Thursday, May 12

Quinta-feira da Semana III do tempo Pascal

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos

O etíope ao regressar a casa encontra no caminho Filipe e é por ele evangelizado, é o símbolo das primeiras pessoas de origem estranha ao antigo povo de Deus a receber o baptismo de Jesus. O baptismo que está ligado à fé e esta tem como tema central Jesus Cristo, o Servo sofredor, que dá a vida para salvação dos homens. É esta a fé de todo o que é baptizado. É o Espírito santo que leva Filipe ao encontro do etíope e que o leva a anunciar o Evangelho.
O livro dos Actos dos Apóstolos é um olhar de fé sobre a caminhada da Igreja guiada pelo Espírito Santo; é o Evangelho do Espírito Santo.
Como é que eu posso entender sem ninguém me explicar? é um apelo a conhecermos e a aprofundarmos mais a Sagrada Escritura.
A fé é um dom de Deus, parte da livre iniciativa de Deus, do Seu chamamento. É um encontro pessoal com Cristo, com a Sua Palavra e no Pão que é o Seu Corpo fazendo disso o centro e o coração da nossa vida.
Os judeus têm diante dos olhos as provas da graça de Deus e não acreditam. Jesus ensina-lhes como ir até Ele, comendo o pão que Ele dá e que é a Sua carne para a vida do mundo. Jesus Se contrapõe ao maná que caiu do Céu no tempo de Moisés. O verdadeiro Pão do Céu é Ele próprio, que na Eucaristia Se torna o alimento do seu povo. Na Cruz, Ele deu a vida por nós; na Eucaristia, dá-nos o sacramento da sua passagem da morte à vida, e assim, pela Eucaristia, Ela faz chegar até nós essa mesma vida. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.

No comments: