Wednesday, January 2

2 de Janeiro


Neste tempo do Natal, a Palavra de Deus quer despertar e enraizar em nós a fé que nos faz descobrir no Menino de Belém o Filho de Deus. Anticristo é todo aquele que nega que Jesus é o Messias, o Enviado de Deus. A unção de Cristo que nos instrui sobre todas estas coisas é a palavra de Deus que em nós penetra sob a acção do Espírito Santo. Cada nova celebração do mistério da Manifestação do Filho de Deus no meio de nós há-de preparar-nos melhor para a sua vinda gloriosa. O verdadeiro cristão deve permanecer fiel à Palavra escutada desde o princípio, ao mistério pascal na sua totalidade ensinado pelos apóstolos. É essa a fé que permite estar em comunhão com o Filho e com o Pai.

João Baptista vem preparar o caminho a Jesus. O povo tem a tendência de o confundir com o Messias; João defende-se dessa confusão. Ele dá testemunho de Jesus perante a delegação enviada pelas autoridades de Jerusalém. À pergunta: Tu quem és?, afasta todo e qualquer mal-entendido sobre a sua pessoa e a sua missão declarando não ser o Messias esperado. Declara também não ser Elias, nem qualquer profeta, personagens aguardadas para o tempo messiânico, provocando desorientação nos seus interlocutores. Ele não é a luz, mas apenas uma lâmpada que arde e dá testemunho da luz verdadeira. Ele não é a Palavra incarnada, mas apenas a voz que prepara o caminho pela purificação dos pecados e a conversão do coração e tem como missão apontar a Palavra, Jesus. O baptismo de João é apenas um rito para dispor ao acolhimento do Messias; não é ainda o baptismo dos tempos da salvação. João aproxima a sua pessoa da de Cristo para realçar a dignidade e a grandeza de Jesus, cuja vida tem dimensões de eternidade: não é digno de lhe desatar a correia das sandálias, de lhe prestar os mais humildes serviços e quer suscitar a fé em Jesus nos seus ouvintes, porque só Ele é o Salvador. O Baptista é apenas o precursor, aquele que vai à frente a preparar os caminhos. Por isso, ele aponta para Jesus e para Ele encaminha os seus discípulos.

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