Thursday, June 27

Quinta-feira da Semana XII do Tempo Comum


Antes de ter um filho da esposa, Sara, que era estéril, Abraão teve um filho de uma escrava, Agar. Era esta uma solução prevista no direito dos povos daquela época, em certas regiões, como acontecia na terra de origem de Abraão. O filho de Agar foi Ismael, o antepassado dos Árabes do deserto; daí o nome de Agarenos ou Ismaelitas. Mas o autor sagrado não está de acordo, e denuncia o excessivo zelo de Sara em ver realizada a promessa de Deus ao seu marido. Agar, na sua nova situação, manifesta orgulho e despreza Sara e esta maltrata-a até a fazer fugir da sua casa. O Anjo do Senhor encontra-a no deserto e convida-a a regressar e a humilhar-se diante de Sara.

Ao concluir o Sermão da Montanha, Jesus previne contra a presunção de se salvar apenas pela invocação do nome divino, sem as acompanhar com uma vida coerente, com a prática da caridade, ainda que sejam expressão da própria fé. Não se pode ficar pelo dizer; há que fazer.
Cristo fala de duas maneiras de escutar a Palavra: de modo superficial e descomprometido ou de modo atento e eficaz. Fala também das consequências de escutar de um ou de outro modo. A solidez da vida não pode ser outra senão a que vem da palavra de Deus, escutada e cumprida que é alicerce que permanece firme para a vida eterna.

No comments: