Tuesday, May 19

Aconteceu a 19 Maio

Este é o 139º dia do ano no calendário gregoriano, ano bissexto. Faltam 226 dias  para  o  termo  de 2020.

Dia Mundial do Médico de Família; Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino; Dia Mundial das Hepatites; Dia do Advogado; Dia Mundial de Doação de Leite Materno; Dia do Estudante de Direito; Dia do Físico; Dia do Defensor Público
 
Principais acontecimentos registados neste dia:
1890 - Nasce o poeta Mário de Sá Carneiro, em Lisboa, num edifício da rua dos Retroseiros, atual Rua da Conceição.
1943 - II Guerra Mundial. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill afirma ao Senado norte-americano que os EUA têm o apoio total do Reino Unido na guerra contra o Japão.
1954 - Catarina Eufémia é morta a tiro em Baleizão por um tenente da GNR de Beja, numa manifestação de trabalhadores agrícolas por aumento do salário. Tinha 26 anos.
1985 - Cavaco Silva é eleito líder do PSD no XII Congresso do partido, na Figueira da Foz.
1998 - É inaugurada a Gare do Oriente, estação intermodal de Lisboa, projetada pelo arquiteto e engenheiro catalão Santiago Calatrava.
2004 -Escritora Agustina Bessa-Luís vence o Prémio Camões.
2012 - O Chelsea conquista a Liga dos Campeões de futebol pela primeira vez ao derrotar na final o Bayern de Munique, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, após o empate 1-1 registado no fim do prolongamento, na Arena de Munique, na Alemanha.
2014 - Morre, aos 88 anos, Jack Brabham, histórico piloto de Fórmula 1.
2016 - O avião da Egiptair despenha-se ao largo da ilha grega de Karpathos, no mediterrâneo. O voo MS804 encontrava-se desaparecido, transportava 66 passageiros a bordo e fazia a ligação entre Paris e o Cairo.
2018 - O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 1000 da primeira Taça do Mundo, em Szeged, Hungria.

No comments: