Friday, May 4

Sexta-feira da Semana IV da Páscoa


As passagens da história da salvação recordadas pelo Apóstolo desde o princípio deste discurso, apresenta-as ele como tendo sido realizadas em Jesus no seu mistério pascal. É uma promessa que vem de longe, desde os tempos dos seus pais, os antigos patriarcas do povo de Deus, e que Deus cumpriu ao ressuscitar Jesus de entre os mortos. De facto, o mistério pascal é a síntese e o vértice para onde caminha toda a história da salvação. O discurso de Paulo, em Antioquia da Pisída, pode resumir-se assim: o evangelho é a consumação de tudo quanto Deus fez, anunciou e prometeu ao seu povo.

As grandes revelações da última Ceia, o tom directo das palavras de Jesus, são um belo testamento do seu Coração. No limite da sua vida terrena, quando os seus inimigos pensam ver tudo acabado, Jesus afirma-Se claramente como o caminho por onde os homens podem chegar ao Pai, e a sua morte é realmente a porta por onde passa este caminho, que os leva à vida.
João apresenta-nos Jesus a inculcar-lhes segurança e confiança. Eles devem acreditar em Jesus como acreditam em Deus. E devem confiar que a sua partida os favorece. Conhecendo a Jesus, conhecem o caminho para o Pai, porque é Ele o caminho. É tudo o que o homem precisa para se salvar, porque o Pai está em Jesus para salvação do homem. Jesus afirma que há lugar para todos os seus discípulos. Estarão com Ele. E Ele é o caminho que leva à vida eterna: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.

A Boa Nova apresenta hoje uma grande novidade: vamos ter uma morada no Céu. S. Paulo refere que esta mensagem de salvação está apoiada na morte e ressurreição de Cristo.
Só com as nossas forças não conseguiríamos chegar à casa do Pai, isto é, à vida eterna em Deus. Mas Cristo é para nós um sinal de esperança: Ninguém vai ao Pai senão por mim. E conduz-nos até ao Pai porque Ele é Caminho, Verdade e Vida. A Porta do Céu facilitará a entrada nesta morada celestial.

No comments: