Thursday, February 24

Quinta-feira da Semana VII do Tempo Comum

Leituras e Reflexão (Portal dos Dehonianos)

A sabedoria é dom de Deus, que ensina ao homem o caminho do bem e o conduz ao Senhor. Por isso mesmo, não seria agir com sabedoria apoiar-se numa falsa confiança e dilatar o dia de se converter ao Senhor. Ao dom e à misericórdia de Deus só pode corresponder a generosidade e o amor do homem. É preciso ter cuidado em não dar excessivo valor às riquezas. O sábio não se cansa de pregar todas estas verdades. Há que tomar em atenção as suas avisadas palavras, porque elas, e a misericórdia de Deus, são preciosos instrumentos de renovação da nossa vida.
Na comunidade cristã, a vida de relação é de importância fundamental. Os outros são sempre o nosso próximo, mesmo quando distantes. Por isso, eles hão-de ser sempre o objecto do nosso amor, que os há-de socorrer nas dificuldades e nunca deixar que sejam por nós, de qualquer modo, ofendidos. O escândalo é sempre pecado contra o amor devido ao próximo.
Jesus começa a tratar do acolhimento, apontando alguns gestos simples, feitos em seu nome, porque é Ele que dá significado às acções humanas, e lhes confere valor de eternidade. Depois, fala do escândalo: quem põe obstáculos àqueles que ainda são frágeis na fé, merece uma pena severa. É melhor sacrificar os órgãos vitais do que aderir ao pecado e cair na condenação eterna. A intenção de Jesus é positiva: quer libertar-nos, quer dar-nos a vida! Cada um deve discernir o que precisa de cortar para entrar na vida.
O sal e o fogo servem para nos preservar e purificar do pecado. A sabedoria de Cristo deve dar sabor a todas as nossas acções; o fogo do amor deve arder sempre para pôr a nossa vida ao serviço da comunhão.

No comments: