Thursday, July 14

Quinta-feira da Semana XV do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos

Moisés recebe a revelação do Nome divino “Eu sou”, que corresponde ao nome de Iavé ou Javé. Deus define-Se como Aquele que É, o “Existente”, mas que faz aliança com o seu povo. Ele é um Deus pessoal, um Deus com Quem o homem pode dialogar. Deus revela-Se assim como Aquele que, sendo transcendente, estará sempre presente na vida do seu povo. Habituámo-nos a escutar este nome de Deus como se fosse uma definição metafísica, uma definição do ser eterno de Deus, “Aquele que existe” desde sempre por ser Deus. Mas os estudiosos da Bíblia dizem-nos actualmente que o verdadeiro significado do nome é: «Eu sou o Deus que está contigo para te salvar». É um nome que nos revela a presença, a ajuda, o amor de Deus comprometido com a salvação do seu povo. O Deus de Israel é um Deus próximo e salvador.
O Senhor Jesus apresenta-Se a todos os que sofrem, esmagados sob o peso de todos os fardos, como Aquele que pode dar o alívio, a paz e o repouso. Assim, Jesus realiza em Si a figura com que, já no Antigo Testamento, a Sabedoria convidava todos os que a escutavam a virem procurar em si a força e a alegria.
Depois de ter dado graças ao Pai pela revelação recebida, e de ter anunciado o conteúdo dessa revelação, Jesus dirige um convite-chamamento a todos cansados e oprimidos. A lei de Moisés, tal como a aplicavam os escribas era um jugo particularmente duro. Os discípulos de Jesus são convidados a pôr-se ao lado dEle, a carregar o mesmo jugo, a levar o mesmo estilo de vida: o dos mansos e humildes, dos pobres e pequenos, que compreenderam o mandamento novo da obediência a Deus e do serviço aos irmãos. O jugo em si mesmo é pesado. Mas, levá-lo com Jesus, é causa de doçura. O amor exige pesada renúncia aos próprios instintos egoístas. Mas abre os horizontes da verdadeira vida.

No comments: