Friday, May 18

Sexta-feira da Semana VI da Páscoa


Atenas, orgulhosa na sua ciência, não conseguiu acolher a palavra de Deus. Em relação a Corinto, cidade marítima, de costumes fáceis, como é frequente em cidades portuárias, o Senhor declara a Paulo que tem ali um povo numeroso pela humildade e generosidade com que a palavra ali será acolhida e levará aquele povo a voltar-se para Deus. A humildade é sempre caminho mais directo para encontrar a Deus do que o orgulho, mesmo quando ele nasce da ciência.
Paulo continua a ter uma vida difícil, mas o Senhor confirma-o na missão que lhe confiou entre os pagãos. O Apóstolo, acompanhado pelo casal de Priscila e Áquila, embarca para a Síria, rumo a Jerusalém e a Antioquia. Permanecera 18 meses em Corinto, onde teve algum sucesso, entre os judeus e entre os pagãos mas Paulo não tinha feitio para se demorar muito tempo no mesmo lugar.

Os discípulos irão sentir a Paixão do Mestre. Mas a Ressurreição será para eles fonte de alegria eterna que ninguém lhes poderá roubar. Esta alegria será fruto do conhecimento que eles terão de Cristo ressuscitado. Eles já não terão que interrogar Jesus; se necessitassem de o fazer, isso suporia, da parte deles, falta de compreensão; mas, à luz da Ressurreição, tudo será luminoso: foi o Dia eterno do Senhor que despontou e que não mais terá ocaso.
A alegria dos discípulos vem da liberdade que o afastamento do mundo lhes dá. O encontro espiritual com Cristo ressuscitado produz a liberdade e a alegria nos crentes. Essa liberdade e essa alegria vem da reconciliação do homem com Deus, realizada por Cristo, e expressa sobretudo na oração comunitária. Tal como acontece à mulher, que deu à luz, está feliz porque terminaram os seus sofrimentos, e deu ao mundo uma nova criatura, também o cristão está contente porque a sua alegria, fundada na dor, desabrochou na nova vida que é a Páscoa do Senhor. A morte infame de Jesus transformou-se em alegria retumbante, alegria que ninguém pode tirar aos discípulos, porque se fundamenta na fé n´Aquele que vive glorioso à direita de Deus. A partir da ressurreição, a comunidade cristã, iluminada pelo Espírito, terá uma visão nova da vida e das coisas, e o mesmo Espírito lhe fará compreender tudo quanto precisar.

No comments: