Wednesday, June 6

Quarta-feira da Semana IX do Tempo Comum


O destinatário imediato da carta de Paulo, Timóteo é como ele, discípulo e testemunha do Senhor Jesus, para revelar aos homens, sem medo nem vergonha, a salvação manifestada em Jesus. Depois de endereçar a carta ao seu discípulo predilecto, o Apóstolo exorta-o a lutar e a sofrer pelo Evangelho, que é promessa de vida em Cristo Jesus, que destruiu a morte e irradiou vida e imortalidade. Essa salvação é a vida eterna, a imortalidade gloriosa. Timóteo recebeu esta missão de Paulo pela imposição das mãos. Paulo é um homem escolhido por Deus para levar ao mundo este Evangelho da vida e incita Timóteo a testemunhar Jesus Cristo aos outros irmãos: Recomendo-te que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de bom senso.

Os saduceus, frios e calculistas, querem desfazer-se de Jesus, que consideram um homem perigoso, mas não perdem a calma. Limitam-se a procurar meter Jesus a ridículo diante do povo, levando até ao absurdo as suas ideias sobre a ressurreição. Jesus aproveita para apresentar o sentido da vida para além da morte e mostra-lhes que eles são mestres, mas ignorantes. Lêem as Escrituras, mas não lhes entendem o espírito; são materialistas. E Jesus mostra como Deus, que já em Moisés Se revelara aos seus antepassados como Deus vivo, Ele, que é fiel, assim continua a ser, vivo e fonte de vida.
Para Jesus, a vida além-túmulo será uma vida que escapa aos esquemas do mundo presente: será divina, eterna, de tal modo que muita coisa importante deste mundo não terá qualquer importância, é uma existência nova, resultante de uma misteriosa transformação, fruto da fidelidade do Eterno, que envolverá o homem todo. Jesus fala claramente da sua ressurreição e da nossa. O Evangelho é um dos meios de que Jesus se serve para fazer brilhar a imortalidade. Ele destruiu a morte, e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho. A palavra de Deus é alimento para a vida eterna.

No comments: