Thursday, August 9

Festa de S. Teresa Benedita de Cruz, Virgem e mártir, Padroeira da Europa


Oseias, em nome de Deus, proferiu as mais fortes críticas contra o seu povo, que já não é sua mulher, nem Ele seu marido, anunciando-lhe os mais terríveis castigos. Mas, continuando a falar em nome de Deus, o profeta deixa vir ao de cima a sua ternura e o seu amor para afirmar que o Senhor não pode deixar de amar a esposa. Tal como o segundo casamento do profeta fora sua iniciativa, assim Deus livremente se dispõe a um novo casamento com o seu povo a uma nova aliança. Israel poderá fiar-se de Deus e confiar nele; poderá conhecê-lo, fazer experiência dele. É esta graça de intimidade com Deus, que cumula de bens os que a aceitam que esta leitura quer sublinhar.

Santa Teresa Benedita da Cruz foi uma das virgens que souberam esperar vigilantes a vinda do Esposo. Assim mereceu participar na boda onde só entram as jovens prudentes. As insensatas ficaram fora, não porque adormeceram: todas adormecem, todas são frágeis. Não entraram porque não estavam preparadas para a missão, não contaram com o eventual atraso do noivo. Ele não deixará de vir a qualquer momento. O importante é estar preparado para O receber.

Celebramos hoje a Festa de uma das Padroeiras da Europa, S. Teresa Benedita da Cruz, nomeada pelo Papa João Paulo II. Ao longo da sua vida foi preparando o encontro com o Senhor, enchendo de azeite, de fé, no dia-a-dia, a lâmpada da sua vida, que culminou com o martírio.
Evitemos os descuidos (como os das virgens insensatas), consequência do ambiente de conforto e comodismo, e vamos ao encontro do Esposo que é Jesus Cristo na Santa Missa, na Comunhão, na oração e no amor ao próximo.

No comments: