Wednesday, January 11

Quarta-feira da Semana I do Tempo Comum


Samuel começa a manifestar-se como verdadeiro profeta, como aquele que escuta a palavra de Deus para a realizar e a transmitir. Assim fez Samuel, que ficou sendo o modelo de todos os que respondem prontamente à Palavra de Deus. Procura na autoridade de Heli, o sacerdote, a confirmação da autenticidade da sua vocação. A palavra de Heli é ainda a palavra de outro profeta a prepará-lo a ele para missão semelhante. É sempre a palavra de Deus que conduz os homens de Deus. A história desta criança que não reconhece a voz de Deus e se julga chamado pelo sacerdote Eli, repete-se muitas vezes na vida de cada um de nós. Temos que aprender a escutar, a conhecer e a reconhecer a voz do Senhor desde pequeninos. Mas, ao longo da vida, devemos reaprendê-lo várias vezes, porque Deus não fala sempre do mesmo modo, nas diversas fases da nossa vida. Como Samuel, também nós precisaremos da orientação de alguém mais experimentado nas coisas de Deus, de um director espiritual, para não corrermos o risco de fazermos falsas interpretações da sua voz e da sua vontade. 

Esta passagem do Evangelho relata um dia da vida de Jesus. Vem da assembleia de oração para casa dum discípulo; cura a sogra de Pedro; recebe e cura os doentes que lhe são apresentados ao entardecer; dorme durante a noite; de manhãzinha procura a solidão para falar ao Pai na maior intimidade; parte finalmente, para novas terras a anunciar o Reino. Jesus vai manifestando assim quem é por meio das obras que realiza. Ele é Senhor da morte e da vida, da doença e da saúde. Ele domina os espíritos do mal e tem a palavra da verdade. Mas procura evitar que o povo simples e sempre sensível ao espectacular faça uma ideia errada do Messias e da sua missão; por isso, pede sempre muita discrição em volta dos seus milagres. Depois de um dia cheio de trabalho e de êxitos apostólicos, Jesus não se deixa levar pelo entusiasmo do povo, mas refugiou-se no deserto para se encontrar a sós com o Pai e orar. Jesus não se detém a saborear os êxitos apostólicos. Parte para que a Boa Nova chegue a todo o lado, a todos os povos.

No comments: