Wednesday, February 27

Quarta-feira da Semana II da Quaresma


O Mistério Pascal é o acesso à Vida, passando pela Morte; é a passagem da Morte à Vida, deste mundo ao Pai. Tudo isto se processa num itinerário todo espiritual, mas que Jesus irá percorrer até na sua própria carne. Jeremias, o profeta sofredor, figura do Senhor em sua Paixão, faz-nos ouvir uma das suas lamentações ou desabafos, em forma de oração confiante, como hoje há-de ser também a oração do cristão. Jeremias está sob ameaça de morte: são os próprios chefes de Israel que tentam reduzi-lo ao silêncio. Ele é tipo do Servo sofredor e é perseguido por causa da fidelidade à sua vocação e do seu amor ao povo. Porém, abandona-se confiadamente a Deus, de quem espera a salvação

Jesus sobe a Jerusalém consciente daquilo que lá O espera. Pela terceira, vez fala aos discípulos da sua paixão. Os discípulos não conseguem compreender e aceitar tais perspectivas e preferem cultivar as de sucesso e poder e Jesus explica-lhes o sentido da sua missão e o sentido do seguimento que lhes propõe. Quem aspira aos lugares mais elevados no Reino, terá que, como Ele, estar pronto a expiar o pecado do mundo. Ele é o Filho de Deus, veio para servir como o Servo de Javé, oferecendo a sua vida em resgate para que os homens, escravos do pecado e sujeitos à morte, sejam libertados.

No comments: