Monday, December 31

Fim de 2007

Ao finalizar o ano e ao olhar para trás vemos aquilo que de bom e de mau aconteceu... Acima de tudo, dá-nos a esperança de que o ano de 2008 seja melhor que este.

Boas entradas em 2008 e que seja de facto um óptimo ano para todos.

Catraio

Importuno que persegue e incomoda outra pessoa

Pensamento do dia: 31-12-2007

A felicidade é como um perfume: não o podemos colocar aos outros sem que nos caiam umas gotas em cima.

Saturday, December 29

Videokids - Woodpeckers from space

Apresento hoje uma nova rubrica no meu blog: tem como nome Gira-discos 80's. Aqui apresentarei algumas pérolas dos anos 80. Farei sempre um pequeno texto para contextualizar a música.



Os Videokids foram uns rapazitos que em 1984 lançaram um album com o nome de “Invasion of Spacepeckers”. Desse album apenas o “woodpeckers from space” e um ou outro tema é que ficaram mais na memória. Parece que na altura do lançamento ainda chegaram a ter algum sucesso mas depois nunca mais se ouviu falar deles. Os VideoKids editaram dois álbuns, The Invasion Of The Spacepeckers (1984) e Satellite (1985).

Cantinho do Silêncio: Festa da Sagrada Família (Ano A)

A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus, como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… As leituras fornecem indicações práticas para nos ajudar a construir famílias felizes, que sejam espaços de encontro, de partilha, de fraternidade, de amor verdadeiro.
O Evangelho apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o Pai lhe confiou; mas, sobretudo, propõe-nos o quadro de uma família exemplar – a família de Nazaré. Nesse quadro há duas coordenadas que são postas em relevo: trata-se de uma família onde existe verdadeiro amor e verdadeira solidariedade entre os seus membros; e trata-se de uma família que escuta Deus e que segue, com absoluta confiança, os caminhos por Ele propostos.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.

Pensamento do dia: 29-12-2007

A felicidade consiste em conhecer os seus limites e amá-los.
R. G. Ingersoll

Wednesday, December 26

Pensamento do dia: 26-12-2007

A fé suprime os sinais de interrogação e substitui-os por sinais de confiança.

Janela para o mundo cibernético: Sintonizate

O Sintonizate é o site que permite "sintonizar" diversos canais de televisão e rádios on-line. Além disso, inclui também secções de vídeos, jogos e, ainda, letras de música.
Podem ver isso no site: http://www.sintonizate.net

Monday, December 24

Lapinha

No tradicional presépio madeirense Jesus não é um bebé deitado numas palhinhas ou ao colo da mãe, mas um menino, de sorriso angelical, em pé num pedestal, colocado no topo de umas escadas, cujos degraus são decorados com fruta e verduras.
Esta é a 'lapinha' em escada, cujas origens serão algarvias, uma construção trazida para a Madeira pelos primeiros colonizadores.
Os degraus, representando os socalcos dos campos da ilha, delineados com espiguilha e decorados com pêros vermelhos, laranjas e tangerinas, 'cabrinhas' e vasinhos de searinhas.
A 'lapinha', que era sempre construída poucos dias antes da festa, passou depois a representar a difícil orografia da ilha, e os montes e vales surgiam desenhados com os mais variados objectos existentes nas casas, cobertos com papel pintado, uma figura que ficou conhecida por muitos como a 'rochinha'.
Das caixas armazenadas onde ficaram guardadas durante todo o ano, eram retiradas as imagens dos 'pais' e do menino bebé deitado nas palhinhas, os animais, os pastores, os reis magos e as casinhas que a pouco e pouco, dando asas à imaginação, enchiam os 'montes, vales e caminhos' de cor e movimento. Em muitas das representações o Menino Jesus até surgia em duplicado e em vários tamanhos.
Mares e lagoas (com a água representada por algodão, com papel azul ou até mesmo natural, recorrendo a diversos engenhos), bandas de música e diversos episódios da vida quotidiana são outros elementos que podiam ser observados nas construções que adornavam a maioria das casas e instituições.
Havia a tradição de visitar nesta altura do ano as casas de amigos, parentes e instituições, para ver quem tinha conseguido construir a 'lapinha' mais bonita. Nas confraternizações não faltavam o licor, o Vinho Madeira e o bolo de mel, além das outras iguarias da doçaria madeirense, cuja confecção ocupava o tempo e consumia a energia das mulheres nas semanas que antecediam a Festa.
Era comum a grande maioria amassar as broas e bolos de mel que eram cozidos nos fornos das padarias com base numa agenda marcada com antecedência com os padeiros.
Fonte: DN Madeira

Friday, December 21

O que é que Jesus Cristo hoje denunciaria?

Jesus Cristo tornou-se incómodo para as autoridades políticas e religiosas do seu tempo, os romanos e os judeus, receosos da subversão social e política que as ideias de Jesus Cristo podiam trazer. Segundo os Evangelhos, Jesus ousou dizer, "Foi-vos dito... mas Eu digo-vos" e expulsou os comerciantes do Templo, purificando-o. A poucos dias de se comemorar a data que assinala o nascimento de Jesus Cristo, o Semanário foi ouvir vários dignatários da Igreja Portuguesa sobre aquilo que Jesus Cristo denunciaria e se também seria alvo da hostilidade dos poderes instalados, visto como subversivo da ordem social e política vigente: Frei Bento Domingues, D. Carlos Azevedo, padre Carreira das Neves, padre Feytor Pinto, D. Januário Torgal Ferreira, D. Manuel Clemente, padre Peter Stilwell, padre Vaz Pinto.
Jesus Cristo tornou-se incómodo para as autoridades políticas e religiosas do seu tempo, os romanos e os judeus, receosos da subversão social e política que as ideias de Jesus Cristo podiam trazer. Segundo os Evangelhos, Jesus ousou dizer, "Foi-vos dito... mas Eu digo-vos", considerou caduca a interpretação legalista da regra do puro e do impuro, expulsou os comerciantes do Templo, purificando-o. A poucos dias de se comemorar a data que assinala o nascimento de Jesus Cristo, o Semanário foi ouvir vários dignatários da Igreja Portuguesa sobre aquilo que Jesus Cristo denunciaria e se também seria alvo da hostilidade dos poderes instalados, visto como subversivo da ordem social e política vigente: Frei Bento Domingues, D. Carlos Azevedo, padre Carreira das Neves, padre Feytor Pinto, D. Januário Torgal Ferreira, D. Manuel Clemente, padre Peter Stilwell, padre Vaz Pinto, padre Vitor Melícias.

D. Manuel Clemente: "Contra a opulência, a soberba e o seguidismo"
"Jesus respeita a autoridade política e até a fundamenta, no diálogo com Pilatos, governador romano da Judeia: "Nenhum poder terias sobre mim, se não te fosse dado do alto". Mas esta mesma fundamentação, indicando que a autoridade política é de algum modo querida por Deus, para garantir a sociabilidade humana, dá-lhe também um enquadramento que a relativiza e responsabiliza. Quando a autoridade política esquece a sua finalidade social positiva e se arvora num absoluto - como o Império Romano daquele tempo e os seus sucedâneos futuros - perde legitimidade e razão de ser." No que se refere ao que Jesus hoje denunciava, D. Manuel Clemente refere que "nuns lados denunciaria a miséria, noutros a opulência; nuns a irresponsabilidade, noutros a soberba; nuns o individualismo, noutros o seguidismo... Em qualquer circunstância denunciaria a falta de respeito por cada pessoa humana e o esquecimento de Deus.

D. Carlos Azevedo : "Seria ecologista e denunciava a corrupção"
A denúncia permanece actualíssima. O centro da vida das pessoas, o que atrai os seus comportamentos, o que move o seu agir anda afastado do querer de Deus e portanto o confronto com o Evangelho é provocante. Quando os cristãos são fiéis a Cristo e optam por critérios de vida inovadores fazem-se defensores dos direitos humanos, sem descontos; livres de interesses, servem as causas dos mais pobres; desgastam-se pelo bem comum e mostram espírito crítico relativamente ao consumo sem limites ao lado da pobreza, ao lucro sem medida, ao uso do corpo sem equilíbrio, às vaidades nacionalistas, ao uso das armas e o recurso à violência na resolução de conflitos, a exploração do trabalho. Hoje certamente Jesus seria ecologista, porque a terra tem sido estragada pelos erros humanos. Denunciaria a corrupção como grave atentado à justiça, a indiferença como vício e a quebra da fidelidade familiar como caminho desumanizador.

Padre Carreira das Neves: "Denunciaria a guerra do Iraque e o terrorismo religioso islâmico em nome de Deus."
É difícil responder porque vivemos numa cultura política, histórica e religiosa muito diferente da de então. Se Jesus vivesse hoje, aderia à democracia, à monarquia, à esquerda ou à direita? No seu tempo, Jesus não aderiu a nenhum "partido", fossem eles dos fariseus, saduceus, zelotas, essénios e, até, de João Baptista. Aderiu apenas ao seu próprio partido, o do Reino de Deus, que, a julgar pelas parábolas, estava carregado de mistério interior e de misericórdia, onde podiam e deviam entrar aqueles e aquelas que o judaísmo oficial proibia: publicanos, samaritanos, mulheres de má vida, toda a variedade de doentes mentais e físicos. Neste "partido" só há portas para a inclusão e não para a exclusão.
Nos dias de hoje, não sei se Jesus aderiria ao partido socialista, ao social democrata, à esquerda ou à direita. Não sei o que é que diria ao Papa, ao Dalai Lama, aos protestantes, aos mórmones, aos testemunhas de Jeová, aos muçulmanos e hindus. Penso, no entanto, que denunciaria a guerra do Iraque e, muito mais, o terrorismo religioso islâmico em nome de Deus.
Seria alvo de hostilidade? Naturalmente que sim. Quem defende a política da inclusão contra a exclusão acaba por ser hostilizado porque os interesses humanos, desde os políticos, aos económicos e religiosos, passam, infelizmente, pela exclusão. Penso que Jesus teria uma "política" diferente da normal católica em relação aos divorciados e aos ministérios ordenados das mulheres.

Padre Vaz Pinto: "Luta contra uma mentalidade que sufoca a relação com Deus"
"Certamente Jesus Cristo denunciaria os poderes instalados, mas não no sentido de ser uma alternativa politica, caminho que claramente recusou. A Sua luta seria e é contra uma mentalidade, uma maneira de ver e de viver que então e agora sufoca a relação com Deus e a relação com o outro, o homem nosso irmão. " Vaz Pinto refere, também, que "o respeito pelo homem, sobretudo pelos mais necessitados, pobres, doentes e marginalizados, a proximidade e a atenção à pessoa, são marcas cristãs de sempre e estes valores quando vividos provocam uma profunda alteração social e económica."

Frei Bento Domingues: "Os gestos que nos colocam ao lado dos excluídos têm toda a probabilidade de serem reconhecidos por Cristo."
A repetida pergunta: "O que é que Jesus, hoje, denunciaria?" não é de resposta fácil. É perigoso que alguém se tome por Jesus Cristo para fazer as suas denúncias. Primeiro, importa identificar a proposta de Jesus e ver como é que ela poderia ser apresentada, hoje, pelas Igrejas ou por qualquer pessoa ou grupo. Segundo, abolir de vez a tentação de colocar na boca de Deus ou de Cristo o que são interpretações nossas. É tentador cobrir-se com a autoridade de Cristo para dizer o que julgamos certo. É um erro dogmatizar os pronunciamentos de Papas, Bispos, Padres, etc.. Hoje, tudo o que sai da boca do Papa é tomado como um dogma infalível. É um abuso. No século XX, só houve a proclamação de um dogma, isto é, um pronunciamento que envolve a fé da Igreja. O que deveria identificar os pronunciamentos e as atitudes dos cristãos - são eles a Igreja, a hierarquia é apenas uma hierarquia de serviços - seria o seguinte: os pronunciamentos, as atitudes, os gestos que nos colocam ao lado dos excluídos pelas religiões, pelas sociedades, pelas economias e pelas políticas, de cada país e de cada continente, têm toda a probabilidade de serem reconhecidos por Cristo. Basta ler o capítulo 25 de S. Mateus, 31-46 para saber onde nos podemos encontrar com Deus, com Jesus Cristo.

D. Januário Torgal Ferreira: "Denunciava as promessas não cumpridas"
"Com a sua mensagem, Jesus Cristo abalou os fundamentos da época, designadamente contra o judaísmo, do modo que era praticado. Hoje o catolicismo tem nas suas franjas, sectores fundamentalistas contra os quais Jesus Cristo se poderia insurgir. Por outro lado, denuciava o facto de, no interior da Igreja, não estarmos atentos para a justiça e a caridade, não olharmos para a doutrina social da igreja, onde está tudo. Além do mais, Jesus Cristo denunciaria o egoísmo e a insensibilidade social, a hipocrisia, as promessas não cumpridas, a exploração dos pobres e humildes, o irrealismo de tantas ilusões que não tocam a realidade."

Padre Feytor Pinto: "Os que seguem Jesus Cristo continuam a ser vitimizados"
"É frequente hoje, aqueles que seguem Jesus Cristo e aceitam a sua radicalidade, serem vitimizados e condenados arbitrariamente como aconteceu com Jesus Cristo. A recente Encíclica de Bento XVI cita três exemplos: a do mártir vietnamita Paulo-le-Bao-Thin que sofre os suplícios mais violentos, com ódio, agressões, calúnias, grilhões, cadeias de ferro, porque em pleno campo de concentração, pretende afirmar a sua fé em Jesus Cristo, único salvador (tribunal religioso); a do Cardeal Nguyen Van Thuam que durante 13 anos, na China, não cedeu aos critérios de uma sociedade que não respeitava os direitos humanos (o tribunal político); e até a da africana Josefina Bakhita do Darfur, Sudão, que, escrava, com os mais diversos "patrões", acabou por lutar pela liberdade até consegui-la com a afirmação da fé a exigir os valores do Evangelho, que não eram respeitados pelo povo (tribunal popular). A presença dos valores cristãos no mundo exigem denúncia e proposta, a denúncia do que está errado, a proposta dos 4 pilares da paz, a verdade, a justiça, a liberdade, o amor, sem o que não há uma sociedade nova. Cristo continua a interpelar a humanidade, com os seus poderes."

Padre Peter Stilwell: "Entender como irmãos todos os povos colide com os interesses de grandes e pequenos poderes económicos e financeiros"
É minha convicção que Jesus foi condenado porque houve quem compreendesse o alcance do seu desafio: era necessário alterar o modo como as autoridades de Jerusalém interpretavam a identidade e objectivo estratégico do seu povo. Jesus retoma uma visão herdada dos grandes profetas de Israel que entreviam Jerusalém e a resposta à Benevolência Inimaginável como lugares de reencontro fraterno entre todos os povos. Nos nossos tempos a proposta continua a ser problemática. Entender como "irmãos" todos os povos esbarra com interesses que não são só, nem principalmente, dos "poderes instalados". Colide com o nível de vida das populações, com as regras que se pretende estabelecer para os fluxos migratórios, com os interesses de grandes e pequenos poderes económicos e financeiros... Sobretudo, parte de um apelo à descoberta do Deus vivo cuja presença-ausência rompe com todos os projectos, esquemas e distinções de etnia e religião que o tempo e uma subtil entropia da alma humana se encarregam de tornar fronteiras da inimizade.
Fonte: Jornal O Semanário

Pensamento do dia: 21-12-2007

A fé em Deus não é apenas uma questão de dar razões para afirmar a sua existência… É sobretudo vida, capacidade de o escutar e confiar Nele.

Sunday, December 16

Pensamento do dia: 16-12-2007

A falta de amar é a grande imbecilidade, porque o amor é a perfeição da consciência.
R. Tagore

Friday, December 14

Missas do parto

Segundo o 'site' da Agência Eclesia, no Norte de Portugal, nos séculos XVIII e XIX, já se celebravam as "Novenas ao Menino Jesus", precisamente nas madrugadas dos dias 16 a 24 de Dezembro que incluíam Invitatório, invocação ao Espírito Santo, Ladainha de Nossa Senhora, Antífona, Jaculatórias ao Menino Jesus e meditação sobre o seu nascimento.Trata-se, portanto, de uma tradição que vem de longe, e nem o frio nem a chuva das manhãs de Inverno demovem os fiéis das novenas. À ida para a igreja bebe-se café quente com um 'cheirinho' ou um copito de aguardente com mel, para afastar o frio e o sono. Em algumas freguesias, bandas filarmónicas percorrem as ruas com as castanholas, os bombos, as 'cabrinhas' ou os acordeões, que acordam os mais dorminhocos. Estas novenas do Menino Jesus, certamente trazidas para a Madeira pelos primeiros colonizadores, deram origem às actuais 'Missas do Parto', celebradas antes do amanhecer e do nascer do Sol, para melhor vir ao de cima toda a espiritualidade das mesmas que honram a Virgem Maria, que vai dar à luz o Sol Divino a toda a humanidade.Cumpre-se assim uma das mais marcantes tradições da principal festa da tradição madeirense. Tanto que na Região o Natal é referido como sendo simplesmente a Festa, o que evidencia a relevância desta época do ano. Na Madeira, as festividades de Natal estão associadas às manifestações de regozijo pela chegada do ano novo.Tudo começa no início de Dezembro ou até antes com os preparativos para o Natal. As grandes limpezas nas casas e por vezes uma nova pintura são características desta quadra.

Friday, November 23

Janela para o mundo cibernético: Rádio Clube Português


Site do Rádio Clube Português: Emissão on line, Informação, Programação, Tema do dia, Destaques, Frequências, Apostas, Blog, Arquivo e Newsletter...

Tudo isto e muito mais em : http://radioclube.clix.pt/




Pensamento do dia: 23-11-2007

A esperança não está nos sonhos, mas nas acções.
Josse Alzin

Sunday, November 11

Pensamento do dia: 11-11-2007

A esperança é um empréstimo feito à felicidade.
Rivarol

Saturday, November 10

Cantinho do Silêncio: 32º Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo propõe-nos uma reflexão sobre os horizontes últimos do homem e garante-nos a vida que não acaba.
Na primeira leitura (2 Mac 7,1-2.9-14), temos o testemunho de sete irmãos que deram a vida pela sua fé, durante a perseguição movida contra os judeus por Antíoco IV Epifanes. Aquilo que motivou os sete irmãos mártires, que lhes deu força para enfrentar a tortura e a morte foi, precisamente, a certeza de que Deus reserva a vida eterna àqueles que, neste mundo, percorrem, com fidelidade, os seus caminhos.
No Evangelho (Lc 20,27-38), Jesus garante que a ressurreição é a realidade que nos espera. No entanto, não vale a pena estar a julgar e a imaginar essa realidade à luz das categorias que marcam a nossa existência finita e limitada neste mundo; a nossa existência de ressuscitados será uma existência plena, total, nova. A forma como isso acontecerá é um mistério; mas a ressurreição é uma certeza absoluta no horizonte do crente.
Na segunda leitura (2 Tes 2,16-3,5) temos um convite a manter o diálogo e a comunhão com Deus, enquanto esperamos que chegue a segunda vinda de Cristo e a vida nova que Deus nos reserva. Só com a oração será possível mantermo-nos fiéis ao Evangelho e ter a coragem de anunciar a todos os homens a Boa Nova da salvação.

Pensamento do dia: 10-11-2007

A dor de amar é talvez o melhor dos prazeres.
Gustavo Barroso

Sunday, November 4

Domingo XXXI do Tempo Comum

A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador.
Na primeira leitura um “sábio” de Israel explica a “moderação” com que Deus tratou os opressores egípcios. Essa moderação explica-se por uma lógica de amor: esse Deus omnipotente, que criou tudo, ama com amor de Pai cada ser que saiu das suas mãos – mesmo os opressores, mesmo os egípcios – porque todos são seus filhos.
O Evangelho apresenta a história de um homem pecador, marginalizado e desprezado pelos seus concidadãos, que se encontrou com Jesus e descobriu n’Ele o rosto do Deus que ama… Convidado a sentar-se à mesa do “Reino”, esse homem egoísta e mau deixou-se transformar pelo amor de Deus e tornou-se um homem generoso, capaz de partilhar os seus bens e de se comover com a sorte dos pobres.
A segunda leitura faz referência ao amor de Deus, pondo em relevo o seu papel na salvação do homem (é d’Ele que parte o chamamento inicial à salvação; Ele acompanha com amor a caminhada diária do homem; Ele dá-lhe, no final da caminhada, a vida plena)… Além disso, avisa os crentes para que não se deixem manipular por fantasias de fanáticos que aparecem, por vezes, a perturbar o caminho normal do cristão.

Pensamento do dia: 04-11-2007

A dor da rejeição torna mais ardente o amor.
Beaumarchais

Tuesday, October 30

Pensamento do dia: 30-10-2007

A criança que vive com o amor, aprende a amar.
Ronald Russel

Thursday, October 25

Ponta de São Lourenço

Com cerca de nove quilómetros de extensão, a Ponta de São Lourenço, que inclui o ilhéu da Cevada e o ilhéu da Ponta de S. Lourenço, é a península mais oriental da Ilha da Madeira. Esta área foi em 1982 declarada Reserva Natural, com o objectivo de preservar a sua fauna, flora e herança geológica. A vegetação da Ponta de São Lourenço é especial e única dentro da Macaronésia, não por estar ainda inalterada, mas devido à presença de grupos importantes que estão virtualmente confinados a esta área. Para além da vegetação, esta reserva é o 'lar' de muitas espécies de aves e até de alguns lobos-marinhos, que são vistos ocasionalmente.
Fonte: DN Madeira

Tuesday, October 23

Pensamento do dia: 23-10-2007

A criação da obra é a criação dum mundo.
Kandinsky

Monday, October 22

Canhota

Inhame e também pepinela (branca e verde)

Pensamento do dia: 22-10-2007

A cor, que tem exactamente a mesma vibração que a música, é capaz de alcançar o que é absoluto, e, consequentemente, o que é mais vago na Natureza: a sua força interior.
Gauguin

Thursday, October 18

Pensamento do dia: 18-10-2007

A confiança em si mesmo é o primeiro passo para o êxito.

Saturday, October 13

Cantinho do Silêncio: 28º Domingo do Tempo Comum - Ano C

A liturgia deste domingo mostra-nos, com exemplos concretos, como Deus tem um projecto de salvação para oferecer a todos os homens, sem excepção; reconhecer o dom de Deus, acolhê-lo com amor e gratidão, é a condição para vencer a alienação, o sofrimento, o afastamento de Deus e dos irmãos e chegar à vida plena.
A primeira leitura (2 Reis 5,14-17) apresenta-nos a história de um leproso (o sírio Naamã). O episódio revela que só Jahwéh oferece ao homem a vida e a salvação, sem limites nem excepções; ao homem resta acolher o dom de Deus, reconhecê-l’O como o único salvador e manifestar-Lhe gratidão.
O Evangelho (Lc 17,11-19) apresenta-nos um grupo de leprosos que se encontram com Jesus e que através de Jesus descobrem a misericórdia e o amor de Deus. Eles representam toda a humanidade, envolvida pela miséria e pelo sofrimento, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor, a sua salvação. Também aqui se chama a atenção para a resposta do homem ao dom de Deus: todos os que experimentam a salvação que Deus oferece devem reconhecer o dom, acolhê-lo e manifestar a Deus a sua gratidão.
A segunda leitura (2 Tim 2,8-13) define a existência cristã como identificação com Cristo. Quem acolhe o dom de Deus torna-se discípulo: identifica-se com Cristo, vive no amor e na entrega aos irmãos e chega à vida nova da ressurreição.
Dehonianos

Pensamento do dia: 13-10-2007

A coisa mais indispensável ao homem é saber o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.
Duarte Martins

Thursday, October 11

Pensamento do dia: 11-10-2007

A arte é um jogo, o jogo do espírito. O jogo maior do homem.
J. Dubuffet

Tuesday, October 9

Pensamento do dia: 09-10-2007

A arte é uma explicação havida entre o homem e o mundo, uma operação espiritual tão necessária como a reacção religiosa ou a reacção científica.
Ortega y Gasset

Sunday, October 7

Currículo de Ronaldo aos... 22 anos

Equipa do ano UEFA (2004)
Vice-Campeão Europeu em 2004
Jogador Jovem do ano FIFPro(2005)
4.º Lugar no FIFA WORLD CUP 2006 por Portugal (2006)
2.º lugar na eleição do melhor jogador jovem do mundial de 2006
Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2006)
Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2007)
Melhor Jogador da Liga Inglesa (2007)
Melhor Jogador da Liga Inglesa segundo jornalistas britânicos (2007)
Campeão Inglês em 2006/2007
Incluído no onze ideal da FIFPro (2007)

Friday, October 5

Janela para o mundo cibernético: Primeira Liga

Forum desportivo que dá enorme relevo ao Futebol mas também a outras coisas da vida. Vem lá debater assuntos e pontos de vista.

Pensamento do dia: 05-10-2007

A arte deve nascer do material e do utensílio e deve guardar o traço do utensílio e da luta do utensílio com o material. Não é só o homem que deve falar. O utensílio e o material também.
J. Dubuffet

Saturday, September 29

Pensamento do dia: 29-09-2007

A arte é, por essência, novidade.

J. Dubufett

Thursday, September 27

Pensamento do dia: 27-09-2007

A arte é a expressão, lentamente conquistada, do sentimento fundamental do artista diante do universo.
Malraux

Wednesday, September 26

Pensamento do dia: 26-09-2007

A arte é, por essência, novidade.
J. Dubufett

Saturday, September 8

Pensamento do dia: 08-09-2007

A arte é eternamente livre.
Kandinsky

Thursday, September 6

Forte de São Brás

Construção iniciada em 1552, numa saliência que domina o litoral, para defesa contra os corsários. Típica fortaleza renascentista, sofreu alterações e acrescentos no séc. XIX.

Ignorância Bíblica

Qualquer ateu ou agnóstico, para reforçar argumentos, vai à Bíblia buscar passagens, há ali para todos os gostos, e, sem mais, mal contada, fora do contexto e de interpretação duvidosa, mas sempre dá um certo ar de cultura e seriedade à discussão sobre homossexualidade, aborto, pena de morte, ou qualquer outro tema.E depois são os mesmos que tratam a Igreja Católica como “seitazeca” de obscurantistas e atrasados mentais.Um pouco sobre estas questões, fez o director do Departamento de Religião da Universidade de Bóston nos EUA., um interessante estudo, concluindo, entre outras coisas, que a ignorância bíblica e religiosa tem consequências graves, na sociedade e na política.Mais de noventa por cento dos legisladores federais norte-americanos, são cristãos e com discursos impregnados de referências bíblicas, que não conhecem nem nunca leram.Num teste a universitários, responderam alguns que Moisés ficou cego no caminho de Damasco e foi Paulo quem conduziu os israelitas na saída do Egipto. Outro trabalho mais alargado mostra que, dos norte-americanos, só um de três, sabe o nome dos quatro Evangelistas, e um de cada dez, pensa que Joana d’Arc era a mulher de Noé.Que se faça este estudo, cá entre nós, e veremos o lindo resultado!Aí está toda uma geração, e não só a americana, incapaz de na prática, compreender as cerca de mil e quinhentas referências bíblicas, que aparecem nos textos de Shakespeare, Linkoln ou LutherKing, e entre nós, não digamos nada sobre Gil Vicente, Padre António Vieira, Camões, Agostinho da Silva, Miguel Torga, e até o Evangelho de Saramago!Sem um mínimo de conhecimento bíblico e de Religião, não se pode compreender plenamente, a história do Ocidente, da Europa, de Portugal e do Mundo.Como solução a este problema cultural e cívico, não apenas religioso, seria no mínimo, o estudo nas Escolas e Universidades, das grandes figuras e passagens bíblicas, que estão na base e dão sentido a muitos acontecimentos da História e da Literatura universal.A Bíblia tem suficiente importância, para merecer um curso próprio, e seria ridículo pô-La ao nível de qualquer seita, “Nova Era” ou “Cienciologia”, como alguns pretendem.A história de Portugal, não se entende plenamente sem Sés Catedrais e Milagre de Ourique, monges de Cister e Templários, conventos e mosteiros, Ordem de Avis e Beato Nuno, Misericórdias e Fátima, acontecimentos e factos que a maioria dos portugueses ignora a sua história, o como e o porquê.Em relação à Bíblia e ao Cristianismo, o Ocidente, a Europa e Portugal, estão na figura do menino rico e amimalhado que, por birra e capricho tonto, quer renunciar aos progenitores e à riqueza, amuo que vai passar com a idade, como já há sinais, mesmo frente ao neo-paganismo organizado e militante!
Acácio Marques in Jornal da Madeira 06/09/2007

Pensamento do dia: 06-09-2007

A arte é metafísica.
Franz Marc

Tuesday, September 4

Pensamento do dia: 04-09-2007

A arte é uma harmonia paralela à natureza.
Cézanne

Nem para ver o Manchester!

Cem euros para uma família, com pai mãe e dois filhos, ir ver um Nacional-Benfica (podia ser qualquer outra combinação dos 16 clubes da Liga), não é um roubo, é uma anedota. Pior, é um insulto. Este espaço não é o mais indicado para falar de desporto, mas o caso ultrapassa as fronteiras do pontapé na bola, principalmente porque o futebol é um negócio que há muito deixou a dimensão meramente desportiva.Independentemente dos amores clubísticos - também não pagava para ver um Marítimo - FC Porto ... -, qualquer cidadão, no uso normal das suas capacidades mentais, percebe que está a ser gozado quando se aproxima de uma bilheteira e alguém lhe pede os tais 20 contos para levar os miúdos e a mulher à bola. Principalmente quando um dos rebentos tem dois anos e o outro acabou de entrar para a escola. O dinheiro dá para muitos cadernos, livros e até roupa. Podiam jantar todos e ainda sobrava dinheiro. Com um cenário destes em todos os jogos do país, não seria difícil diagnosticar a razão pela qual os estádios estão, salvo as excepções dos 'grandes', estão literalmente às moscas. Mas parece que não é fácil, porque os 'doutores da bola' inventam as mais variadas razões para fugir ao óbvio: a televisão rouba gente, há muitos estrangeiros, o tempo não ajuda, marcam-se poucos golos em Portugal (mentira). Tudo errado. A razão de não haver ninguém a assistir aos jogos é simples: os bilhetes são muito caros para um simples jogo de futebol e para a bolsa dos portugueses. Mas há mais, aquele pai de família, se fizer bem as contas, com menos de metade da despesa, paga a Sporttv e pode ver jogos até fartar e outras modalidades onde, imagine-se, até temos campeões do mundo e medalhas.
Jorge Freitas Sousa - DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA

Monday, September 3

Carrolaço

É um vocábulo utilizado na Madeira e que significa "pancada com a mão no carrolo ou na cabeça".

Pensamento do dia: 03-09-2007

A arte há-de libertar-se dos fins e da vontade humana.
Franz Marc

Sunday, September 2

Galinheiro das Zebras


Pensamento do dia: 02-09-2007

A arte é um antidestino.
Malraux

Saturday, September 1

Cantinho do Silêncio: 22º Domingo do Tempo Comum - Ano C

A liturgia deste domingo propõe-nos uma reflexão sobre alguns valores que acompanham o desafio do “Reino”: a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado.
O Evangelho (Lc 14,1.7-14) coloca-nos no ambiente de um banquete em casa de um fariseu. O enquadramento é o pretexto para Jesus falar do “banquete do Reino”. A todos os que quiserem participar desse “banquete”, Ele recomenda a humildade; ao mesmo tempo, denuncia a atitude daqueles que conduzem as suas vidas numa lógica de ambição, de luta pelo poder e pelo reconhecimento, de superioridade em relação aos outros… Jesus sugere, também, que para o “banquete do Reino” todos os homens são convidados; e que a gratuidade e o amor desinteressado devem caracterizar as relações estabelecidas entre todos os participantes do “banquete”.
Na primeira leitura (Sir 3,19-21.30-31), um sábio dos inícios do séc. II a.C. aconselha a humildade como caminho para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz. É a reiteração da mensagem fundamental que a Palavra de Deus hoje nos apresenta.
A segunda leitura (Heb 12,18-19.22-24a) convida os crentes instalados numa fé cómoda e sem grandes exigências, a redescobrir a novidade e a exigência do cristianismo; insiste em que o encontro com Deus é uma experiência de comunhão, de proximidade, de amor de intimidade, que dá sentido à caminhada do cristão. Aparentemente, esta questão não tem muito a ver com o tema principal da liturgia deste domingo; no entanto, podemos ligar a reflexão desta leitura com o tema central da liturgia de hoje – a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado – através do tema da exigência: a vida cristã – essa vida que brota do encontro com o amor de Deus – é uma vida que exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais avultam a humildade, a simplicidade, o amor que se faz dom.

Friday, August 31

Janela para o mundo cibernético: Porque posso

Um blog criado para proporcionar humor em doses industriais. Visite e descontraia-se.

Pensamento do dia: 31-08-2007

A arte não dá o visível; torna visível.
Klee

Thursday, August 30

Canica

Corgo; cana; milho

Pensamento do dia: 30-08-2007

A amizade é sempre amizade, não importa situação.
Cícero

Wednesday, August 29

Medalhas portuguesas em Campeonatos Mundiais de Atletismo

Ouro
Rosa Mota 1987 maratona
Manuela Machado 1995 maratona
Fernanda Ribeiro 1995 10.000 mts
Carla Sacramento 1997 1.500 mts
Nelson Évora 2007 triplo salto

Prata
Domingos Castro 1987 5000 mts
Manuela Machado 1993 maratona
Fernanda Ribeiro 1995 5000 mts
Fernanda Ribeiro 1997 10000 mts
Manuela Machado 1997 maratona

Bronze
Carla Sacramento 1995 1.500 mts
Fernanda Ribeiro 1997 5.000 mts
Carlos Calado 2001 comprimento
Rui Silva 2005 1.500 mts
Susana Feitor 2005 20 km marcha

Pensamento do dia: 29-08-2007

A amizade enriquece o amor em vez de o ameaçar.
Ignace Lepp

Tuesday, August 28

Pensamento do dia: 28-08-2007

A amizade entre os maus não é amizade.
B. Castiglione

Puerta não resistiu: jogador do Sevilha faleceu hoje

O futebolista do Sevilha, Antonio Puerta, faleceu hoje no hospital onde foi internado sábado, depois de ter sofrido várias paragens cardíacas durante o jogo com o Getafe para a Liga espanhola.
Fontes hospitalares confirmaram a morte de Puerta, poucas horas depois de os médicos terem feito uma comunicação à imprensa em que davam conta do agravamento do estado de saúde do jogador sevilhano.
Fonte: A Bola

Parabéns Nélson Évora


Nome: NELSON ÉVORA
Local de nascimento: Costa do Marfim.
Data de nascimento: 20 de Abril de 1984 (23 anos).
Nacionalidade: cabo-verdiano de nascimento, naturalizado português em 27 de Maio de 2002.

Clubes: Odivelas (até 1995), Benfica (1996 a 2001), FC Porto (2002 e 2003), Benfica (desde 2004).
Treinador: João Ganço.

Palmarés principal
• Campeão mundial em Osaca2007
• Quarto no Europeu de Gotemburgo2006 (sexto no comprimento).
• Quinto no Mundial de pista coberta Moscovo2006
• Presenças nos Jogos Olímpicos de 2004, no Mundial de 2005 e no Mundial de pista coberta de 2004
• Campeão europeu de juniores em 2003 (comprimento e triplo)
• Medalha de bronze no Europeu de sub-23 em 2005 (triplo)
• Vencedor das Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia - juvenis em 2001 (triplo)
• Sexto no Mundial de Juniores em 2002 (triplo)

Recordes nacionais
• Absoluto e pista coberta: 17,74 (2007).
• Sub-23: 8,08 e 17,19 em pista coberta (2006).
• Juniores: 7,83 e 16,43 ao ar livre (2003).

Monday, August 27

Liga Bwin 2007-08: 2ª jornada

2.ª JORNADA
Benfica-V. Guimarães, 0-0
Belenenses-Sp. Braga, 0-2(César Peixoto 24' gp, Vandinho 57')
E. Amadora-Naval, 3-1(Cardoso 42', Wagnão 52', Mateus 55'; Marcelinho 29')
P. Ferreira-Leixões, 1-1(Edson 50'; Marco Cadete 75')
Académica-U. Leiria, 1-1(Joeano 62' gp; João Paulo 47')
Boavista-Marítimo, 0-2(Kanu 3', 20')
FC Porto-Sporting, 1-0(Raul Meireles 53')
V. Setúbal-Nacional, 1-1(Paulinho 20'; Lipatin 8')
1.ª JORNADA
Sporting-Académica, 4-1(Derlei 26', Liedson 44', Tonel 68', João Moutinho 88' gp; Gyanó 82')
Nacional-E. Amadora, 0-0
Marítimo-P. Ferreira, 3-1 (Makukula 14' e 40', Ediglê 24'; Dedé 49')
Sp. Braga-FC Porto, 1-2(João Pinto 48'; Quaresma 33', 82')
Leixões-Benfica, 1-1(Nwoko 90'+4; Petit 89')
V. Guimarães.V. Setúbal, 1-1(Fajardo 5'; Matheus 25')
U. Leiria-Boavista, 0-0
Naval-Belenenses, 1-1(Paulão 89'; Fernando 79')

Caniçaleiro

Habitante da freguesia do Caniçal

Pensamento do dia: 27-08-2007

A amizade perfeita só pode existir entre os bons.
Aristóteles

Saturday, August 25

Pensamento do dia: 25-08-2007

A arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade.
Picasso

Liga Portuguesa: Programa da 3.ª jornada:

Sexta-feira (31 Agosto):
Leixões-Vitória de Guimarães, 21:30

Sábado (01 Setembro):
Sp. de Braga-E. Amadora, 18:45 (SportTV)
P. Ferreira-Boavista, 20:45 (SporttTV)
Domingo (02 Setembro):
Marítimo - Académica, 16:00
Naval 1ª Maio - Vitória de Setúbal, 16:00
Sporting - Belenenses, 19:45 (TVI)
Nacional - Benfica, 21:15 (SportTV)
União de Leiria - FC Porto, 21:30

Friday, August 24

Cartola

Chapéu alto

Pensamento do dia: 24-08-2007

A arte não é sonho mas possessão de sonhos.
Malraux

LIGA PORTUGUESA: Programa da 2.ª jornada

Amanhã, 25 Agosto:
Benfica - Vitória de Guimarães, 19:15 (TVI).
Belenenses - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV).

Domingo, 26 Agosto:
Académica - União de Leiria, 16:00.
Paços de Ferreira - Leixões, 16:00.
Estrela da Amadora - Naval 1.º de Maio, 16:00.
Boavista - Marítimo, 18:00 (SportTV).
FC Porto - Sporting, 20:45 (SportTV).

Segunda-feira, 27 Agosto:
Vitória Setúbal - Nacional, 19:45 (SportTV)

Wednesday, August 22

Carcanhola

Dinheiro

Pensamento do dia: 22-08-2007

A arte não é, a meus olhos, uma satisfação solitária. É o meio de emocionar o maior número de homens, oferecendo-lhes uma imagem privilegiada dos sofrimentos e das alegrias comuns.
A. Camus

Tuesday, August 14

Pensamento do dia: 14-08-2007

A arte deve determinar a equivalência de forma e espaço.
P. Mondrian

Monday, August 13

Taça da Liga: 2ª eliminatória

Caniceiro

Habitante da freguesia do Caniço

Pensamento do dia: 13-08-2007

A amizade é mais trágica do que o amor, dura mais tempo.
Óscar Wilde

Sunday, August 12

Cantinho do Silêncio: 19º Domingo do Tempo Comum Ano C

A Palavra de Deus que a liturgia de hoje nos propõe convida-nos à vigilância: o verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, numa existência de comodismo e resignação, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino”.
A primeira leitura (Sab 18,6-9) apresenta-nos as palavras de um “sábio” anónimo, para quem só a atenção aos valores de Deus gera vida e felicidade. A comunidade israelita – confrontada com um mundo pagão e imoral, que questiona os valores sobre os quais se constrói a comunidade do Povo de Deus – deve, portanto, ser uma comunidade “vigilante”, que consegue discernir entre os valores efémeros e os valores duradouros.
A segunda leitura (Heb 11,1-2.8-19) apresenta Abraão e Sara, modelos de fé para os crentes de todas as épocas. Atentos aos apelos de Deus, empenhados em responder aos seus desafios, conseguiram descobrir os bens futuros nas limitações e na caducidade da vida presente. É essa atitude que o autor da Carta aos Hebreus recomenda aos crentes, em geral.
O Evangelho (Lc 12,32-48) apresenta uma catequese sobre a vigilância. Propõe aos discípulos de todas as épocas uma atitude de espera serena e atenta do Senhor, que vem ao nosso encontro para nos libertar e para nos inserir numa dinâmica de comunhão com Deus. O verdadeiro discípulo é aquele que está sempre preparado para acolher os dons de Deus, para responder aos seus apelos e para se empenhar na construção do “Reino”.

Pensamento do dia: 12-08-2007

A amizade é o amor sem asas.
Lord Byron

Saturday, August 11

Pensamento do dia: 11-08-2007

A amizade é mais difícil que o amor. Já ouviu falar de amizade à primeira vista?
Robert Temen

Friday, August 10

Janela para o mundo cibernético: Best Rock

Rádio rock d Lisboa e Porto. O site é o seguinte: http://bestrock.clix.pt

Pensamento do dia: 10-08-2007

A amizade é como uma flor: quando se rega, cresce, vive e fortifica-se; quando não se liga, acaba por murchar.
Anónimo

Thursday, August 9

Canhanho

Canhoto; ambidextro

Pensamento do dia: 09-08-2007

A amizade é como os títulos honoríficos; quanto mais velha, mais preciosa.
W. Goethe

Monday, August 6

Cangueira

Cãibra

Pensamento do dia: 06-08-2007

A amizade é como a sombra na tarde, cresce até com o ocaso da vida.
La Fontaine

Patriarca Teoctist II (1915 - 2007): A vida plena repousa em Deus

Figura de relevo no diálogo cristão das últimas décadas, o Patriarca Teoctist II foi "um líder eclesial distinto e altamente considerado", lembrou Bento XVI a propósito da sua morte na segunda-feira passada. Em comunhão com João Paulo II, o Patriarca Ortodoxo de Bucareste “escreveu uma nova página na história das nossas comunidades, superando um passado difícil”, disse o actual Papa. O encontro histórico entre as Igrejas Católica e Ortodoxa Romena deu-se em 1999, aquando da visita de João Paulo II a Bucareste. O PatriarcaTeoctist II expressou então o seu apreço “pelo grande e constante esforço do Santo Padre, dentro e fora da Igreja Católica, ao tentar promover a unidade cristã no mundo de hoje”. Pela primeira vez foram dados passos concretos e a aproximação entre as duas Igrejas cristãs constituiu um marco, depois do grande cisma de 1054. O líder espiritual dos romenos ficou também ligado à reedição da Bíblia de Bucareste e ao projetco da construção da nova “Catedral da Nação”.A sua morte, aos 92 anos de idade, foi sentida por todo o país, desde os governantes ao povo simples e anónimo; enquanto que a sua “obra de reconstrução da unidade cristã, de reaproximação das Igrejas, em plena comunhão fraterna”, continua a ser referência inesquecível. Teoctist, cujo nome de baptismo era Toader Arapasu, nasceu no seio de uma família pobre e numerosa, na Moldávia. Ainda jovem, aos 13 anos, manifestou vocação pela vida monástica, tendo professado no Mosteiro de Bistrita Neamt.Após estudos de Teologia, Letras e Filosofia em Bucareste, Toader Arapasu ascendeu a todos os graus da hierarquia eclesiástica, desde sacerdote a bispo vigário do Patriarcado, arcebispo de Iasi, metropolita da Moldávia e Suceava, e, finalmente, líder espiritual da Igreja Ortodoxa na Roménia.O Papa Bento XVI sublinha que o falecido Patriarca romeno foi “um líder eclesial distinto e altamente considerado”; basta lembrar as relações que manteve com o Vaticano, em particular as visitas efectuadas pelo papa João Paulo II em 1999 (Bucareste), e por Teoctist II em 2002 (Roma), respectivamente. Momentos especiais, “um dom da graça divina”, considera Bento XVI..No seu funeral, celebrado sexta-feira, a Santa Sé fez-se representar por uma delegação encabeçada pelo cardeal Walter Kasper, actual presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Fonte: Jornal da Madeira

Sunday, August 5

Cantinho do Silêncio: 18º Domingo do Tempo Comum Ano C

A liturgia deste domingo questiona-nos acerca da atitude que assumimos face aos bens deste mundo. Sugere que eles não podem ser os deuses que dirigem a nossa vida; e convida-nos a descobrir e a amar esses outros bens que dão verdadeiro sentido à nossa existência e que nos garantem a vida em plenitude.
No Evangelho (Lc 12,13-21), através da “parábola do rico insensato”, Jesus denuncia a falência de uma vida voltada apenas para os bens materiais: o homem que assim procede é um “louco”, que esqueceu aquilo que, verdadeiramente, dá sentido à existência.
Na primeira leitura (Co (Ecle) 1,2; 2,21-23), temos uma reflexão do “qohélet” sobre o sem sentido de uma vida voltada para o acumular bens… Embora a reflexão do “qohélet” não vá mais além, ela constitui um patamar para partirmos à descoberta de Deus e dos seus valores e para encontramos aí o sentido último da nossa existência.
A segunda leitura (Col 3,1-5.9-11) convida-nos à identificação com Cristo: isso significa deixarmos os “deuses” que nos escravizam e renascermos continuamente, até que em nós se manifeste o Homem Novo, que é “imagem de Deus”.

Friday, August 3

Liga Bwin: Programa da 1ª jornada

sexta-feira, dia 17
Sporting-Académica, 20.30
sábado, 18
Marítimo-Paços de Ferreira, 16.00
Nacional-Amadora, 16.00
Braga-F.C. Porto-19.00
domingo, 19
Guimarães-Setúbal, 18.45
segunda-feira, 20
Naval-Belenenses, 19.45
terça-feira, 21
Leiria-Boavista, 19.45

Thursday, August 2

Casa das Furnas

Cangalho

Pessoa alta; objecto desproporcionado

Pensamento do dia: 02-08-2007

A amizade é a maior e a mais nobre necessidade da natureza.
W. Goethe

Wednesday, August 1

Pensamento do dia: 01-08-2007

A amizade é a flor que encanta, suavidade, perfuma e enche a vida de colorido.
Adriana

Tuesday, July 31

Pensamento do dia: 31-07-2007

A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.
Francis Bacon

Janela para o mundo cibernético: Mega FM

A MEGA FM, cuja primeira emissão se realizou em 7 de Setembro de 1998, na região da Grande Lisboa, é uma rádio eminentemente musical, feita por jovens e dirigida aos jovens, entre os 15 e os 25 anos, sendo a preferida pelos estudantes desta região. Neste momento, a MEGA FM já emite também no Porto, Sintra, Aveiro e em Coimbra. O site é http://www.mega.fm/homepage.asp

Monday, July 30

A casa mais bonita das Furnas






Cangalheiro

Condutor de cangalha

Pensamento do dia: 30-07-2007

A amizade dos outros conquista-se prodigalizando a nossa.

Saturday, July 28

Pensamento do dia: 28-07-2007

A amizade contraria a matemática, dividida por dois aumenta de tamanho.
Carina

Cantinho do Silêncio: 17º Domingo do Tempo Comum - Ano C

O tema fundamental que a liturgia nos convida a reflectir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão e de Jesus, a Palavra de Deus mostra-nos a importância da oração e ensina-nos a atitude que os crentes devem assumir no seu diálogo com Deus.A primeira leitura sugere que a verdadeira oração é um diálogo “face a face”, no qual o homem – com humildade, reverência, respeito, mas também com ousadia e confiança – apresenta a Deus as suas inquietações, as suas dúvidas, os seus anseios e tenta perceber os projectos de Deus para o mundo e para os homens.O Evangelho senta-nos no banco da “escola de oração” de Jesus. Ensina que a oração do crente deve ser um diálogo confiante de uma criança com o seu “papá”. Com Jesus, o crente é convidado a descobrir em Deus “o Pai” e a dialogar frequentemente com Ele acerca desse mundo novo que o Pai/Deus quer oferecer aos homens.A segunda leitura, sem aludir directamente ao tema da oração, convida a fazer de Cristo a referência fundamental (neste contexto de reflexão sobre a oração, podemos dizer que Cristo tem de ser a referência e o modelo do crente que reza: quer na frequência com que se dirige ao Pai, quer na forma como dialoga com o Pai).
in Dehonianos

Friday, July 27

Janela para o mundo cibernético: Rali Vinho Madeira 2007

80 equipas confirmadas numa edição de 'luxo'. Um piloto FIA A e oito FIA B dão garantias de um bom espectáculo nas 'especiais' madeirense, entre 2 e 4 de Agosto Primeiro 'cheiro a borracha' será na quarta-feira, dia 1, entre as 12 e as 16 horas, quando for realizado o 'shakedown'. Apesar da desistência de ultima hora do polaco Michal Solowow, devido a problemas com o embarque da sua viatura, foi com satisfação que Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira, apresentou a lista de inscritos definitiva. A 48.ª edição do Rali Vinho Madeira - a melhor prova do Campeonato da Europa de Ralis durante largos anos e agora também uma das melhores provas do IRC - apresenta uma lista de 'luxo', que nenhuma outra organização, quer de provas do Campeonato da Euopa de Ralis, quer do Intercontinental Rally Challenge (IRC) conseguiu arranjar. "Se tivermos em conta que estarão na Região o melhores e mais promissores pilotos do Europeu (ERC) e do Intercontinental Rally Challenge (IRC), certa será uma competição de altíssimo nível", destaca o 'site' oficial da prova - www.ralivm.com. Os oito primeiros classificados do Campeonato da Europa de Ralis, cuja classificação é liderada pelo búlgaro Dimitar Iliev, e também os três melhores do IRC, que é comandado pelo italiano Andrea Navarra, são garantia de um bom espectáculo nas estradas madeirenses , entre os próximos dias 2 e 4 de Agosto.

Pensamento do dia: 27-07-2007

A amizade apenas encontra a sua plena irradiação na maturidade da idade e do espírito.
Cícero

Thursday, July 26

Pensamento do dia: 26-07-2007

A alegria é o perfume de Deus sentido na alma.
E. Hello

Cangalheira

Objectos arrumados sem ordem

Wednesday, July 25

Igreja antiga das Furnas

Esta Igreja estava abandonada há cerca de 2 anos.
Neste momento não sei como está.
Se alguem souber de alguma coisa.... comment

Pensamento do dia: 25-07-2007

A alegria é a flor que cresce no campo do amor.
Cardeal Saliége

Tuesday, July 24

Pensamento do dia: 24-07-2007

Gastamos muito mais tempo falando dos nossos inimigos do que elogiando nossos amigos.
M. Lenoir

Sunday, July 22

Pensamento do dia: 22-07-2007

A felicidade no espírito dá força e intensidade em toda a nossa vida, tem o dom de propagar-se aos que amamos e iluminar quem caminha ao nosso lado.
B. Sokoloff

Friday, July 20

Pensamento do dia: 20-07-2007

A ausência é para o amor o que o vento é para o fogo: apaga o pequeno e dá vida ao forte.
Johan

Thursday, July 19

Pensamento do dia: 19-07-2007

Encontrarás amizade verdadeira, se fores capaz de oferecê-la a alguém... e construí-la juntos.
Clar

Monday, July 16

Janela para o mundo cibernético: Fórum do Marítimo

É com muito prazer que damos as boas vindas a todos os membros deste fórum. A equipa do CSMaritimo-Online informa que este fórum não é oficial, não tendo por isso qualquer ligação a não ser o fervor clubístico com o Clube Sport Marítimo. Este é um projecto levado a bom porto por três sócios e antigos membros do já extinto fórum original. É um projecto que envolve algum investimento, mas que traz a garantia de estabilidade e segurança. Esperamos que o nosso esforço tenha o condão de unir a família verde rubra em torno do nosso clube, e contamos com a vossa colaboração para melhorarmos o nosso ponto de encontro diário.
Saudações Verde Rubras.
A equipa CSMaritimo-Online.

Pensamento do dia: 16-07-2007

A arte reside na natureza; quem a puder extrair, possui-a.
Dürer

Sunday, July 15

Pensamento do dia: 15-07-2007

A arte procede do cérebro e não do coração. Quando o vosso tema vos domina, sois seu escravo e não seu senhor.
Balzac

Saturday, July 14

Fazer o catatau

Repetir com insistência ofensiva certos actos

Pensamento do dia: 14-07-2007

A arte pela arte pode ser bela, mas a arte pelo progresso é mais bela ainda.
Vítor Hugo

Cantinho do Silêncio: 15º Domingo do Tempo Comum - Ano C

A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos – que encontramos a vida em plenitude.O Evangelho sugere que essa vida plena não está no cumprimento de determinados ritos, mas no amor (a Deus e aos irmãos). Como exemplo, apresenta-se a figura de um samaritano – um herege, um infiel, segundo os padrões judaicos, mas que é capaz de deixar tudo para estender a mão a um irmão caído na berma da estrada. “Vai e faz o mesmo” – diz Jesus a cada um dos que o querem seguir no caminho da vida plena.A primeira leitura reflecte, sobretudo, sobre a questão do amor a Deus. Convida os crentes a fazer de Deus o centro da sua vida e a amá-lo de todo o coração. Como? Escutando a sua voz no íntimo do coração e percorrendo o caminho dos seus mandamentos.Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos um hino que propõe Cristo como a referência fundamental, como o centro à volta do qual se constrói a história e a vida de cada crente. O texto foge, um tanto, à temática geral das outras duas leituras; no entanto, a catequese sobre a centralidade de Cristo leva-nos a pensar na importância do que Ele nos diz no Evangelho de hoje. Se Cristo é o centro a partir do qual tudo se constrói, convém escutá-l’O atentamente e fazer do amor a Deus e aos outros uma exigência fundamental da nossa caminhada.

Friday, July 13

Caldeiras das Furnas

A localidade deve o seu nome às furnas que surgiram devido à erupção vulcânica no século XVII. No século XIX, já era um popular destino turístico para o termalismo. As termas apresentam 22 diferentes águas minerais e uma piscina de água ferrosa.As Furnas tem uma regular actividade vulcânica, particularmente no local das caldeiras, onde os visitantes podem observar os géiseres e as fumarolas que fornecem a lama terapêutica e a água mineral utilizada para o termalismo no tratamento de doenças como o reumatismo, a bronquite, doenças de pele e outras, devido às suas propriedades terapêuticas. Aí existe uma série de bicas vertendo águas minerais de diversos sabores e temperatura, o que faz das Furnas uma das mais ricas regiões hidrológicas da Europa.. As caldeiras de Pêro Botelho são das maiores.A riqueza do solo faz o concelho de Povoação prosperar em termos de agricultura; de facto, é chamado "o celeiro da ilha" pela sua produção de cereais, batata e chicória.Quanto à gastronomia, a escolha é variada, mas o destaque vai naturalmente para o famoso "cozido das Furnas": o solo vulcânico aquece de tal maneira que os habitantes locais enterram enormes panelões na terra, onde o saboroso cozido de carnes e legumes permanece cerca de cinco horas a apurar.

Novidades da Danyrolandia

Este blog, como já sabem, é o lugar onde procuro partilhar as minhas reflexões, os meus hobbies, as minhas colecções de ditos e de fotos. Vou procurar actualizar sempre que possível...
A Danyrolândia prepara-se para vos oferecer umas novidades...
Visitem-nos...

Pensamento do dia: 13-07-2007

A vida não é uma das distracções; a distracção é que é uma parte da vida e não a mais importante, embora necessária.
J. de Courberive

Thursday, July 12

Catamolho

Grosseiro e mal ajeitado; disforme

Pensamento do dia: 12-07-2007

A arte não tem passado nem futuro.
Picasso

Tuesday, July 10

Pensamento do dia: 10-07-2007

A arte não provém, nunca, só da cabeça.
Kandinsky

Janela para o mundo cibernético: Bis Bis

É o blog da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal
Primeira associação madeirense reconhecida como Organização Não Governamental para o Ambiente de Âmbito local - O.N.G.A. nº 188 Instituição de Utilidade Pública
O endereço é o seguinte: http://bisbis.blogspot.com/

Cogumelos são 'estrelas' no átrio da CMF


Mais ou menos raras, são 80 as espécies fotografadas e expostas até ao dia 23
Emanuel Rocha descobriu "a paixão pelos cogumelos" há seis anos, durante um passeio a pé.
Raras ou mais comuns, comestíveis ou não: são 80 as espécies de cogumelos cuja diversidade de cores e de formatos está reproduzida na exposição patente ao público até ao próximo dia 23, no átrio da Câmara Municipal do Funchal (CMF).O trabalho da autoria de Emanuel Rocha pretende dar a conhecer a variedade de espécies existentes na Madeira. Foi durante um passeio a pé que o madeirense descobriu "a paixão pelos cogumelos". Seis anos passados e muitas horas despendidas, Emanuel Rocha partilha agora as "descobertas" com todos os que quiserem saber mais sobre os cogumelos que nascem nas serras da Região. Ligado ao sector da hotelaria, o madeirense descobriu nas serras do Poiso, do Chão da Ribeira e do Santo da Serra a maioria das espécies expostas no átrio da Câmara Municipal do Funchal (CMF).Entre os cogumelos fotografados, destaca-se, segundo o responsável pela mostra, uma espécie rara - a 'stropharia aeruginosa' - e a 'gyromitra esculenta', "uma variedade mortalmente venenosa".Na Câmara do Funchal, estão expostas 80 fotografias, mas Emanuel Rocha diz ter em casa mais de seis mil fotos - documentos que espera virem a contribuir para a classificação das espécies regionais."Até agora são cerca de 500 as espécies classificadas por um estudo da Universidade da Madeira", refere.


Fonte: DN Madeira


Muito bem tio sim sr... Só tenho pena de não poder ver a exposição...

Monday, July 9

Casinha

Retrete

Pensamento do dia: 09-07-2007

A boa pintura é nobre e devota por si mesma.
Miguel Ângelo

Convento da Caloura

Partindo da Lagoa a caminho de Vila Franca do Campo, poderemos ver a Caloura, com o seu pitoresco porto de pesca artesanal “protegido” pelo Forte de Nossa Senhora da Conceição, com o seu Convento, hoje propriedade privada e um dos mais belos da ilha, com os seus campos de vinha abrigados por muros de pedra solta e com a sua enseada de águas límpidas, é lugar convidativo a uma paragem repousante.No Convento da Caloura, começa a história do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em S. Miguel. Foi neste lugar que se erigiu o primeiro Convento de Religiosas nesta Ilha. Foi necessário que alguém fosse a Roma impetrar a respectiva Bula Apostólica e então duas religiosas de S. Miguel viajaram á Cidade Eterna. Além de lhes ser dado o tal documento o Sumo Pontífice também ainda lhes ofereceu uma Imagem do Ecce Homo. Como o lugar na Caloura era muito exposto aos piratas algumas religiosas seguiram para Vila Franca e as outras para o Mosteiro da Esperança que havia sido fundado. A Imagem do Senhor não ficou mas acompanhou a Madre Inês de Santa Íria a Ponta Delgada.O miradouro do Pisão, outro ponto turístico de paragem obrigatória, dá-nos uma perspectiva global de todo este conjunto da Caloura... (foi exactamente daqui que tirei a fotografia)

Saturday, July 7

Cantinho do Silêncio: 14º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Embora as leituras de domingo nos projectem em sentidos diversos, domina a temática do “envio”: na figura dos 72 discípulos do Evangelho, na figura do profeta anónimo que fala aos habitantes de Jerusalém do Deus que os ama, ou na figura do apóstolo Paulo que anuncia a glória da cruz, somos convidados a tomar consciência de que Deus nos envia a testemunhar o seu Reino.
É, sobretudo, no Evangelho que a temática do “envio” aparece mais desenvolvida. Os discípulos de Jesus são enviados ao mundo para continuar a obra libertadora que Jesus começou e para propor a Boa Nova do Reino aos homens de toda a terra, sem excepção; devem fazê-lo com urgência, com simplicidade e com amor. Na acção dos discípulos, torna-se realidade a vitória do Reino sobre tudo o que oprime e escraviza o homem.
Na primeira leitura, apresenta-se a palavra de um profeta anónimo, enviado a proclamar o amor de pai e de mãe que Deus tem pelo seu Povo. O profeta é sempre um enviado que, em nome de Deus, consola os homens, liberta-os do medo e acena-lhes com a esperança do mundo novo que está para chegar.
Na segunda leitura, o apóstolo Paulo deixa claro qual o caminho que o apóstolo deve percorrer: não o podem mover interesses de orgulho e de glória, mas apenas o testemunho da cruz – isto é, o testemunho desse Jesus, que amou radicalmente e fez da sua vida um dom a todos. Mesmo no sofrimento, o apóstolo tem de testemunhar, com a própria vida, o amor radical; é daí que nasce a vida nova do Homem Novo.

Friday, July 6

100

Acabei de ver q já tive 100 visitas no meu blog... Ganda noia...
Tenho de comemorar e logo agora q os exames já acabaram....
As férias vêm aí mas é preciso concluir a tese e é isso que me vai ocupar neste mês ou pelo menos nas próximas semanas...

Pensamento do dia: 06-07-2007

A beleza é a eternidade sensível.
S. Weil

Povoação

Povoação é uma localidade rodeada por sete montanhas na zona oriental de São Miguel. No século XV, os primeiros habitantes da Ilha estabeleceram-se, seguindo os passos dos pioneiros exploradores portugueses.
Actualmente, com o seu novo porto e infra-estruturas turísticas modernas, é um popular local para os visitantes passearem e encontra-se a meio caminho entre o Vale das Furnas e a zona oriental da Ilha.
A visitar: Datada do século XV, a capela de Santa Bárbara é considerada a Igreja mais antiga em São Miguel. Ajustada pitorescamente próxima do oceano, a Igreja Matriz de Povoação foi construída no local de desembarque dos primeiros colonos da Ilha.
Nos arredores: A nordeste de Povoação encontra-se o Pico da Vara, o ponto mais elevado em São Miguel. Os 1,105 metros demoram, aproximadamente, duas horas a escalar e prometem vistas deslumbrantes do seu alto.

Janela para o mundo cibernético: Animais em extinção

Neste site estão identificados os 100 mamíferos mais raros dos mundo que estão ameaçados de extinção. Visite e conheça-os.

"Cogumelos na Madeira" - Exposição de Fotografia‎


Caros Amigos,

Na próxima Segunda-feira, 09 de Julho, pelas 17 horas e 30 minutos, no Átrio da Câmara Municipal do Funchal, será inaugurada a exposição de fotografias, da autoria de Emanuel Rocha, intitulada "Cogumelos na Madeira".

Em nome da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, tenho o maior prazer em Vos convidar para a sessão de abertura desta exposição temática, que revelará um domínio fantástico e ainda pouco conhecido da Natureza do Arquipélago da Madeira.

Contamos com a Vossa presença.

Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal

Thursday, July 5

Pensamento do dia: 05-07-2007

A ausência aviva o amor, a presença o robustece.
Thomas Fuller

Caseira

Rego aberto na terra para a plantação de vegetais

Ronaldo faz nova aposta com Ferguson

O madeirense Cristiano Ronaldo, do Manchester United, fez uma nova aposta com o seu técnico, Alex Ferguson, a exemplo do que sucedeu na época passada em que o internacional português ganhou o desafio, alcançando e superando até a marca de 15 golos a que se propôs marcar na Premier Legue.Desta feita, Cristiano Ronaldo apostou com o “manager” que irá rapar o cabelo se não marcar 20 golos na próxima época na liga inglesa, uma marca difícil mas que, para o jogador, não é impossível.Caso Cristiano Ronaldo alcance ou supere até a marca a que se propôs, o castigado com a perda de cabelo será Alex Ferguson, segundo o acordo que ambos selaram.Segundo revelou ontem o jornal inglês “The Sun”, na última temporada, Ronaldo ganhou a aposta a Ferguson, ao marcar mais de 15 golos, neste caso 17, e recebeu 400 libras, segundo a aposta que tinham acordado no início da época 2006/07.Desta feita, a aposta afigura-se mais arriscada, mas servirá para motivar ainda mais o jogador madeirense que terá assim de marcar 20 golos para vencer o seu treinador e obrigá-lo a rapar o cabelo.Convém recordar que a aposta foi feita, tendo como base o campeonato inglês, não contando por isso os golos que Ronaldo venha a marcar nas outras competições internas e na Liga dos Campeões.
Fonte: Jornal da Madeira

Tuesday, July 3

Praia das Milícias

Também conhecida por Praia Grande, é uma das principais praias da ilha de S. Miguel, localizada a poucos quilómetros da cidade de Ponta Delgada em Rosto de Cão (São Roque) . Oferece um mar de águas transparentes e é procurada por praticantes de surf e bodyboard. Tem boas condições balneares e vigilância assegurada.

Saturday, June 30

Cantinho do Silêncio: 13º Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo sugere que Deus conta connosco para intervir no mundo, para transformar e salvar o mundo; e convida-nos a responder a esse chamamento com disponibilidade e com radicalidade, no dom total de nós mesmos às exigências do “Reino”.A primeira leitura apresenta-nos um Deus que, para actuar no mundo e na história, pede a ajuda dos homens; Eliseu (discípulo de Elias) é o homem que escuta o chamamento de Deus, corta radicalmente com o passado e parte generosamente ao encontro dos projectos que Deus tem para ele.O Evangelho apresenta o “caminho do discípulo” como um caminho de exigência, de radicalidade, de entrega total e irrevogável ao “Reino”. Sugere, também, que esse “caminho” deve ser percorrido no amor e na entrega, mas sem fanatismos nem fundamentalismos, no respeito absoluto pelas opções dos outros.A segunda leitura diz ao “discípulo” que o caminho do amor, da entrega, do dom da vida, é um caminho de libertação. Responder ao chamamento de Cristo, identificar-se com Ele e aceitar dar-se por amor, é nascer para a vida nova da liberdade.

Thursday, June 28

Ponte de Sete Arcos no Nordeste

Esta imagem foi tirada em cima da elegante Ponte de Sete Arcos, uma das maiores e mais belas da ilha, edificada em 1882/83 mesmo no centro de Vila do Nordeste.

Monday, June 25

Blogosfera: Naturgrafia

É um blog muito interessante e com fotos espectaculares. Podes ver em:

Thursday, June 21

Azulejo com a Lenda da Senhora da Paz

Pensamento do dia: 21-06-2007

A arte, ídolo e monarca.
Miguel Ângelo

Caseado

Certos pontos nos bordados

Monday, June 18

Pensamento do dia: 18-06-2007

A arte surge a meio caminho entre o homem e o universo.
R. Huyghe

Thursday, June 14

Pastos

Pastos perto da Ermida da Senhora da Paz

Tuesday, June 5

Janela para o mundo cibernético: RFM

Neste momento é a rádio mais ouvida em Portugal. Aqui fica o link:
http://www.rfm.pt

Senhora da Paz

Interior da Ermida da Senhora da Paz

Saturday, May 26

Janela para o mundo cibernético: Rádio Renascença

Apresento em 1º lugar a Emissora Católica Portuguesa. No site poderão acompanhar a emissão, as notícias, os passatempos e tudo o que a rádio de inspiração cristã lhe poderá oferecer. Destaque para as emissões da Bola Branca, um dos melhores programas de desporto da Rádio Portuguesa.

Cantinho do Silêncio: Pentecostes

1ª Leitura: Actos 2,1-11
Salmo 103 (104)
2ª Leitura: 1 Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho: Jo 20,19-23
O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une, numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

Ermida da Senhora da Paz

Ermida da Senhora da Paz, autêntico Santuário Mariano construído no cimo do monte, com o mesmo nome, sobranceiro à Vila, pela parte norte, proporciona uma excelente vista panorâmica sobre ela, tendo por cenário de fundo o Ilhéu. A origem deste templo remonta ao séc. XVI e está ligada a uma curiosa lenda segundo a qual a Virgem tinha aparecido a um pastor numa pequena gruta aqui existente.

Tuesday, May 22

Vila Franca do Campo

Vista de Vila Franca do Campo desde a capela de Nossa Senhora da Paz

Thursday, May 10

Carreiros

Condutores dos carros e especialmente dos «carros-do-monte»

Tuesday, May 8

Litoral de Ponta Delgada.

Ao fundo vemos o Pico do Fogo...

Thursday, May 3

Carear

Tornar-se caro

Comemorando o dia do trabalhador

Ficando um pouco alheio ao carácter político deste feriado nacional e distanciando-me das controvérsias e guerrilhas políticas das Eleições Regionais da Madeira, fui até às terras da Serra da Estrela apanhar um pouco de ar, de vento e principalmente de oxigénio...
Após uma breve passagem por Óbidos, seguimos até Gouveia onde almoçámos no Restaurante O Albertino. Recomendo-vos vivamente (não é só publicidade, é a pura verdade).
Fomos depois ao Skiparque onde fizemos um pequeno passeio pedestre em Manteigas: paisagem espectacular dum recanto paradisíaco do nosso Portugal. A primeira meia hora foi um bocado puxada mas o resto faz-se rindo e brincando. Passamos pela aldeia e pudemos constatar a simpatia e a proximidade das pessoas. Há uma grande harmonia entre a mãe natureza e a população.
Depois disto, viemos para Lisboa sem passar em mais nenhum sítio, devido à grande chuva que caía.
Ficam aqui algumas fotos: