Friday, July 27

Sexta-feira da Semana XVI do Tempo Comum


Esta profecia é o anúncio do fim do exílio e da restauração dos reinos de Judá e de Israel. Nesses dias, nem a Arca da Aliança será necessária, porque Deus reinará no meio do seu povo e a própria cidade será toda ela o Trono do Senhor. Este mistério, aqui anunciado pelo profeta, terá a sua realização plena na Igreja de Cristo e na Jerusalém celeste.
A vocação de Jeremias tinha duas vertentes: edificar e plantar; arrancar e demolir. O profeta exorta os seus contemporâneos à conversão: Voltai é a palavra-chave do convite à mudança de vida, à conversão. O primeiro passo consistirá em reconhecer Javé como único Senhor e guia do povo. Se tal acontecer, Israel terá um futuro ainda mais esplendoroso em que Deus será o único rei de Jerusalém. O reconhecimento da soberania de Deus juntará todos os povos que, sem dureza de coração, seguirão a sua vontade.

Jesus dá a explicação da parábola do semeador. A semente é sempre boa, porque é a palavra de Deus, mas o fruto depende do acolhimento que a terra lhe dá, da atenção que ela encontra no coração de cada homem.
Jesus desvia a atenção do semeador que lança a semente para as causas da sua diferente recepção, passa-se da verificação do êxito e da pregação de Jesus e dos seus discípulos para a consideração dos motivos que levam os ouvintes e fechar-se ou a abrir-se ao anúncio e à conversão. O homem não se abre à Palavra quando não permite lançar raízes na sua vida. Mas, quem é dócil à palavra de Jesus, produz abundantes frutos.
O terreno, onde cai a semente divina é o mundo inteiro, é cada pessoa. A sementeira é generosa, feita com amor, mas o fruto depende em boa parte de cada um de nós. Devemos pedir ao Senhor para sermos muito constantes nos nossos propósitos, para não desistirmos facilmente ante as dificuldades. A semente, a palavra de Deus, é a que recebemos do Evangelho. Devemos estar sempre muito atentos aos avisos do bom pastor: dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, e eles vos hão-de apascentar com inteligência.

No comments: