Wednesday, November 14

Quarta-feira da Semana XXXII do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
O Evangelho de hoje apresenta-nos um grupo de 10 leprosos que se encontram com Jesus no caminho para Jerusalém. O leproso pertencia ao grupo daqueles que eram marginalizados no tempo de Jesus. Segundo a lei judaica fundamentada no livro do Levítico, o leproso era um impuro, alguém com pecados gravíssimos que sofreu um grande castigo de Deus devido a esses pecados. Não podia aproximar-se das cidades e deveria viver em lugares desertos para não contaminar os outros. Somente em caso de cura, deveria apresentar-se diante dum sacerdote para que confirmasse e lhe desse o direito de reintegrar a comunidade e participar nas celebrações. A lepra simboliza a condição de todos nós, pecadores, daqueles que vivem separados de Deus e dos irmãos, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor e o seu perdão.
Estes leprosos do Evangelho representam também cada um de nós porque quando na vida tudo nos corre bem, muitas vezes acabamos por esquecer Deus. Convencemo-nos que tudo o que fazemos, deve-se somente ao nosso esforço, ao nosso trabalho, às nossas qualidades e capacidades. Quando ultrapassamos as dificuldades, esquecemo-nos de agradecer, de dizer obrigado.
 
Se hoje somos cristãos e conhecemos, melhor do que os que o não são, os caminhos de Deus, isso não é mérito nosso, mas graça do Senhor, dom gratuito e inesperado de Deus. Reconhecê-lo é caminho para fazer nascer no nosso coração a acção de graças e o novo estímulo à fidelidade para com Ele. Deste modo, os cristãos devem ser os primeiros a integrar-se na ordem pública, a obedecer às autoridades e às leis e a serem bondosos para com todos. Uma vez cristãos, hão-de abandonar costumes e sentimentos próprios de pagãos.
É um alerta para nós para que possamos dar o nosso contributo para agir no mundo, para fazer a nossa quota parte, para tal como Paulo diz para sermos capazes de manifestarmos publicamente a nossa fé bem como uma boa integração na vida pública e activa.

No comments: