Sunday, April 28

Domingo V da Páscoa


O amor que os discípulos manifestam entre si será visível para todos os homens: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. Esse será o distintivo da comunidade de Jesus. Os discípulos de Jesus não são apenas aqueles que têm uma doutrina, uma ideologia, uma observância das leis ou que cumprem uns determinados ritos, mas são aqueles que, pelo amor que partilham, vão ser um sinal vivo do Deus que ama, que acolhe, que se faz serviço, que respeita a liberdade, que não discrimina nem marginaliza, que se faz dom total até à morte para dar a vida eterna.
O amor é possível e podemos alcançá-lo, se abrirmos, no coração, a porta da fé. Pela fé, conheceremos o amor que Deus nos tem. Na sua forma mais simples e íntima, a fé é aquele momento do Amor em que reconhecemos que nós mesmos precisamos de ser amados e que não podemos ser e fazer tudo sozinhos. Ter fé é aceitar que temos um enorme deficit de amor e abrir as nossas mãos e acolher os dons de Deus. A fé está presente no verdadeiro amor. A Eucaristia é a grande escola do amor, em que Jesus nos introduz na dinâmica daquele amor, que se faz dom, serviço e se oferece até ao fim. Será que ao sairmos da Eucaristia, sentimos este amor que Deus nos tem e que nos reconhecerão como discípulos de Jesus Cristo?

No comments: