Wednesday, April 9

Quarta-feira da Semana V da Quaresma



Leituras no Portal dos Dehonianos

O episódio dos três jovens, que escaparam ilesos à fornalha ardente, mostra que o Deus dos hebreus é o único Deus verdadeiro, só Ele é o Deus da vida. Servi-lo é optar pela vida, mesmo que seja preciso sofrer e morrer. O martírio torna perfeita a fé daqueles que puseram a sua confiança em Deus e é o melhor testemunho para os próprios perseguidores. Embora sendo escravos do rei da Babilónia, os três jovens foram salvos e libertados pela sua confiança em Deus.

Mais ainda do que os jovens mártires de Babilónia, poderá experimentar a libertação todo aquele que se tornar, dia a dia, discípulo na escola de Cristo: aí poderá experimentar, dia a dia, o crescimento no espírito, na verdade, no amor. É-se filho de Abraão, do povo de Deus, não pelo sangue, mas pela fé em Cristo. Está-se livre, quando se não é escravo do pecado. A Páscoa é a festa da libertação, para ela nos encaminhamos nestes dias de preparação quaresmal.

Não nos deixemos seduzir pelo orgulho espiritual de nos considerarmos superiores aos outros cristãos. Quantas vezes alguns católicos se consideram melhores do que os outros católicos porque seguem este ou aquele movimento, observam esta ou aquela disciplina, obedecem a este ou àquele uso litúrgico. Ou são ricos; estudaram mais; ocupam cargos importantes; vêm de famílias nobres. Gostaria que cada um sentisse a alegria de ser cristão... Deus guia a sua Igreja, apoia-a mesmo e sobretudo nos momentos difíceis (Bento XVI).

No comments: