Wednesday, January 4

Quarta-feira do Tempo do Natal


A fonte da santidade é só Deus; d’Ele nos vem, por seu Filho feito homem, a participação na sua vida divina. Quem aceita a manifestação que Jesus nos faz do Pai torna-se, por graça sua, filho de Deus também. Esta graça da filiação divina anda como que escondida em nós, mas manifesta-se também na fé, pela esperança com que ela é vivida. Quem assim viver não pecará. O que distingue um cristão é a conduta recta e justa, praticar a justiça é aceitar a vontade de Deus. Quem peca está contra o mundo de Deus, não pode ser filho de Deus. João distingue duas formas de ser filho: a filiação divina e a filiação humana. Quem se abre à acção do Espírito, torna-se filho de Deus; quem se fecha ao Espírito e rejeita a Deus entrega-se ao diabo. O filho de Deus deixa crescer nele e dar frutos a semente da Palavra, dá espaço a Deus e permanece em Cristo que actua na sua vida. Há que permanecer abertos ao Espírito e em atitude de conversão.

João Baptista encaminha os seus discípulos para Jesus. Estes têm as primeiras alegrias logo nesse primeiro encontro. E Jesus começa imediatamente a lançar os fundamentos da sua Igreja. Tudo começa pela pergunta que definirá a atitude futura dos discípulos: Quem procurais?, para neles suscitar a resposta fundamental para toda a sua vida: Encontrámos o Messias. E logo Simão é declarado por Jesus a pedra de alicerce da sua Igreja. O mistério da Encarnação realizado em Jesus prolonga-se agora na Igreja, seu Corpo Místico.
O texto apresenta-nos o facto histórico do chamamento dos primeiros discípulos descrito como descoberta do mistério de Cristo e a mensagem teológica sobre a fé e o seguimento de Jesus. Tudo começa com o testemunho e o anúncio de uma testemunha qualificada; segue-se o caminho do discipulado; o encontro pessoal e de comunhão com o Mestre e termina com uma profissão de fé que depois se torna apostolado e missão.
Esse chamamento faz-se ouvir na vida de cada um de nós. Que saibamos ler os acontecimentos da nossa vida e saibamos indicá-Lo também aos outros.

No comments: