Tuesday, November 13

Terça-feira da Semana XXXII do Tempo Comum

Leituras e reflexão no Portal dos Dehonianos
 
S. Paulo desce a orientações concretas relativas à formação das pessoas de idade avançada e dos jovens de ambos os sexos, bem como ao próprio ensino ministrado por Tito, tudo na expectativa do Senhor que vem, e que há-de ser aguardado na esperança. Para que a mensagem de Cristo ressuscitado ultrapasse os limites da comunidade, é preciso que todos se empenhem no testemunho. Recomenda aos anciãos e anciãs a sobriedade, um estilo de vida digno, perseverança na fé, generosidade no amor fraterno. Assim se podem tornar modelo para os jovens e para as famílias. Aos jovens, o Apóstolo dirige palavras muito exigentes, mas cheias de luz e de graça: devem dar o bom exemplo aos da sua idade, por meio do exemplo das boas obras e pelo respeito recíproco e pela palavra sã e irrepreensível. A motivação teológica para todos estes comportamentos ou programa de vida é o evento salvífico de Jesus Cristo, isto é, o seu mistério de vida, morte e ressurreição.
 
Jesus, depois de ter falado da fé, dirige-se aos apóstolos e, por meio da parábola do servo, recomenda-lhes que se façam servos de todos. O que Lhe interessa realmente é o que pensam e pretendem fazer os apóstolos, quando se põem ao seu serviço e ao serviço da sua causa. Deus não precisa de nós, nem das nossas ajudas; mas quer colaboradores em total sintonia com o seu projecto de salvação. O que Jesus quer que os apóstolos interiorizem é a atitude que, Ele mesmo demonstrará, o Seu serviço a Deus.
Os que já estão na casa de Deus, os justos, são os servos inúteis: os que fizeram apenas o que deveriam fazer, procurando cumprir os seus deveres quotidianos para com Deus e com o próximo; que procuraram oferecer a Deus tudo o que fizeram; que sofreram e ofereceram muitos sacrifícios…
Para alcançarmos a vida eterna é este comportamento que nos pede o Senhor: fazer aquilo que deveríamos fazer. É nisto que consiste a santidade: fazer o que se deve e estar no que se faz.

No comments: