Monday, March 8

Reflectindo: Segunda-feira da Semana III da Quaresma

O Evangelho de Hoje!... (Lc 4, 24-30)
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.»
Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho.


Reflexão
Como Naaman, todos podem alcançar os favores de Deus. Como Elias ou Eliseu , Jesus sabe-se enviado a todos os homens. Ao monopólio judeu sobre a salvação, Jesus opõe a redenção universal! Salvação hoje continuada por mediação da Igreja, animada pelo Espírito Santo. Jesus não é recebido na sua cidade. No entanto, segue o seu caminho. De nada serviu nem serve, tentar obstaculizar a sua acção salvífica e libertadora da humanidade!


Oração
É justo dar-te graças, Senhor, Deus nosso, com todos os que participam da alegria da tua Boa Nova que Jesus Cristo, Teu Filho e Teu Ungido, veio trazer-nos.
Tu não nos deixas sós na noite e nas lágrimas, mas abres-nos um caminho de luz e de libertação. Bendizemos-Te com todo o impulso do nosso espírito e queremos celebrar unidos a festa do Teu amor.
Sê, Senhor, o nosso presente e o nosso futuro; assim o desespero não dominará os que crêem em Ti. Mantém-nos firmes na fé e na fidelidade para que as Tuas promessas se nos tornem realidade eterna.
Ámen.

No comments: