Sunday, May 17

Domingo VI da Páscoa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2958

Reflexão
As leituras deste 6º domingo da Páscoa convidam-nos a descobrir a presença de Deus na caminhada da nossa vida e na caminhada da Igreja. Jesus faz uma promessa: Não vos deixarei órfãos, Ele acompanha a nossa vida de um modo discreto, eficaz e tranquilizador.
O Evangelho é um extracto do discurso de despedida de Jesus na Última Ceia, promete o Espírito Santo aos seus discípulos, sabe que vai partir para o Pai e que os discípulos vão continuar no mundo, convida-os a seguir o mesmo caminho de entrega a Deus e os irmãos.
Jesus garante aos discípulos que não os deixará sós no mundo, vai para o Pai mas continua presente na vida deles e vai acompanhá-los nas suas alegrias e nas suas dificuldades. É preciso que eles continuem a seguir Jesus, a manifestar a sua adesão a Ele, a amá-l’O, a cumprir os mandamentos e as propostas que Ele deixou. A partir dos Seus ensinamentos, os mandamentos deixam de ser normas meramente externas que devem ser cumpridas para se tornar a expressão do amor dos discípulos e da sua adesão a Jesus; são o estilo de vida em união amorosa com Cristo.
Jesus vai estar presente ao lado dos discípulos, dando-lhes a coragem para viver segundo o amor e o dom da vida, através do envio do Paráclito, do auxiliar, do defensor, do advogado, do assistente, do protector, do consolador que estará sempre com os discípulos. Este Paráclito é o Espírito Santo, o Espírito da Verdade.
Enquanto estava na terra, Jesus ensinou os discípulos e protegeu-os; mas agora será o Espírito que ensinará e cuidará da comunidade de Jesus: conservará a memória da pessoa e dos ensinamentos de Jesus, ajudando os discípulos a interpretar esses ensinamentos à luz dos novos desafios e dará segurança aos discípulos, guiá-los-á e defendê-los-á quando eles tiverem de enfrentar o mundo.
Jesus faz esta promessa de enviar o Espírito Santo, porque sabe que os seus discípulos estão tristes, preocupados ou desconsolados perante a sua partida e este Espírito indicar-lhes-á o caminho que agora devem seguir, será o Espírito quem lhes ensinará a verdade.
Depois disso, Jesus diz aos discípulos que não os deixará órfãos no mundo, não vão ficar indefesos, pois Ele vai estar ao lado deles. Ele vai deixar o mundo, vai para o Pai; deixarão de vê-l’O pois Ele não estará fisicamente presente mas continuarão em comunhão de vida com Ele e receberão o Espírito que lhes transmitirá em cada dia a vida de Jesus ressuscitado.
A comunidade cristã está unida com o Pai, através de Jesus, numa experiência de unidade e de comunhão de vida entre Deus e o homem. É a presença de Deus no mundo, a morada de Deus, o espaço onde Deus vem ao encontro dos homens. Na comunidade dos discípulos, realiza-se a acção salvadora de Deus no mundo.

No comments: