Monday, October 1

Memória de Santa Teresa do Menino Jesus

sLeituras e Reflexão no Portal dos Dehoniano


O livro de Job é uma composição literária maravilhosa, em que, numa personagem chamada Job, é meditado o drama do sofrimento humano, as interrogações que ele levanta, a reacção que ele faz nascer no coração do homem temente a Deus, a quem o Senhor responde sempre com a graça da salvação. Ao poder de Satanás, instigador do mal, Deus responde finalmente com o seu poder, que é capaz de renovar a vida depois de perdida. A história de Job é anúncio antecipado do Mistério Pascal de Jesus.
Job vai recebendo notícias das sucessivas desgraças que se abateram sobre a sua família, os seus rebanhos e as suas terras. Vai aceitando tudo como vindo do Senhor, para seu bem. Para que na nossa vida haja frutos abundantes é preciso que soframos algumas provações, como Job. Essas provações ajudar-nos-ão a sermos mais pacientes; a estarmos desprendidos dos bens materiais, a aceitarmos a vontade de Deus, ainda que nos desagrade; a pensarmos que tudo é para nosso bem se, de facto, amamos a Deus.

O evangelho lembra-nos duas atitudes importantes: a humildade e a tolerância. É algo espontâneo o desejo de ser o primeiro num grupo e os apóstolos caem nesse engano, discutem sobre o lugar que ocupam e sobre quem é o primeiro entre eles. Jesus toma uma criança e coloca-a ao seu lado, no lugar de maior dignidade, afirmando: quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande. É símbolo do discípulo último e pobre, e também imagem de Jesus que se abandona nos braços do Pai: Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou. Perante a atitude ciumenta dos apóstolos, Jesus ensina a tolerância: Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo-lo, porque ele não te segue juntamente connosco. Mas Jesus não está de acordo porque o discípulo deve ter um coração aberto e tolerante. Deus envia quem quer a anunciar a palavra e a fazer o bem. Não tem necessariamente que pertencer ao grupo de Jesus ou que ser importante. O que importa é a mensagem, o evangelho anunciado. Deus tem muitos modos de falar aos homens.


No comments: