Monday, May 30

Segunda-feira da Semana VI do Tempo Pascal

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos

Lucas indica as grandes etapas da formação de uma comunidade cristã que tem como ponto de referência uma simples mulher cristã de Filipos: fé, Baptismo e acolhimento. Paulo passa da Ásia à Grécia. Começam a ouvir-se os nomes clássicos, de nós conhecidos pelos livros da antiga cultura grega. Esses antigos impérios estão em declínio. A sabedoria humana não chega para levar os homens ao conhecimento de Deus. Aparece agora a loucura da Cruz. Paulo anuncia o Evangelho em Filipos onde o Senhor tocou o coração de Lídia, uma senhora pagã que aderiu ao que Paulo dizia e que deu hospedagem ao apóstolo Paulo. Será a primeira cristã da Europa. O Senhor lhe abriu o coração para aderir ao que Paulo dizia. É sempre o Senhor que acompanha os seus missionários e torna eficaz a sua palavra.
Jesus anuncia o testemunho que o Espírito Santo Lhe vai dar e o testemunho oral dos Apóstolos, pelo qual serão perseguidos. Jesus enviará o Paráclito que acompanhará os discípulos na sua vida concreta, marcada pelo conflito com o mundo. O Paráclito testemunhará junto do discípulo a validade do caminho indicado pelo Verbo de Deus.
O Espírito da verdade dará testemunho de Mim. Jesus conforta e confirma os discípulos: pede-lhes para terem fé porque o seu amor concretiza-se e torna-se visível no amor fraterno, porque o Paráclito estará com eles e confirmá-los-á na caminhada. Dará aos discípulos a compreensão profunda do mistério de Cristo, e a pregação deles a sua força e a sua verdade. Eles hão-de ser perseguidos, mas a Ressurreição há-de fazer-lhes compreender o sentido dos acontecimentos da vida terrestre de Jesus e também o das suas próprias vidas.
É preciso continuar a testemunhar o Senhor para que aumente o número dos que O amam e os discípulos são ajudados pelo testemunho do Espírito de verdade que Jesus enviará do Pai.

No comments: