Monday, July 2

Segunda-feira da Semana XIII do Tempo Comum


Os Profetas são homens bem instruídos na Lei; e fazem agora, a partir dessa Lei, a instrução ao povo, nas circunstâncias concretas da sua vida. Assim hoje, trazendo à memória as obras realizadas por Deus para salvação dos homens, o profeta Amós denuncia-lhes a ingratidão, ao praticarem a injustiça e a exploração para com os seus irmãos.
A denúncia dos pecados de Israel é seguida pela recordação dos benefícios divinos. Seguem-se as ameaças contra o pecado apresentado na alteração das relações de justiça e de respeito entre os homens, a substituição das pessoas por coisas, a opressão dos pobres, a perda da dignidade nas relações. A violência das ameaças devia levar o povo a voltar-se para Deus e em vez disso, revolta-se contra o profeta. O Senhor lamenta-se daqueles que se esqueceram das maravilhas feitas em favor deles: Fui eu que vos retirei do Egipto.

Os caminhos de Deus não se podem descobrir pela nossa imaginação ou pelos nossos caprichos, mais ou menos bem intencionados. Eles revelam-se nos caminhos da própria vida, trilhados com rectidão. É por aí que o Senhor nos conduz e nos estimula a avançarmos. E um só é o ideal do discípulo de Cristo: segui-l’O pois que Ele disse de Si mesmo: Eu sou o Caminho.
Quem quiser seguir a Cristo deve saber ao que se compromete, qual o modo de vida que o espera, quem é Aquele a quem escolheu. Sabendo isso, há-de estar disposto a aceitar os sofrimentos, as adversidades e a paixão como passagens obrigatórias e esse foi também o caminho do Senhor e Mestre.
Jesus tem pena daqueles que o querem seguir, mas impõem condições: deixa-me ir primeiro sepultar meu pai. Seguindo Cristo, em união com Ele, os cristãos podem esforçar-se por ser imitadores de Deus, e por proceder com amor, conformando os pensamentos, palavras e acções, com os sentimentos de Cristo Jesus e seguindo os seus exemplos.
Se Amós clama por justiça e rectidão, Jesus, pela palavra e exemplo, convida à radicalidade do desapego de tudo, à alegria, à pressa, que havemos de ter, em possuir o tesouro, a pérola, que é o Reino, que é Ele mesmo, Cristo.

No comments: