Thursday, February 14

Festa de São Cirilo, Monge e São Metódio, Bispo, Padroeiros da Europa


Cirilo, natural de Salónica, recebeu uma excelente formação em Constantinopla. Juntamente com seu irmão, Metódio, dirigiu-se para a Morávia, a pregar a fé católica. Ambos prepararam os textos litúrgicos em língua eslava, escritos com letras que depois se chamaram cirílicas. Chamados a Roma, ali morreu Cirilo a 14 de Fevereiro de 869. Metódio foi então ordenado bispo e partiu para a Panónia onde exerceu intensa actividade evangelizadora. Teve muito que sofrer por causa de pessoas invejosas, mas contou sempre com o apoio dos Pontífices Romanos. Morreu no dia 6 de Abril de 885 em Velehrad (Morávia). Em 1980 foram proclamados co-padroeiros da Europa pelo Papa João Paulo II.

Jesus é anunciado pelos profetas como luz dos pagãos. Esta missão do Senhor continua viva na Igreja, que O prolonga e na qual é proclamada a Boa Nova do Reino de Deus. Mas há sempre na Igreja quem encarne, de modo particular, em cada tempo e lugar, esta missão, como aconteceu com os dois santos irmãos que hoje celebramos, missionários do Evangelho entre os povos da Europa do leste. Juntamente com a fé, e para lhe servir de veículo, levaram a esses povos elementos importantes de cultura humana, como foi o próprio alfabeto com que, ainda hoje, as línguas desses povos são escritas.

Em 1985, o Papa João Paulo II escreveu uma Encíclica — Os Apóstolos dos Eslavos (Slavorum Apostoli) — para comemorar a obra de evangelização dos santos Cirilo e Metódio no undécimo centenário da morte de Metódio: Na obra de evangelização, que eles empreenderam como pioneiros em territórios habitados pelos povos eslavos, encontra-se também um modelo daquilo a que hoje se dá o nome de 'inculturação': a encarnação do Evangelho nas culturas autóctones e, ao mesmo tempo, a introdução dessas culturas na vida da Igreja.
Hoje, talvez seja este um dos caminhos mais importantes para a nova evangelização! Não é urgente uma linguagem mais acessível aos homens e mulheres deste tempo?

No comments: