Monday, April 22

Segunda-feira da Semana IV da Páscoa


O baptismo de Cornélio, pagão, estrangeiro, por nascimento, em relação ao povo judaico, e a explicação que Pedro faz do acontecimento levaram a comunidade dos cristãos de origem judaica a compreenderem que a Igreja de Cristo seria a comunidade universal de todos a quem chegasse a palavra de Deus e a Ele se convertessem.

Estamos ainda a celebrar a Páscoa. Páscoa significa Passagem. Pela morte na Cruz, Cristo passou para o Pai. Nesta leitura, Ele Se apresenta agora como a Porta; de facto, é por que Ele todos passamos também para o Pai. A imagem do rebanho, que segue atrás do pastor, é figura muito expressiva desta passagem do mundo terrestre ao mundo celeste, por Cristo, o Bom Pastor, ao mesmo tempo que a da Porta, por onde o rebanho pode passar. A imagem da Porta e a do Pastor completam-se uma à outra.

Jesus é o bom Pastor que nos conhece pelo nosso nome. Este conhecimento é um convite para nos aproximarmos mais d’Ele, confere-nos mais graças, compromete-se a ajudar-nos nas dificuldades. Procura igualmente o que é melhor para nós, para o podermos seguir, ainda que isso nos custe e nos contrarie.

No comments: