Wednesday, November 7

Quarta-feira da Semana XXXI do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
O desígnio de Deus sobre os homens é que estes entrem na comunhão de amor com Ele, não só nesta vida, mas para todo o sempre. Foi o que Jesus nos veio revelar, e n’Ele é a própria acção de Deus a favor dos homens que nos é revelada. Deus tudo faz para nos conduzir a Si, tanto nas circunstâncias exteriores, como, e sobretudo, no íntimo do nosso coração. A salvação e a glória do cristão consiste em ele poder entrar no desígnio de Deus, como este desígnio se manifesta na obra realizada em Cristo.
Paulo dirige algumas recomendações aos cristãos de Filipos: os cristãos devem dedicar-se com temor e tremor à sua salvação e lembrar-se de que só Deus pode suscitar neles a capacidade de viver de acordo com a sua vontade; devem resplandecer como astros no mundo para conservarem a palavra da vida; contribuir para o crescimento da alegria do Apóstolo se dispuserem a oferecer a vida em sacrifício agradável a Deus, em oblação para se assemelharem a Cristo Jesus e se disporem para a comunhão com o Pai.
 
O amor de Cristo não é para o Cristão, um amor ao lado dos outros amores; é o coração de todos os seus amores. Por isso, todos os seus amores devem caber dentro do amor ao Senhor. Se não couberem, não são amor verdadeiro. Seguir a Cristo supõe a determinação de purificar todos os sentimentos do coração no amor a Jesus Cristo.
As parábolas convidam à reflexão antes de empreender qualquer iniciativa, para nos darmos conta se temos capacidade para as terminar. Há que evitar a ligeireza e a temeridade. Uma vez que se decidiu, também é preciso avançar com fidelidade: um fracasso devido à indecisão ou à saudade seria imperdoável. Também o seguimento de Jesus, no caminho que o leva decididamente para Jerusalém e para o Calvário, é uma empresa muito exigente pela qual é preciso jogar toda a vida. Odiar o pai e a mãe, carregar a cruz e seguir Jesus, renunciar a todos os bens são algumas das grandes exigências de Jesus.

No comments: