Tuesday, April 23

Terça-feira da Semana IV da Páscoa


Assistimos hoje ao nascimento da Igreja de Antioquia, cidade capital da Síria, que a partir de agora se torna centro de irradiação missionária da maior importância. O Evangelho, que até aqui tem sido anunciado particularmente a Judeus, passa agora a ser anunciado também aos pagãos. Os discípulos dispersos tornaram-se missionários entre os pagãos. Pregaram na Samaria, na Fenícia, em Chipre e Antioquia, dirigindo-se, não só às comunidades judaicas, mas também aos gregos, que eram pagãos.

Jesus vai ao Templo, na festa da Dedicação, e passeia debaixo do pórtico de Salomão. Os judeus ansiosos rodeiam-no e disparam a pergunta que os atormentava: Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente. Jesus, perante a pergunta vai dizer que a pergunta já está respondida pois basta ouvir as suas palavras e observar as suas obras. O problema é que eles não estão dispostos a acreditar, não querem aderir a Jesus, porque não lhe pertencem, não são seus, não são suas ovelhas. Por isso, as palavras e os actos de Jesus revelam a atitude de Deus para com os homens.

Nós, que pertencemos ao rebanho, temos a responsabilidade de fazer ouvir a voz do Senhor, de modo perceptível, àqueles que ainda não a ouviram. Para isso, havemos de dar um testemunho coerente.

No comments: