Monday, October 22

Segunda-feira da Semana XXIX do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
Em Cristo, Deus fez de nós uma criação nova: com Ele, fez-nos morrer para o pecado; com Ele, ressuscitou-nos para uma vida nova; com Ele, elevou-nos ao Céu e sentou-nos junto de Si. E tudo isto por dom completamente gratuito. Paulo lembra aos efésios a experiência que fizeram de morte espiritual, seguindo Satanás. O Apóstolo inclui-se entre os rebeldes, que seguiram Satanás, opondo-se a Deus porque, entregues aos desejos mundanos, lhe faziam a vontade. Os desejos da carne são atitudes negativas do homem na sua totalidade, decorrentes do mau uso da sua liberdade. Paulo realça o contraste entre o errar humano e a intervenção de Deus: Mas, Deus, que é rico em misericórdia, pelo amor imenso com que nos amou, nos arrancou da morte para a vida, em Cristo Jesus, faz com que saibamos descobrir as riquezas de Deus e a Sua graça. Sublinha também que todo o processo da salvação acontece em Cristo e por Cristo. É pela fé que somos salvos e vivemos como salvos.
 
A vida vale mais do que as coisas! É assim que, a partir de um caso concreto que Lhe é apresentado, Jesus previne os seus discípulos contra o apego às riquezas, e, por meio de uma parábola, lembra como é frágil a vida. Um homem rico tinha um campo que produzira com abundância, decidiu demolir os celeiros, construir outros e depois de recolher todos os bens, pensa viver muitos anos sossegado a usufruir deles sozinho. Mas Deus não aceita a sua insensatez, fazendo-lhe ver que é Ele o senhor da vida e que, de um momento para o outro, seria chamado a dar contas dela. Assim acontecerá ao que amontoa para si, e não é rico em relação a Deus. Quem pensa acumular bens para enriquecer em vista de si mesmo é insensato; diante de Deus só se enriquece vivendo o preceito do amor. Só quem dá se torna verdadeiramente rico, recebendo o amor de Deus e a vida eterna. A lição é hoje tão oportuna como no tempo de Jesus, pois que somos hoje solicitados, talvez como nunca, para a procura e o uso dos bens materiais. O Senhor ensina-nos o equilíbrio que deve haver em relação a esses dons.

No comments: