Thursday, November 8

Quinta-feira da Semana XXXI do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
O cristianismo não é simples doutrina nem simples moral, mas a aceitação, em toda a vida da pessoa de Jesus Cristo e do desígnio de Deus que Ele nos revela. Todas as expressões, pessoais ou colectivas, da fé cristã são sempre sinal e meio de participação na vida de Deus, revelada e comunicada a nós em Cristo. Tudo o que não fosse isto, seria perda e desvantagem.
Paulo apresenta a todos, e não só aos filipenses, a sua origem hebraica, a sua vocação apostólica e a sua fidelidade à mesma. Para compreendermos as cartas paulinas, é preciso ter presente o episódio do caminho de Damasco, que marca a sua conversão e o começo da sua missão. O encontro com Cristo revolucionou completamente o seu modo de ver as coisas e os seus critérios de avaliação dos acontecimentos e das pessoas: considero mesmo que tudo isso foi uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor e aceitar tudo para ganhar a vida eterna: Por Ele, aceitei todos os danos, e considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo.
 
Com duas maravilhosas parábolas de misericórdia, a da ovelha e a da moeda perdidas e reencontradas, Jesus ensina aos fariseus e escribas que os pecadores não são para se desprezarem, mas para se acolherem e ajudarem a encontrar um caminho de conversão. S. Lucas insiste na misericórdia de Deus para com os pecadores.
As parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida iluminam a situação daquilo ou de quem estava perdido e a alegria de quem pôde encontrar o que estava perdido. A alegria do homem serve para falar da alegria de Deus.
No caminho para a vida eterna podemos desviar-nos como uma ovelha perdida, mas Jesus está sempre atento à nossa situação, continua a olhar-nos com predilecção e vai à nossa procura. Ele espera que manifestemos o nosso arrependimento, que vivamos a nossa conversão, a volta ao bom caminho: Jesus convida aos pecadores à conversão, mostra-lhes a misericórdia sem limites de seu Pai para com eles e a imensa alegria que haverá no céu.

No comments: