Sunday, May 3

Domingo IV da Páscoa


Reflexão
Na 1ª leitura, Pedro, em nome de Jesus e da comunidade, define o caminho cristão: converter-se, ser baptizado, receber o Espírito Santo, acolher no coração a vida de Deus e deixar-se transformar por ela.
No Evangelho, Jesus compara-se a um Bom Pastor, o nosso Bom Pastor e nós somos o rebanho que o segue. Um bom Pastor é aquele que gosta muito de cada uma das suas ovelhas, chama e conhece cada uma pelo seu nome. Há uma relação pessoal com cada uma, é a pessoa concreta. As ovelhas sabem quem é o bom pastor. A esses, as ovelhas escutam a sua voz e seguem-no e são levadas para as melhores pastagens.
O Bom Pastor é a figura do Pastor que me ama e que dá a vida por todos e por cada um de nós. O Bom Pastor chama-nos a Si para nos guardar do mal e nos fazer sair de Si ao encontro dos outros.
Jesus é a porta das ovelhas. Quem entrar por Ele será salvo porque Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Permite a passagem dos donos da casa e impede a entrada a estranhos. Corajoso e vigilante, sempre pronto a defender-nos do mal.
O Papa Francisco diz-nos que precisamos de abrir a porta a Jesus Cristo, porque Ele bate e chama. Mas pergunto-me se às vezes Jesus não estará já dentro de nós, batendo para que O deixemos sair. 
Cada cristão é um discípulo que segue Jesus com alegria e que O leva alegremente aos outros com palavras e acções. Ser discípulo missionário é uma opção para a vida inteira e de todos os cristãos; implica o dom da própria vida, fazendo-a transbordar para fora de si.

No comments: