Wednesday, April 3

Quarta-feira da Oitava da Páscoa


Depois da palavra da pregação dos Apóstolos, vemos hoje o gesto, o sinal, como que a dar encarnação àquela palavra: a cura feita em Nome de Jesus, sinal do poder do Ressuscitado, que permanece vivo no meio dos seus, como fonte de vida e de salvação. Pedro realiza o milagre, em nome de Jesus Cristo Nazareno, sinal de que os tempos novos tinham chegado e estavam presentes. Ao mesmo tempo, cumpria-se a palavra de Jesus que tinha enviado os seus discípulos a curarem os enfermos e a anunciarem o evangelho.

A aparição aos discípulos de Emaús é das mais significativas: encontramos a ligação entre a Palavra e o Rito, o sinal, onde os discípulos reconhecem o Senhor. Toda esta encantadora narração reproduz a estrutura da celebração da Eucaristia: Jesus no meio dos seus; a palavra das Escrituras; Moisés (a Lei) e os Profetas; a escuta da Palavra e a Eucaristia como fundamentos do caminho da fé cristã; a explicação ou homilia que desvenda o sentido das mesmas Escrituras; por fim, a Fracção do pão, termo que, desde a origem, designa a celebração da Eucaristia. Os discípulos de Emaús são imagem de todos nós que caminhamos, duvidamos e finalmente recuperamos a alegria e a paz no encontro pessoal com Jesus ressuscitado. O dom total e a partilha do amor misericordioso de Cristo é fogo para o anúncio da Boa Nova.

1 comment:

Tânia Silva said...

Eu acho que os discípulos de Emáus, como diz, é o reflexo do nosso caminho como Seres Humanos e seguidores de Cristo. É a dúvida, o reconhecimento e a aliança entre o novo e o velho.
Mas acima de tudo, é o sinal da bela fraternidade que Jesus nos propõe.

Os melhores votos dum bom dia =)