Amor. Por isso entregou o seu Filho como oferta perene de salvação.
O pecado é a ruptura do Amor de Deus ao homem. Se Cristo veio salvar o mundo, a nossa vocação é salvadora.
O amor é, portanto, a única resposta à loucura de Deus, de um Deus enamorado dos homens, a ponto de lhes entregar o Seu Filho único!

Tuesday, April 21

Aconteceu a 21 Abril

Principais acontecimentos registados neste dia.

1500 - A armada de Pedro Álvares Cabral avista terras de Vera Cruz.
1870 - O presidente dos EUA Ulysses Grant decide a favor de Portugal, contra a Inglaterra, sobre a soberania da Ilha de Bolama.
1915 - É fundado o Theatro Circo, em Braga.
1985 - Morre o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, dois dias antes de tomar posse. Tinha 75 anos.
1989 - A Nintendo lança a consola portátil Game Boy, desencadeando uma série de edições que banalizam os videojogos em suportes portáteis.
2003 - Morre a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone. Tinha 70 anos.
2007 - Paulo Portas vence as eleições diretas para a presidência do CDS-PP, com 74,6 por cento dos votos.
2010 - Morre o espanhol Juan António Samaranch, que liderou o Comité Olímpico Internacional entre 1980 a 2001. Tinha 89 anos.
2016 - Morre, aos 57 anos, o músico e compositor Prince.

Pensamento do dia: 21-04-2020

A fé não é própria dos soberbos, mas dos humildes. (Santo Agostinho)

Terça-feira da Semana II da Páscoa





Reflexão
Os Actos dos Apóstolos dão-nos um quadro síntese do que eram e como viviam as primeiras comunidades cristãs. Uma fé vivida a sério, que se traduzia na partilha de bens e total ajuda mútua.
Uma Comunidade Sacramento sinal visível da fé no anúncio de Cristo, como centro vital da sua vida; de vida e de amor, aceitando-se alegremente na comunhão da partilha mútua; de oração e comunhão eucarística; do sentido do envio e de missão.
A fé vivida a sério tem de nos levar à comunhão total no amor fraterno.

Monday, April 20

Aconteceu a 20 Abril

1902 - Pierre e Marie Curie isolam o elemento rádio.
1970 - O Presidente dos EUA Richard Nixon anuncia a retirada de 150 mil soldados norte-americanos do Vietname.
1972 - O módulo lunar da Apollo-16 desce na Lua.
1985 - Carlos Lopes estabelece, em Roterdão, a melhor marca mundial da maratona ao bater em 54 segundos o anterior recorde pertença do britânico Steve Jones.
1987 - A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a maratona de Boston.
1989 - Centenas de estudantes chineses começam a manifestação na Praça de Tiananmen em Pequim.
1999 - Massacre de Columbine, EUA. Dois estudantes de Columbine tomam a escola, com armas, e matam 12 colegas antes de se suicidarem.
2009 - Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.
2017 - Um polícia é morto e dois ficam gravemente feridos quando um homem dispara contra o veículo em que seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris. O atacante é morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte é também atingido. O grupo extremista Daesh reivindica o ataque.
2018 - Morre, aos 28 anos, Avicii, DJ e produtor sueco.

Pensamento do dia: 20-04-2020

Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor. (Albert Einstein)

Segunda-feira da Semana II da Páscoa


Reflexão
O regresso à eterna juventude só é possível pela força do Espírito. Nascer do Espírito significa uma volta completa do nosso ser. Pelo baptismo, somos incorporados a Cristo e feitos um com Ele. Cristo ressuscitado é que nos revela o segredo de uma juventude perene, mediante a água e o Espírito Santo.
Crer na Ressurreição de Cristo é descobri-Lo pessoalmente na nova vida que Deus depositou em nós.
Enquanto o povo reza e canta, os chefes das nações, os anciãos e os políticos, tramam contra a Igreja nascente! Ainda será assim?

Sunday, April 19

Pensamento do dia: 19-04-2020

A dúvida não é o oposto de fé; é um dos elementos da fé. (Paul Tillich)

Domingo II da Páscoa



Reflexão
Neste 2º Domingo da Páscoa, a liturgia da Palavra de Deus apresenta-nos a comunidade dos primeiros cristãos em clima Pascal e a testemunhar a vivência e a transformação da vida face à Ressurreição de Jesus. A sua missão é revelar a todos esta nova vida que Jesus nos dá e são chamados a partilhar com aqueles que queiram acolher Jesus vivo e Ressuscitado.
Na 1ª leitura, faz-se a descrição de alguns aspectos importantes da vida da comunidade cristã de Jerusalém; recorda o essencial da experiência cristã e da sua maneira de viver; é a descrição da comunidade ideal que pretende servir de modelo à Igreja e a todos os cristãos de todos os tempos.
A comunidade nascida do Espírito e do testemunho dos apóstolos é uma comunidade de irmãos que vive em comunhão fraterna e resulta da identificação com Cristo. É uma comunidade assídua ao ensino dos apóstolos, empenhada em conhecer e acolher a proposta de salvação que vem de Jesus, através do testemunho dos apóstolos.
É uma comunidade que celebra a sua fé na liturgia: na fracção do pão e nas orações.
É uma comunidade que partilha os bens: da comunhão com Cristo, resulta a comunhão dos cristãos entre si.
É uma comunidade que dá testemunho. Os gestos realizados pelos apóstolos infundiam em todos aqueles que os testemunhavam a certeza da presença de Deus.
Isso mesmo também ouvimos no Evangelho de hoje em que se realça a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã. É à volta d’Ele que a comunidade vive e cresce e é d’Ele que recebe a vida e os dons que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e os obstáculos do anúncio.
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou–Se no meio deles. Jesus depois mostra-lhes as mãos e o lado trespassado que simbolizam o seu amor e da sua entrega. 
É na comunidade que se dá a verdadeira catequese sobre a fé, é através da experiência da fé em Cristo vivo e ressuscitado, é na comunidade o lugar por excelência em que se manifesta e irradia o amor de Jesus. Tomé irá ser o representante daqueles que vivem fechados em si próprios, que está ausente da comunidade e que não participa da experiência comunitária da Ressurreição e da aparição de Jesus Cristo mas quer uma prova pessoal do acontecimento.
O episódio de Tomé poderá ser algo que aconteça a todos nós: todos temos dúvidas e incertezas na fé e na confiança em Deus. O mais importante é ultrapassá-las também com ajuda da comunidade, além da própria força do Espírito Santo que age em nós.
A comunidade tem de ser o lugar onde fazemos, verdadeiramente, a experiência do encontro com Jesus ressuscitado. É nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus vivo, a transformar e a renovar o mundo. Que O testemunhemos na nossa vida.

Friday, April 17

Aconteceu a 17 Abril

Principais acontecimentos registados no dia 17 de abril, Dia Mundial da Hemofilia.

1961 - Forças opositoras ao regime cubano de Fidel Castro tentam, em vão, a invasão de Cuba pela Baía dos Porcos, a partir do sul dos EUA.
1970 - A Apollo XIII regressa a Terra, com os astronautas a salvo, depois da explosão dos depósitos de combustível.
1982 - Jorge Nuno Pinto da Costa é eleito presidente do FC Porto.
1999 - Milícias pró-integracionistas espalham o terror em Timor-Leste. Dezenas de civis são massacrados em Díli.
2003 - O basquetebolista norte-americano Michael Jordan disputa o seu último jogo oficial e termina a carreira.
2003 - Morre o multimilionário britânico e filantropo Paul Getty II. Tinha 70 anos
2004 - Toma posse o Governo de José Luís Zapatero, em Espanha.
2006 - A judoca portuguesa Telma Monteiro ascende ao primeiro lugar do ranking mundial na categoria até -52 kg.

Pensamento do dia: 17-04-2020

A Ressurreição de Cristo é princípio de vida nova para todo o homem e toda a mulher, porque a verdadeira renovação parte sempre do coração, da consciência. (Papa Francisco)

Sexta-feira da Oitava da Páscoa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2924

Reflexão
A cura do coxo foi ocasião para uma longa catequese, uma mistagogia, uma catequese para iniciados sobre os mistérios da sua própria iniciação. De facto, esta semana foi sempre a semana das catequeses mistagógicas para os que receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã na Noite Santa da Páscoa. Hoje esta catequese insiste sobre o Nome divino de Senhor, que é agora título do Homem-Deus, o Senhor Jesus, o Ressuscitado, Kyrie.
É notável a audácia com que Pedro, cheio de Espírito Santo, denuncia, no meio do Sinédrio, o crime perpetrado pelos chefes do povo e anuncia a Ressurreição de Jesus e foi em nome de Jesus que o coxo foi curado, porque, só nele, há salvação.
O Ressuscitado vai ao encontro dos discípulos usando os caminhos que eles mesmos conhecem. Hoje o evangelho fala-nos de uma pesca milagrosa, memória daquela em que, no início da sua vida pública, Jesus tinha prometido que os apóstolos seriam pescadores de homens. Se estivermos atentos aos pequenos sinais, também nós reconheceremos o Senhor.
As aparições do Senhor ressuscitado vêm frequentemente em ambiente de refeição e esta é descrita com termos semelhantes aos da celebração da Eucaristia. A celebração eucarística é o lugar privilegiado onde os cristãos reconheceram o Senhor no seu Mistério Pascal. A pesca abundante evoca a abundância de vida de que o mistério da Páscoa de Jesus é fonte e origem.
O texto descreve, de forma simbólica, a missão da Igreja primitiva e o retrato das comunidades que permanecem estéreis quando estão privadas de Cristo, mas que se tornam fecundas quando obedecem à sua palavra e vivem da sua presença. Há um convite à comunidade eclesial de todos os tempos a encontrar o sentido da sua vocação centrando-se em Jesus como Senhor da vida, porque é na dupla mesa da Palavra e da Eucaristia que a Igreja torna frutuosa a sua acção no meio dos homens.

Thursday, April 16

Aconteceu a 16 Abril

Principais acontecimentos registados neste dia, Dia Mundial da Voz.

1889 - Nasce o cineasta Charles Chaplin, Charlot, realizador, ator de teatro e cinema, figura-chave do século XX.
1917 - Lenine regressa à Rússia depois de anos de exílio na Suíça.
1948 - É assinada a Convenção de Cooperação Económica Europeia em Paris, criando a OECE, atual OCDE, de que Portugal é membro fundador.
1972 - Lançamento da nave espacial norte-americana Apollo-16.
1990 - Rosa Mota vence, pela terceira vez, a maratona de Boston.
1991 - Morre, com 83 anos, o cineasta britânico David Lean, realizador de "Lawrence da Arábia" e "Doutor Jivago".
2003 - Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Chipre assinam, em Atenas, os Tratados de Adesão à União Europeia, que se tornará efetiva a 01 de maio de 2004.
2005 – Arranque da tournée Três Desejos dos Xutos e Pontapés na Casa da Música no Porto.
2008 - Morre o matemático e meteorologista norte-americano Edward Lorenz, "pai" da Teoria do Caos. Tinha 90 anos.
2014 - Naufrágio do "ferry" Sewol, na Coreia do Sul, causa a morte de 304 pessoas, a maioria estudantes do secundário.

Pensamento do dia: 16-04-2020

A grandeza de um ser humano depende da intensidade de sua relação com Deus. (Antoine de Saint-Exupéry)

Quinta-feira da Oitava da Páscoa


Reflexão
Os Apóstolos nem queriam acreditar. Imaginavam ver um fantasma. A narração desta aparição aos Onze está na linha da aparição aos discípulos de Emaús. Ante o assombro, Jesus dá provas físicas da sua identidade e explica-lhes a necessidade de que tudo quanto estava escrito a seu respeito, tinha de cumprir-se, como de facto se cumpriu. Jesus abre-lhes a inteligência à compreensão plena das Escrituras.

Wednesday, April 15

Quarta-feira da Oitava da Páscoa


Reflexão
Dois homens, fracassados na fé, caminham para Emaús. Esperavam a libertação do seu povo, e o seu Messias resultou num fracasso. Crucificado, morto e sepultado há três dias, sem nova nem mandato. O Senhor acompanha-os, ainda que não o reconheçam, embora já sintam o seu coração a aquecer-se.
Quando O reconhecem, no partir do pão, voltam para Jerusalém, entusiasmados. Agora acreditam.
Os discípulos de Emaús são imagem de todos nós que caminhamos, duvidamos e finalmente recuperamos a alegria e a paz no encontro pessoal com Jesus ressuscitado. O dom total e a partilha do amor misericordioso de Cristo é fogo para o anúncio da Boa Nova. (Mensagem urbi et orbi de Sua Santidade Bento XVi, Páscoa 2006)

Tuesday, April 14

Aconteceu a 14 Abril

Este  é  o  centésimo  quarto  dia  do  ano.  Faltam  261  dias  para  acabar  2020. É o Dia do Cineclube.

1865 - Abraham Lincoln, 16.º Presidente dos Estados Unidos, é alvejado a tiro no Teatro Ford, em Washington. Morrerá na manhã seguinte.
1912 - O paquete Titanic embate num iceberg, no Atlântico Norte, e começa a afundar-se durante a viagem inaugural.
1934 - Inauguração, em Lisboa, do monumento a Marquês de Pombal.
1939 - Termina a Guerra Civil de Espanha com a vitória dos insurgentes franquistas.
2002 - Xanana Gusmão é eleito Presidente de Timor-Leste com 82,7 por cento dos votos.
2003 - É revelada a sequência total do genoma humano, decifrado a 26 de junho de 2000.
2005 - Abre a Casa da Música, no Porto, com um espetáculo de Lou Reed e um concerto da banda portuguesa Clã.
2010 - Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atinge a província chinesa de Qinghai, na confluência do Tibete, fazendo milhares de mortos.
2015 - Morre, aos 73 anos, Percy Sledge, cantor soul norte-americano, conhecido por interpretar o tema "When a man loves a woman".

Pensamento do dia: 14-04-2020

A perseverança é a mãe da boa sorte. (Miguel de Cervantes)

Terça-feira da Oitava da Páscoa


Reflexão
O eco das palavras de Pedro chega até nós: salvai-vos desta sociedade corrompida, aquela que deu morte a Jesus! Ao discurso de Pedro, responderam cerca de três mil fiéis, convertendo-se ao Senhor Jesus Cristo e baptizando-se.
É inútil procurar entre os mortos Aquele que vive! O amor provoca a fé viva no ressuscitado. Lágrimas de dor e sofrimento abrem caminho para ver e reconhecer o Senhor. Onde há dois ou três reunidos em Seu nome, aí se celebra o mistério pascal de Cristo!

Monday, April 13

Segunda-feira da Oitava da Páscoa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2920

Reflexão
A Ressurreição de Jesus, momento cume da História, é o mistério central da nossa fé. Inaugura uma nova era e um mundo novo, onde a vida e não a morte, tem a última palavra.
Ilumina o problema da vida e morte do homem. O Sepulcro está vazio. Jesus aparece às duas Marias e aos discípulos. Os guardas são subornados pelos Sumos Sacerdotes. O suborno é coisa antiga, e a mentira também. Por isso diz o Apóstolo, celebremos a Festa com o pão ázimo da pureza e da verdade. Aleluia.

Sunday, April 12

Domingo de Páscoa


Reflexão
Cristo vive! Aleluia! Vai fazendo eco nos nossos corações e nos nossos ouvidos esta jubilosa notícia que ressoa na leitura do Evangelho da Páscoa.
Cristo vive! Aleluia! O acontecimento da Páscoa é o grande sinal e o pleno cumprimento de todas as Escrituras, que escutávamos longamente nesta noite. Para conhecer Jesus, para reconhecer o Ressuscitado, é necessário recordar-se das Escrituras, que apontam para Ele, ao mesmo tempo que o Ressuscitado nos remete para elas. O Ressuscitado cumpre e enche de vida as Escrituras; está no meio delas, faz com que as Escrituras possam transbordar de vida.
Cristo vive! Aleluia! Recordando as palavras, segundo as quais o Filho do Homem havia de ser entregue, crucificado e ressuscitado ao terceiro dia, aquelas mulheres aprendem a ler, nas Escrituras, os sinais do sepulcro aberto, da pedra removida, das faixas de linho no chão e do sudário enrolado noutro lugar: Não está aqui. Ressuscitou. O encontro com o Ressuscitado é inseparável das Escrituras que O profetizam e dos evangelizadores que O anunciam.
Cristo vive. Aleluia! Digamo-lo hoje e sempre porque como nos diz o Papa Francisco, corremos o risco de tomar Jesus como um bom exemplo do passado, como uma recordação. Isso não nos serviria de nada, deixar-nos-ia iguais, não nos libertaria. Aquele que nos enche com a sua graça, aquele que nos liberta, aquele que nos transforma, aquele que nos cura e nos consola é alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de uma luz infinita. Por isso dizia São Paulo: Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé. A notícia da Páscoa do Senhor é que Ele vivo e vive para sempre! Por isso, alegra-te com o teu Amigo que triunfou. Cristo vive e quer-te vivo.
Cristo vive. Aleluia. Neste dia, renova a memória das maravilhas de Deus, das quais a maior é a Ressurreição. Nessa memória enraíza a tua esperança e caminharás sem perder o rumo. Agarrado a Ele, viverás e ultrapassarás todas as formas de morte e de violência que se escondem no teu caminho. Porque Ele vive, crê que em todas as situações dolorosas há sempre uma saída. Agarra-te como aquelas mulheres, à esperança, para não andares à deriva, no meio das tempestades da vida. Agarrado à esperança, mantém vivos os teus sonhos, projectos e ideais, porque a vida é uma aventura que vale a pena viver. Em tudo e sempre, lembra-te de Jesus, ressuscitado de entre os mortos. Ele vive e quer-te vivo hoje mesmo.
Uma Santa Páscoa! Aprende a Acreditar. Jesus Ressuscitou! Aleluia. Aleluia!

Wednesday, April 8

Quarta-feira da Semana Santa


Reflexão
O servo de Deus antecipa a Paixão do Messias que, no meio dos sofrimentos, não perde a confiança no Senhor. Assim é todo o justo, quando perseguido e traído. Os planos homicidas dos judeus compram a consciência de Judas por trinta moedas de prata, o preço dum escravo, o preço da traição. Também hoje, muitos perguntam: Quanto há para isso?, vendendo a consciência ao diabo! É assim o mistério do coração humano, capaz do mais nobre e também do mais vil!...

Tuesday, April 7

Terça-feira da Semana Santa


Reflexão
A missão do servo de Deus é proclamar a Palavra do Senhor, reunir os sobreviventes de Israel, e ser luz das nações. Tarefa de salvação universal que Jesus realiza em plenitude.
Na mesa da última Ceia, presencia-se um drama de amor, ressentimentos, ambições, traição e negação. A morte de Cristo inclui já a glória da ressurreição. A teologia da cruz e da glória são duas faces da mesma moeda.

Monday, April 6

Segunda-feira da Semana Santa


Reflexão
O servo de Deus é a figura do povo de Israel e também do próprio Cristo. Trata-se dum servo compassivo e manso, ungido para proclamar a justiça e libertação dos oprimidos. Cristo é, de facto, o Servo que Deus ungiu e fez aliança com o Seu Povo, a Igreja.
Jesus descansa em casa de seus amigos, Lázaro, Marta e Maria. O ódio a Jesus também se estende a Lázaro, a quem pretendem matar. O gesto de Maria enche de fragrância aquela casa. Judas finge ser amigo dos pobres.

Sunday, April 5

Domingo de Ramos


Reflexão
O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que culmina com a celebração do núcleo da nossa fé: o Mistério Pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. Somos convocados a viver a potência do amor que dá a vida.
 No primeiro dia da Semana Santa, neste tempo tão excepcional, ao ouvir o Evangelho da Paixão segundo São Mateus, abramos o coração para procurarmos entender o mistério de Cristo. Ele é o Rei da mansidão, que renuncia aos títulos de rei e de pessoa importante, optando pela escolha consciente da não violência, do respeito e do agir pacífico. Ele não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si próprio. Ele é o Servo Sofredor, é o Cordeiro inocente, humilde e obediente.
Este Evangelho coloca-nos perante diversos paradoxos, como o da numerosa e calorosa multidão, que acolhe o Messias no Monte das Oliveira, e uma multidão que condena um Jesus solitário e abandonado diante de Pilatos. Provavelmente, Mateus quer nos dizer que a fé como adesão a Cristo requer mais qualidade do que quantidade, mais profundidade, mais coerência, mais liberdade.
Há um convite repetido, no relato de Mateus, que, nestes dias, possui outro alcance e actualidade: Ficai aqui, enquanto Eu vou além orar; ficai aqui e vigiai comigo. O ficai aqui podia-se hoje traduzir por ficai em casa para suster a propagação deste invisível inimigo chamado coronavírus. Este é o tempo de estar em família, o que permite uma maior proximidade de cada membro, um maior convívio. Este é o tempo de estar inteiramente presente, qualquer que seja o momento: diálogo, silêncio, açcão, oração. Mas também exige um isolamento que chega a atrofiar alguns dos nossos hábitos, dos quais faz parte a presença física na comunidade paroquial e na sociedade.
Timothy Radcliffe, frade dominicano, lembra que este isolamento pode ser mais terrível do que a morte porque fere a nossa identidade: somos feitos para viver em comunhão, os contactos físicos moldam o nosso ser. Ele recorda que o centro da fé cristã também está envolvido por um total isolamento: foi erguido sobre a cruz e, acima da multidão, sem qualquer contacto, transformado em nu objecto. Naquele momento, Ele não só abraçou as nossas mortes. Ele fez totalmente sua a solidão que todos nós, por vezes, suportamos, e que milhões de pessoas estão hoje a viver.
As circunstâncias da Paixão sucedem-se para se cumprirem as Escrituras, segundo o itinerário feito pelo evangelista Mateus. A propósito disto, diz-nos o Papa Francisco que não só as Escrituras antigas tinham predito aquilo que Jesus havia de realizar, mas Ele próprio quis ser fiel àquela Palavra para tornar evidente a única história da salvação, que n’Ele encontra a sua realização.
Jesus continua a ser crucificado nos crucificados do mundo, nas vítimas dos egoísmos e das injustiças; também nos que, por estes dias, padecem com a pandemia do coronavírus. Sou capaz de ver aí mesmo o Cristo, padecente e sofredor, rosto do amor que se oferece em plenitude como vida, saúde e salvação?
Abramos o nosso coração a Cristo e vivamos esta Semana Santa na oração, no convívio, no encontro com Deus, na fraternidade que nos une como irmãos e fiquemos em casa.

Friday, April 3

Sexta-feira da Semana V da Quaresma


Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2912

Reflexão

A verdade é incómoda. Os judeus não querem aceitar que Jesus é o Filho de Deus. Por isso o repelem. A história repete-se. Os homens de hoje também julgam bastar-se a si mesmos, e julgam não precisar de Deus para nada. A Humanidade do Filho de Deus torna-o semelhante a qualquer um de nós. Por isso a dificuldade de o identificar. Só pela Fé, dom de Deus, se pode aceitar e compreender esse mistério.
Cada vez se apresenta mais negra a luta entre Cristo e os seus ouvintes, fechados à sua palavra, entrincheirados nas suas seguranças, mesmo religiosas. É difícil para o orgulho humano ver a glória de Deus através dos sinais tão humanos da pessoa, da vida e das acções de Jesus. Mas é este o caminho da Encarnação: Deus revela-Se e está perto dos homens na humildade de seu Filho, e prolonga esta revelação e esta presença na comunidade da fé, que é a Igreja. Mas, tudo isto, que devia ser aceite como sinal de aliança, torna-se, para quem não o sabe acolher, sinal obscuro, ocasião de escárnio e desprezo. E assim se dá a morte ao que se destinava a ser semente de vida. Acusa Jesus de blasfemo, por se fazer igual a Deus, sendo um homem. Jesus responde, primeiro referindo a Palavra de Deus, que todos aceitam e apelando para as obras realizadas que os seus adversários puderam testemunhar. Apela para as suas obras que são Palavra, confirmação da Sua identidade de enviado, de Messias e de Filho de Deus.

Thursday, April 2

Quinta-feira da Semana V da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2911

Reflexão
Abraão, que Jesus vai recordar no Evangelho, aparece como o homem com quem Deus faz Aliança e que se torna o pai de todo o futuro povo de Deus. Abraão é símbolo de todos os que se entregam, confiadamente, ao poder da palavra de Deus e se tornam instrumento providencial da acção de Deus entre os homens e objecto da sua divina intimidade.
Foi Deus quem Se revelou a Si mesmo e revelou a Abraão o nome novo: pai de inúmeros povos, de acordo com um projecto divino de salvação no qual era chamado a ser protagonista. Esta vocação e missão implicavam caminhar diante do Senhor em integridade de vida. Abraão e da sua posteridade seriam de Deus, e Deus seria O Deus de Abraão e da sua posteridade. Abraão responde à proposta divina com um gesto de adoração e de acção de graças que se torna escuta.
Toda a obra de Jesus é o que é e tem o valor que tem por Ele ser quem é: o Filho de Deus, imagem do Pai. Aquele que estabelece a aliança entre o Pai e os homens. Esta aliança já vem de longe: um dos seus grandes momentos foi quando Deus a fez com Abraão. Mas Jesus é maior do que Abraão e é antes dele e será depois dele. A aliança selada no sangue da sua cruz é aliança eterna, que havemos de recordar perpetuamente, como também Ele jamais a esquecerá.
Jesus afirma, com solenidade, que a sua Palavra é vida e dá a vida a quem a acolhe. Jesus vai respondendo indirectamente às perguntas provocatórias que lhe são feitas. Mas, das suas respostas, emerge a clara afirmação de que é o Filho de Deus, cuja glória procura. É Deus que o leva a falar. Só reconhecendo a Deus, que se manifesta no seu Filho feito homem, se pode ter a vida. Há uma perfeita comunhão entre o Pai e o Filho. É para ela que se encaminha a história da salvação, prometida a Abraão que, na fé, entreviu a sua realização.
Jesus diz-nos que o segredo da liberdade é a obediência à sua palavra e a saber acolhê-la na vida. Abraão é exemplo disso. Também nós somos chamados, neste tempo, a ver o dia de Jesus e a permanecer na alegria. A fé n'Ele exige um contacto pessoal com Ele, com um amor incarnado e serviço aos irmãos.

Wednesday, April 1

Quarta-feira da Semana V da Quaresma


Reflexão
Cristo liberta-nos: pela sua Palavra que é a verdade; pela sua vida de amor e testemunho. No mundo de hoje, só os critérios do Evangelho nos levarão à verdadeira liberdade. Hoje só existe a escravatura daquele que se quer escravizar a falsos deuses, a vícios, como o álcool, a droga, a prostituição, o dinheiro, o egocentrismo, etc. Sentir-se e ser filho de Deus, é realmente tornar-se livre. Quem ainda não o sentiu, que o experimente!