Thursday, April 11

Quinta-feira da Semana II da Páscoa


A pregação basilar dos Apóstolos é sempre o anúncio do Mistério Pascal: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador, que morreu e ressuscitou. Este será também o pregão fundamental da pregação da Igreja. 
O Sumo-sacerdote acusava os apóstolos de dois crimes: desobediência às ordens que lhes foram dadas porque continuavam a ensinar em nome de Jesus, e difamação porque acusavam os chefes do povo de serem os responsáveis pela morte de Jesus. Pedro reafirma o dever de obedecer antes a Deus que aos homens, porque só quem se submete a Deus recebe o Espírito Santo e centra-se no essencial do anúncio cristão: a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em todas as situações não podemos prescindir da nossa fé: no mundo do trabalho, dos negócios, da família, da vida, da educação.

A passagem do Evangelho faz continuação à conversa de Jesus com Nicodemos, verdadeiras catequeses sobre o mistério da pessoa de Jesus, a sua origem, a sua relação com o Pai, a sua missão. A terra é o mundo dos homens com as suas limitações, as suas carências, até a sua cegueira que os impede de ver a luz de Deus; o Céu é o mundo de Deus, donde nos vem Jesus, o Filho, para tornar os homens participantes da sua vida divina e os conduzir ao Pai.
Todo o discípulo é chamado a verificar a sua relação com Jesus e o modo como escuta a sua palavra
Nos nossos tempos a cultura secularizada pretende impor-nos o mesmo silêncio. Quer construir um mundo sem Deus, que é o seu fundamento. Quem se recusa a crer no Filho, não terá a vida.

No comments: