Sunday, April 21

Domingo IV da Páscoa


O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas ovelhas cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.

Hoje, Jesus convida-nos a sermos ovelhas do Seu rebanho, não "carneiros que andam atrás uns dos outros", mas a escutar a Sua Palavra, a celebrar a Eucaristia, a fazer a experiência pessoal com Cristo para nos deixarmos conduzir e orientar por Ele. Nestes dias de sol, agradeçamos ao Senhor o dom da vida, da luz, da alegria e da partilha com todos os nossos irmãos, filhos dum mesmo Pai, o nosso Deus.

No comments: