Tuesday, January 17

Terça-feira da Semana II do Tempo Comum


Rejeitado Saul, o Senhor chama David, o último dos filhos de Jessé de Belém de Judá. O profeta de Deus dá-lhe a unção real. Por meio da unção é significada a própria presença e acção de Deus através do seu servo, feito guia e condutor do povo de Deus. Este relato da unção de David por Samuel segue um esquema comum a quase todos os relatos de eleição, a começar pelo próprio povo de Israel que é eleito, não por ser o mais numeroso nem por ser melhor que os outros, mas por puro amor de Deus. 
O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração. Deus não se deixa impressionar pela imponência de Eliab, nem pela beleza de Saul. Escolheu para rei de Israel o mais novo dos filhos de Jessé, que nem julgara necessário chamá-lo do meio do seu rebanho. Deus não olha às aparências, mas ao coração. E o de David agradou-lhe. A escolha de David é figura da de Jesus, o novo David, que vem na mansidão e na humildade para fazer a união, não de um só povo, mas de todos os povos, de todos os homens.

Não foi fácil para quem estava acostumado aos hábitos do Antigo Testamento, descobrir a continuidade e a novidade do Novo Testamento. A lei do sábado, no Antigo Testamento, e o descanso que lhe estava ligado, tinha um sentido que encontrava em Jesus a sua plenitude. Ele é Senhor do sábado: Ele é a Paz, o encontro do homem com Deus, o repouso em Deus. Jesus não veio condenar o homem, mas salvá-lo de toda a alienação. Se David por motivos de força maior, podia passar sobre a lei, quanto mais Jesus o podia fazer e a Sua autoridade permitia-lhe ab-rogar o sábado e substituí-lo por outro dia. O Evangelho transcende a ordem estabelecida. O cristão relativiza a ordem legal quando ela não está em função do homem. Para realçar a dignidade da pessoa humana, Jesus realiza muitos milagres ao sábado e convive com todos, mesmo com os pecadores. Respeitar o homem e fazer-lhe bem, especialmente quando carenciado, é uma lei maior que todas as outras. É o melhor modo de santificar o sábado, de prestar culto a Deus.

No comments: