Sunday, May 24

Solenidade da Ascensão do Senhor


Reflexão
A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos convida-nos a olharmos para o céu, a reconhecer Jesus como nosso Deus, como Aquele que é o nosso modelo de vida, a confiar nas Palavras de Jesus mas também a olharmos para a terra, a estarmos em comunhão com os nossos irmãos, a continuar a missão de Jesus na terra. A Ascensão do Senhor não é o fim da estadia de Jesus na terra mas é o início da missão salvadora da Igreja através do Seu Espírito.
As palavras de despedida de Jesus procuram destacar dois aspectos: a vinda do Espírito Santo e o testemunho e missão que os discípulos vão ser chamados a dar até aos confins do mundo. O Espírito irá derramar-se sobre a comunidade cristã e dará a força para testemunhar Jesus em todo o mundo. Com este livro, Lucas quer mostrar que o testemunho e a pregação da Igreja estão ligados ao próprio Jesus e são impulsionados pelo Espírito Santo.
Depois, disto elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. Quando falamos na elevação de Jesus ao céu não estamos a falar de uma pessoa que descola da terra e começa a elevar-se; a Ascensão é uma forma de dizer que a exaltação de Jesus é total e atinge dimensões acima da terra, é o culminar de uma vida vivida para Deus, que agora reentra na glória de Deus.
A nuvem é um símbolo privilegiado para exprimir a presença de Deus, esconde e manifesta: sugere o mistério do Deus escondido e presente, cujo aspecto não podemos ver mas está presente.
Temos os discípulos a olhar para o céu significando a expectativa da comunidade que espera ansiosamente a segunda vinda de Cristo, a fim de levar ao seu termo o projecto de libertação do homem e do mundo. E os dois homens vestidos de branco convidam os discípulos a continuar no mundo, animados pelo Espírito, a missão libertadora de Jesus; é a comunidade dos discípulos que tem de continuar a obra, a doutrina e os ensinamentos de Jesus Cristo.
A Ascensão de Jesus recorda-nos que ele foi elevado para junto do Pai e nos encarregou de continuar a tornar realidade o seu projecto libertador no meio dos homens nossos irmãos. Na Igreja, pelos Seus Apóstolos, testemunhas da Ressurreição, anunciadores do perdão e da vida divina, portadores da força do Espírito, Jesus continua hoje a Sua obra de Salvação.

No comments: