Friday, June 14

Sexta-feira da Semana X do Tempo Comum


O ministério apostólico exerce-se no meio das circunstâncias concretas deste mundo, sujeito às mesmas provações e dificuldades a que todas as vidas o estão, como a própria vida de Jesus o esteve. Uma vez mais, é na história dos homens que Deus realiza a salvação que só d’Ele nos vem. Mas também é a própria vida de Jesus que constitui o modelo e o penhor dos cristãos e particularmente dos que especialmente se dedicam ao ministério da palavra de Deus.

A perfeição cristã não se avalia simplesmente pelo cumprimento exterior das leis, mas pelos sentimentos íntimos do coração; é aí que reside a origem de tudo o que é bom e de tudo o que é mau. Jesus exemplifica estes princípios com o caso do adultério e afirma a indissolubilidade do matrimónio.
As tremendas palavras do Senhor: Se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora… se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora…, expressam a decisão com que havemos de evitar o mal e procurar o bem.

No comments: