Thursday, June 7

Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

Leituras e restante liturgia em: http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/lit_dia/ano_b/ld_anob_ver.asp?cod_ano_b=40

Hoje a Santa Igreja celebra a Festa do Corpo de Deus, é uma espécie de prolongamento daquilo que nós celebramos na quinta-feira santa, ou seja, a instituição da Sagrada Escritura. É uma festa que já vem desde o séc. XIII para responder a algumas necessidades que a Igreja tinha: dar mais importância a este sacramento que Cristo nos deixou e que fez questão que nós fizéssemos memorial daquilo que Ele fez na noite da véspera da doação total da Sua vida. Hoje damos louvores e agradecemos ao Senhor por Ele estar connosco através deste grande sacramento que é fonte e centro da nossa vida cristã e é também um momento para reflectirmos acerca da importância e da nossa vivência cristã no que diz respeito a este sacramento.
A Comunidade cristã neste dia de festa proclama que a Eucaristia é tudo para ela, é a sua própria vida, a fonte do amor que vence a morte. Da comunhão com Cristo Eucaristia brota a caridade que transforma a nossa existência e ampara o caminho de todos nós rumo à pátria celeste.
Jesus fica connosco, através da Eucaristia, e nós aceitamos o convite e o desafio a estar com Ele! A sala do encontro é a Igreja Paroquial. A mesa do banquete é o altar da Eucaristia! Ser fiel à aliança de Jesus connosco, e à nossa aliança com Jesus, passa também por não faltar a este encontro. Que nós saibamos corresponder a este amor de Jesus, por nós, respondendo, como numa só voz: Faremos tudo o que o Senhor nos ordenou!

No comments: