Boas entradas em 2008 e que seja de facto um óptimo ano para todos.
Monday, December 31
Fim de 2007
Boas entradas em 2008 e que seja de facto um óptimo ano para todos.
Pensamento do dia: 31-12-2007
Saturday, December 29
Videokids - Woodpeckers from space
Os Videokids foram uns rapazitos que em 1984 lançaram um album com o nome de “Invasion of Spacepeckers”. Desse album apenas o “woodpeckers from space” e um ou outro tema é que ficaram mais na memória. Parece que na altura do lançamento ainda chegaram a ter algum sucesso mas depois nunca mais se ouviu falar deles. Os VideoKids editaram dois álbuns, The Invasion Of The Spacepeckers (1984) e Satellite (1985).
Cantinho do Silêncio: Festa da Sagrada Família (Ano A)
O Evangelho apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o Pai lhe confiou; mas, sobretudo, propõe-nos o quadro de uma família exemplar – a família de Nazaré. Nesse quadro há duas coordenadas que são postas em relevo: trata-se de uma família onde existe verdadeiro amor e verdadeira solidariedade entre os seus membros; e trata-se de uma família que escuta Deus e que segue, com absoluta confiança, os caminhos por Ele propostos.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.
Pensamento do dia: 29-12-2007
R. G. Ingersoll
Wednesday, December 26
Pensamento do dia: 26-12-2007
Janela para o mundo cibernético: Sintonizate
Monday, December 24
Lapinha
Esta é a 'lapinha' em escada, cujas origens serão algarvias, uma construção trazida para a Madeira pelos primeiros colonizadores.
Os degraus, representando os socalcos dos campos da ilha, delineados com espiguilha e decorados com pêros vermelhos, laranjas e tangerinas, 'cabrinhas' e vasinhos de searinhas.
A 'lapinha', que era sempre construída poucos dias antes da festa, passou depois a representar a difícil orografia da ilha, e os montes e vales surgiam desenhados com os mais variados objectos existentes nas casas, cobertos com papel pintado, uma figura que ficou conhecida por muitos como a 'rochinha'.
Das caixas armazenadas onde ficaram guardadas durante todo o ano, eram retiradas as imagens dos 'pais' e do menino bebé deitado nas palhinhas, os animais, os pastores, os reis magos e as casinhas que a pouco e pouco, dando asas à imaginação, enchiam os 'montes, vales e caminhos' de cor e movimento. Em muitas das representações o Menino Jesus até surgia em duplicado e em vários tamanhos.
Mares e lagoas (com a água representada por algodão, com papel azul ou até mesmo natural, recorrendo a diversos engenhos), bandas de música e diversos episódios da vida quotidiana são outros elementos que podiam ser observados nas construções que adornavam a maioria das casas e instituições.
Havia a tradição de visitar nesta altura do ano as casas de amigos, parentes e instituições, para ver quem tinha conseguido construir a 'lapinha' mais bonita. Nas confraternizações não faltavam o licor, o Vinho Madeira e o bolo de mel, além das outras iguarias da doçaria madeirense, cuja confecção ocupava o tempo e consumia a energia das mulheres nas semanas que antecediam a Festa.
Era comum a grande maioria amassar as broas e bolos de mel que eram cozidos nos fornos das padarias com base numa agenda marcada com antecedência com os padeiros.
Friday, December 21
O que é que Jesus Cristo hoje denunciaria?
Jesus Cristo tornou-se incómodo para as autoridades políticas e religiosas do seu tempo, os romanos e os judeus, receosos da subversão social e política que as ideias de Jesus Cristo podiam trazer. Segundo os Evangelhos, Jesus ousou dizer, "Foi-vos dito... mas Eu digo-vos", considerou caduca a interpretação legalista da regra do puro e do impuro, expulsou os comerciantes do Templo, purificando-o. A poucos dias de se comemorar a data que assinala o nascimento de Jesus Cristo, o Semanário foi ouvir vários dignatários da Igreja Portuguesa sobre aquilo que Jesus Cristo denunciaria e se também seria alvo da hostilidade dos poderes instalados, visto como subversivo da ordem social e política vigente: Frei Bento Domingues, D. Carlos Azevedo, padre Carreira das Neves, padre Feytor Pinto, D. Januário Torgal Ferreira, D. Manuel Clemente, padre Peter Stilwell, padre Vaz Pinto, padre Vitor Melícias.
D. Manuel Clemente: "Contra a opulência, a soberba e o seguidismo"
"Jesus respeita a autoridade política e até a fundamenta, no diálogo com Pilatos, governador romano da Judeia: "Nenhum poder terias sobre mim, se não te fosse dado do alto". Mas esta mesma fundamentação, indicando que a autoridade política é de algum modo querida por Deus, para garantir a sociabilidade humana, dá-lhe também um enquadramento que a relativiza e responsabiliza. Quando a autoridade política esquece a sua finalidade social positiva e se arvora num absoluto - como o Império Romano daquele tempo e os seus sucedâneos futuros - perde legitimidade e razão de ser." No que se refere ao que Jesus hoje denunciava, D. Manuel Clemente refere que "nuns lados denunciaria a miséria, noutros a opulência; nuns a irresponsabilidade, noutros a soberba; nuns o individualismo, noutros o seguidismo... Em qualquer circunstância denunciaria a falta de respeito por cada pessoa humana e o esquecimento de Deus.
D. Carlos Azevedo : "Seria ecologista e denunciava a corrupção"
A denúncia permanece actualíssima. O centro da vida das pessoas, o que atrai os seus comportamentos, o que move o seu agir anda afastado do querer de Deus e portanto o confronto com o Evangelho é provocante. Quando os cristãos são fiéis a Cristo e optam por critérios de vida inovadores fazem-se defensores dos direitos humanos, sem descontos; livres de interesses, servem as causas dos mais pobres; desgastam-se pelo bem comum e mostram espírito crítico relativamente ao consumo sem limites ao lado da pobreza, ao lucro sem medida, ao uso do corpo sem equilíbrio, às vaidades nacionalistas, ao uso das armas e o recurso à violência na resolução de conflitos, a exploração do trabalho. Hoje certamente Jesus seria ecologista, porque a terra tem sido estragada pelos erros humanos. Denunciaria a corrupção como grave atentado à justiça, a indiferença como vício e a quebra da fidelidade familiar como caminho desumanizador.
Padre Carreira das Neves: "Denunciaria a guerra do Iraque e o terrorismo religioso islâmico em nome de Deus."
É difícil responder porque vivemos numa cultura política, histórica e religiosa muito diferente da de então. Se Jesus vivesse hoje, aderia à democracia, à monarquia, à esquerda ou à direita? No seu tempo, Jesus não aderiu a nenhum "partido", fossem eles dos fariseus, saduceus, zelotas, essénios e, até, de João Baptista. Aderiu apenas ao seu próprio partido, o do Reino de Deus, que, a julgar pelas parábolas, estava carregado de mistério interior e de misericórdia, onde podiam e deviam entrar aqueles e aquelas que o judaísmo oficial proibia: publicanos, samaritanos, mulheres de má vida, toda a variedade de doentes mentais e físicos. Neste "partido" só há portas para a inclusão e não para a exclusão.
Nos dias de hoje, não sei se Jesus aderiria ao partido socialista, ao social democrata, à esquerda ou à direita. Não sei o que é que diria ao Papa, ao Dalai Lama, aos protestantes, aos mórmones, aos testemunhas de Jeová, aos muçulmanos e hindus. Penso, no entanto, que denunciaria a guerra do Iraque e, muito mais, o terrorismo religioso islâmico em nome de Deus.
Seria alvo de hostilidade? Naturalmente que sim. Quem defende a política da inclusão contra a exclusão acaba por ser hostilizado porque os interesses humanos, desde os políticos, aos económicos e religiosos, passam, infelizmente, pela exclusão. Penso que Jesus teria uma "política" diferente da normal católica em relação aos divorciados e aos ministérios ordenados das mulheres.
Padre Vaz Pinto: "Luta contra uma mentalidade que sufoca a relação com Deus"
"Certamente Jesus Cristo denunciaria os poderes instalados, mas não no sentido de ser uma alternativa politica, caminho que claramente recusou. A Sua luta seria e é contra uma mentalidade, uma maneira de ver e de viver que então e agora sufoca a relação com Deus e a relação com o outro, o homem nosso irmão. " Vaz Pinto refere, também, que "o respeito pelo homem, sobretudo pelos mais necessitados, pobres, doentes e marginalizados, a proximidade e a atenção à pessoa, são marcas cristãs de sempre e estes valores quando vividos provocam uma profunda alteração social e económica."
Frei Bento Domingues: "Os gestos que nos colocam ao lado dos excluídos têm toda a probabilidade de serem reconhecidos por Cristo."
A repetida pergunta: "O que é que Jesus, hoje, denunciaria?" não é de resposta fácil. É perigoso que alguém se tome por Jesus Cristo para fazer as suas denúncias. Primeiro, importa identificar a proposta de Jesus e ver como é que ela poderia ser apresentada, hoje, pelas Igrejas ou por qualquer pessoa ou grupo. Segundo, abolir de vez a tentação de colocar na boca de Deus ou de Cristo o que são interpretações nossas. É tentador cobrir-se com a autoridade de Cristo para dizer o que julgamos certo. É um erro dogmatizar os pronunciamentos de Papas, Bispos, Padres, etc.. Hoje, tudo o que sai da boca do Papa é tomado como um dogma infalível. É um abuso. No século XX, só houve a proclamação de um dogma, isto é, um pronunciamento que envolve a fé da Igreja. O que deveria identificar os pronunciamentos e as atitudes dos cristãos - são eles a Igreja, a hierarquia é apenas uma hierarquia de serviços - seria o seguinte: os pronunciamentos, as atitudes, os gestos que nos colocam ao lado dos excluídos pelas religiões, pelas sociedades, pelas economias e pelas políticas, de cada país e de cada continente, têm toda a probabilidade de serem reconhecidos por Cristo. Basta ler o capítulo 25 de S. Mateus, 31-46 para saber onde nos podemos encontrar com Deus, com Jesus Cristo.
D. Januário Torgal Ferreira: "Denunciava as promessas não cumpridas"
"Com a sua mensagem, Jesus Cristo abalou os fundamentos da época, designadamente contra o judaísmo, do modo que era praticado. Hoje o catolicismo tem nas suas franjas, sectores fundamentalistas contra os quais Jesus Cristo se poderia insurgir. Por outro lado, denuciava o facto de, no interior da Igreja, não estarmos atentos para a justiça e a caridade, não olharmos para a doutrina social da igreja, onde está tudo. Além do mais, Jesus Cristo denunciaria o egoísmo e a insensibilidade social, a hipocrisia, as promessas não cumpridas, a exploração dos pobres e humildes, o irrealismo de tantas ilusões que não tocam a realidade."
Padre Feytor Pinto: "Os que seguem Jesus Cristo continuam a ser vitimizados"
"É frequente hoje, aqueles que seguem Jesus Cristo e aceitam a sua radicalidade, serem vitimizados e condenados arbitrariamente como aconteceu com Jesus Cristo. A recente Encíclica de Bento XVI cita três exemplos: a do mártir vietnamita Paulo-le-Bao-Thin que sofre os suplícios mais violentos, com ódio, agressões, calúnias, grilhões, cadeias de ferro, porque em pleno campo de concentração, pretende afirmar a sua fé em Jesus Cristo, único salvador (tribunal religioso); a do Cardeal Nguyen Van Thuam que durante 13 anos, na China, não cedeu aos critérios de uma sociedade que não respeitava os direitos humanos (o tribunal político); e até a da africana Josefina Bakhita do Darfur, Sudão, que, escrava, com os mais diversos "patrões", acabou por lutar pela liberdade até consegui-la com a afirmação da fé a exigir os valores do Evangelho, que não eram respeitados pelo povo (tribunal popular). A presença dos valores cristãos no mundo exigem denúncia e proposta, a denúncia do que está errado, a proposta dos 4 pilares da paz, a verdade, a justiça, a liberdade, o amor, sem o que não há uma sociedade nova. Cristo continua a interpelar a humanidade, com os seus poderes."
Padre Peter Stilwell: "Entender como irmãos todos os povos colide com os interesses de grandes e pequenos poderes económicos e financeiros"
É minha convicção que Jesus foi condenado porque houve quem compreendesse o alcance do seu desafio: era necessário alterar o modo como as autoridades de Jerusalém interpretavam a identidade e objectivo estratégico do seu povo. Jesus retoma uma visão herdada dos grandes profetas de Israel que entreviam Jerusalém e a resposta à Benevolência Inimaginável como lugares de reencontro fraterno entre todos os povos. Nos nossos tempos a proposta continua a ser problemática. Entender como "irmãos" todos os povos esbarra com interesses que não são só, nem principalmente, dos "poderes instalados". Colide com o nível de vida das populações, com as regras que se pretende estabelecer para os fluxos migratórios, com os interesses de grandes e pequenos poderes económicos e financeiros... Sobretudo, parte de um apelo à descoberta do Deus vivo cuja presença-ausência rompe com todos os projectos, esquemas e distinções de etnia e religião que o tempo e uma subtil entropia da alma humana se encarregam de tornar fronteiras da inimizade.
Pensamento do dia: 21-12-2007
Sunday, December 16
Pensamento do dia: 16-12-2007
Friday, December 14
Missas do parto
Friday, November 23
Janela para o mundo cibernético: Rádio Clube Português
Tudo isto e muito mais em : http://radioclube.clix.pt/
Sunday, November 11
Saturday, November 10
Cantinho do Silêncio: 32º Domingo do Tempo Comum
Sunday, November 4
Domingo XXXI do Tempo Comum
Tuesday, October 30
Thursday, October 25
Ponta de São Lourenço
Tuesday, October 23
Monday, October 22
Pensamento do dia: 22-10-2007
Thursday, October 18
Saturday, October 13
Cantinho do Silêncio: 28º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Pensamento do dia: 13-10-2007
Friday, October 12
Thursday, October 11
Pensamento do dia: 11-10-2007
J. Dubuffet
Tuesday, October 9
Pensamento do dia: 09-10-2007
Sunday, October 7
Currículo de Ronaldo aos... 22 anos
Vice-Campeão Europeu em 2004
Jogador Jovem do ano FIFPro(2005)
4.º Lugar no FIFA WORLD CUP 2006 por Portugal (2006)
2.º lugar na eleição do melhor jogador jovem do mundial de 2006
Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2006)
Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2007)
Melhor Jogador da Liga Inglesa (2007)
Melhor Jogador da Liga Inglesa segundo jornalistas britânicos (2007)
Campeão Inglês em 2006/2007
Incluído no onze ideal da FIFPro (2007)
Friday, October 5
Janela para o mundo cibernético: Primeira Liga
Pensamento do dia: 05-10-2007
Saturday, September 29
Thursday, September 27
Pensamento do dia: 27-09-2007
Wednesday, September 26
Saturday, September 8
Thursday, September 6
Ignorância Bíblica
Tuesday, September 4
Nem para ver o Manchester!
Monday, September 3
Carrolaço
Sunday, September 2
Saturday, September 1
Cantinho do Silêncio: 22º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Friday, August 31
Janela para o mundo cibernético: Porque posso
Thursday, August 30
Wednesday, August 29
Medalhas portuguesas em Campeonatos Mundiais de Atletismo
Rosa Mota 1987 maratona
Manuela Machado 1995 maratona
Fernanda Ribeiro 1995 10.000 mts
Carla Sacramento 1997 1.500 mts
Nelson Évora 2007 triplo salto
Prata
Domingos Castro 1987 5000 mts
Manuela Machado 1993 maratona
Fernanda Ribeiro 1995 5000 mts
Fernanda Ribeiro 1997 10000 mts
Manuela Machado 1997 maratona
Bronze
Carla Sacramento 1995 1.500 mts
Fernanda Ribeiro 1997 5.000 mts
Carlos Calado 2001 comprimento
Rui Silva 2005 1.500 mts
Susana Feitor 2005 20 km marcha
Tuesday, August 28
Puerta não resistiu: jogador do Sevilha faleceu hoje
Fontes hospitalares confirmaram a morte de Puerta, poucas horas depois de os médicos terem feito uma comunicação à imprensa em que davam conta do agravamento do estado de saúde do jogador sevilhano.
Parabéns Nélson Évora
Nome: NELSON ÉVORA
Local de nascimento: Costa do Marfim.
Data de nascimento: 20 de Abril de 1984 (23 anos).
Nacionalidade: cabo-verdiano de nascimento, naturalizado português em 27 de Maio de 2002.
Clubes: Odivelas (até 1995), Benfica (1996 a 2001), FC Porto (2002 e 2003), Benfica (desde 2004).
Treinador: João Ganço.
Palmarés principal
• Campeão mundial em Osaca2007
• Quarto no Europeu de Gotemburgo2006 (sexto no comprimento).
• Quinto no Mundial de pista coberta Moscovo2006
• Presenças nos Jogos Olímpicos de 2004, no Mundial de 2005 e no Mundial de pista coberta de 2004
• Campeão europeu de juniores em 2003 (comprimento e triplo)
• Medalha de bronze no Europeu de sub-23 em 2005 (triplo)
• Vencedor das Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia - juvenis em 2001 (triplo)
• Sexto no Mundial de Juniores em 2002 (triplo)
Recordes nacionais
• Absoluto e pista coberta: 17,74 (2007).
• Sub-23: 8,08 e 17,19 em pista coberta (2006).
• Juniores: 7,83 e 16,43 ao ar livre (2003).
Monday, August 27
Liga Bwin 2007-08: 2ª jornada
Saturday, August 25
Liga Portuguesa: Programa da 3.ª jornada:
Leixões-Vitória de Guimarães, 21:30
Sábado (01 Setembro):
Sp. de Braga-E. Amadora, 18:45 (SportTV)
P. Ferreira-Boavista, 20:45 (SporttTV)
Marítimo - Académica, 16:00
Naval 1ª Maio - Vitória de Setúbal, 16:00
Sporting - Belenenses, 19:45 (TVI)
Nacional - Benfica, 21:15 (SportTV)
União de Leiria - FC Porto, 21:30
Friday, August 24
LIGA PORTUGUESA: Programa da 2.ª jornada
Benfica - Vitória de Guimarães, 19:15 (TVI).
Belenenses - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV).
Domingo, 26 Agosto:
Académica - União de Leiria, 16:00.
Paços de Ferreira - Leixões, 16:00.
Estrela da Amadora - Naval 1.º de Maio, 16:00.
Boavista - Marítimo, 18:00 (SportTV).
FC Porto - Sporting, 20:45 (SportTV).
Segunda-feira, 27 Agosto:
Vitória Setúbal - Nacional, 19:45 (SportTV)
Wednesday, August 22
Pensamento do dia: 22-08-2007
A. Camus
Tuesday, August 14
Monday, August 13
Sunday, August 12
Cantinho do Silêncio: 19º Domingo do Tempo Comum Ano C
Saturday, August 11
Pensamento do dia: 11-08-2007
Robert Temen
Friday, August 10
Janela para o mundo cibernético: Best Rock
Pensamento do dia: 10-08-2007
Anónimo
Thursday, August 9
Pensamento do dia: 09-08-2007
W. Goethe
Monday, August 6
Pensamento do dia: 06-08-2007
Patriarca Teoctist II (1915 - 2007): A vida plena repousa em Deus
Sunday, August 5
Cantinho do Silêncio: 18º Domingo do Tempo Comum Ano C
Friday, August 3
Liga Bwin: Programa da 1ª jornada
Thursday, August 2
Wednesday, August 1
Pensamento do dia: 01-08-2007
Adriana
Tuesday, July 31
Janela para o mundo cibernético: Mega FM
Monday, July 30
Saturday, July 28
Pensamento do dia: 28-07-2007
Carina
Cantinho do Silêncio: 17º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Friday, July 27
Janela para o mundo cibernético: Rali Vinho Madeira 2007
Pensamento do dia: 27-07-2007
Thursday, July 26
Wednesday, July 25
Tuesday, July 24
Pensamento do dia: 24-07-2007
M. Lenoir
Sunday, July 22
Pensamento do dia: 22-07-2007
B. Sokoloff
Friday, July 20
Pensamento do dia: 20-07-2007
Johan
Thursday, July 19
Pensamento do dia: 19-07-2007
Clar
Monday, July 16
Janela para o mundo cibernético: Fórum do Marítimo
Sunday, July 15
Pensamento do dia: 15-07-2007
Saturday, July 14
Pensamento do dia: 14-07-2007
Vítor Hugo
Cantinho do Silêncio: 15º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Friday, July 13
Caldeiras das Furnas
Novidades da Danyrolandia
Pensamento do dia: 13-07-2007
J. de Courberive
Thursday, July 12
Tuesday, July 10
Janela para o mundo cibernético: Bis Bis
Primeira associação madeirense reconhecida como Organização Não Governamental para o Ambiente de Âmbito local - O.N.G.A. nº 188 Instituição de Utilidade Pública
Cogumelos são 'estrelas' no átrio da CMF
Emanuel Rocha descobriu "a paixão pelos cogumelos" há seis anos, durante um passeio a pé.
Raras ou mais comuns, comestíveis ou não: são 80 as espécies de cogumelos cuja diversidade de cores e de formatos está reproduzida na exposição patente ao público até ao próximo dia 23, no átrio da Câmara Municipal do Funchal (CMF).O trabalho da autoria de Emanuel Rocha pretende dar a conhecer a variedade de espécies existentes na Madeira. Foi durante um passeio a pé que o madeirense descobriu "a paixão pelos cogumelos". Seis anos passados e muitas horas despendidas, Emanuel Rocha partilha agora as "descobertas" com todos os que quiserem saber mais sobre os cogumelos que nascem nas serras da Região. Ligado ao sector da hotelaria, o madeirense descobriu nas serras do Poiso, do Chão da Ribeira e do Santo da Serra a maioria das espécies expostas no átrio da Câmara Municipal do Funchal (CMF).Entre os cogumelos fotografados, destaca-se, segundo o responsável pela mostra, uma espécie rara - a 'stropharia aeruginosa' - e a 'gyromitra esculenta', "uma variedade mortalmente venenosa".Na Câmara do Funchal, estão expostas 80 fotografias, mas Emanuel Rocha diz ter em casa mais de seis mil fotos - documentos que espera virem a contribuir para a classificação das espécies regionais."Até agora são cerca de 500 as espécies classificadas por um estudo da Universidade da Madeira", refere.
Monday, July 9
Convento da Caloura
Saturday, July 7
Cantinho do Silêncio: 14º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Friday, July 6
100
Povoação
Actualmente, com o seu novo porto e infra-estruturas turísticas modernas, é um popular local para os visitantes passearem e encontra-se a meio caminho entre o Vale das Furnas e a zona oriental da Ilha.
A visitar: Datada do século XV, a capela de Santa Bárbara é considerada a Igreja mais antiga em São Miguel. Ajustada pitorescamente próxima do oceano, a Igreja Matriz de Povoação foi construída no local de desembarque dos primeiros colonos da Ilha.
Nos arredores: A nordeste de Povoação encontra-se o Pico da Vara, o ponto mais elevado em São Miguel. Os 1,105 metros demoram, aproximadamente, duas horas a escalar e prometem vistas deslumbrantes do seu alto.
Janela para o mundo cibernético: Animais em extinção
"Cogumelos na Madeira" - Exposição de Fotografia
Na próxima Segunda-feira, 09 de Julho, pelas 17 horas e 30 minutos, no Átrio da Câmara Municipal do Funchal, será inaugurada a exposição de fotografias, da autoria de Emanuel Rocha, intitulada "Cogumelos na Madeira".
Em nome da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, tenho o maior prazer em Vos convidar para a sessão de abertura desta exposição temática, que revelará um domínio fantástico e ainda pouco conhecido da Natureza do Arquipélago da Madeira.
Contamos com a Vossa presença.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal