Monday, February 21

Segunda-feira da Semana VII do Tempo Comum

Leituras e Reflexão (Portal dos Dehonianos)

O Livro de Ben-Sirá é um dos livros que tem por assunto principal a sabedoria, ou seja, a descoberta do sentido da vida humana à luz da verdade de Deus. Esta manifesta-se logo na própria criação, mas sobretudo na palavra de Deus. Neste sentido, sábio não é necessariamente o que sabe muito, mas aquele que aprendeu a olhar para as coisas e sobretudo para a vida, e a saboreá-las com aquele sabor que só Deus pode comunicar aos homens.
Desenvolve três ideias principais: Deus é fonte e sede da sabedoria desde toda a eternidade; a sabedoria, tal como o mundo criado, é um mistério inacessível; criada por Deus, a sabedoria foi por derramada abundantemente nas suas obras. A própria sabedoria humana, que parece ter origem na experiência do homem e no estudo, tem a sua origem em Deus. O coração do homem que ama a Deus é lugar que o Senhor privilegia para lançar a sabedoria. Os verdadeiros sábios são os que amam a Deus. Habita neles a sabedoria, que é um atributo de Deus; habita neles o próprio Deus.
No Evangelho que envolve a cura de uma criança epiléptica, pode notar-se o contraste entre a fé do pai da criança e a pouca fé dos discípulos, que o Senhor lastima e procura fortalecer. Em contrapartida, é admirável a oração simples e confiante do pai, que se apresenta como homem de pouca fé, mas que pede para ser nela fortalecido. Só a humildade e a confiança, como aquelas que inspiraram a oração daquele pai aflito, são caminho que leva à fé.
Jesus verifica que a sua pregação e os milagres realizados não tinham conseguido consolidar a fé dos discípulos, nem da multidão. Daí a sua indignação. O pai do jovem também tinha uma fé inconsistente, partindo dessa fé inicial, e escutando a sua oração Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!, Jesus concede-lhe uma fé mais robusta e realiza o milagre pedido.
Quando os discípulos interrogam Jesus sobre a sua incapacidade em curar o jovem, o divino Mestre acena, mais uma vez, à necessidade da oração.

No comments: