Tuesday, April 16

Terça-feira da Semana III da Páscoa


A morte de S. Estêvão é apresentada como a morte de Jesus. O primeiro mártir da Igreja vai sereno ao encontro da morte, graças à morte de Jesus que, agora ressuscitado e constituído Senhor, anima as suas testemunhas mostrando-lhes o Céu aberto como meta gloriosa e já muito próxima. Como Jesus confiou ao Pai o seu espírito, Estêvão também confia a Jesus o seu. Como Estêvão, temos igualmente que ser coerentes com a nossa fé, em situações normais, de hostilidade e defendendo os valores evangélicos.

Jesus continua a afirmar-Se como o verdadeiro alimento da fé. Ele é o Pão que veio do Céu, o Pão de Deus. Aos israelitas no deserto, tinha-lhes sido dado o maná, vindo do céu. Mas, muito mais do que o maná, é este Pão que Deus nos enviou, o seu próprio Filho, para que acreditemos n’Ele e O recebamos pela fé. Jesus dá-lhes o novo maná, superior àquele que os pais comeram no deserto: dá a todos a vida eterna. Mas só quem tem fé pode receber esse dom. O Pão da Vida é a Pessoa de Jesus, que se revela e exige uma resposta de fé.

Ao vivermos de acordo com a nossa fé estamos a promover a dignidade e a liberdade de cada pessoa e para isso, contamos com a força e auxílio que recebemos na Eucaristia: Eu é que sou o pão da vida.

1 comment:

Tânia Silva said...

Deus é absolutamente surpreendente, misterioso e acima de tudo grandioso. Louvo tamanha coragem, tamanho testemunho, como S. Estevão deixa-se a sua existência enquanto homem e vestisse a essência de Cristo. Que bela meta a alcançar, mas ainda estou longe.
Mas é absolutamente verdade que é atravês de Cristo, dando-lhe a mão no Seu Caminho, que eu poderei encontrar a verdadeira Vida, e no seu alimento, encontrar a fome saciada.

Um bom post como sempre!

Melhores Cumprimentos duma folha de trevo! =)