Tuesday, November 20

Terça-feira da Semana XXXIII do Tempo Comum

Leituras e Reflexão no Portal dos Dehonianos
 
Nestas cartas às Igrejas, pode sentir-se toda a frescura e toda a seriedade da fé das primeiras comunidades cristãs. À revelação de grandes dons correspondem exigências grandes e bem definidas e apresentam-se recompensas gloriosas, a participação na glória do Senhor ressuscitado, Aquele que está sentado no trono do Pai. Podemos escutar as cartas como dirigidas a nós, uma vez que, como as igrejas a que foram destinadas, também estamos empenhados em viver o Evangelho que acolhemos. Todas as Igrejas são convidadas a escutar Aquele que é a palavra, Aquele cuja mensagem é a salvação. A todas é dito: Conheço as tuas obras, para indicar que, não só cada um dos crentes, mas também as comunidades são um livro aberto para o Senhor. Segue-se a exortação à vigilância e à coragem, para afastar as ameaças que pendem sobre a vida espiritual da comunidade, seja para as renovar no seu empenhamento cristão, cultivando com alegria e sentido de responsabilidade o dom da fé.
 
É constante em S. Lucas o apelo à conversão, é a afirmação da misericórdia do Senhor e da necessidade que todo o homem tem de a aceitar, oferecendo a Deus o seu coração, generosamente disposto a converter-se a Ele. Ao apelo há-de corresponder a resposta da conversão, e a conversão, que já é dom de Deus, abre a porta à salvação celebrada na alegria.
Ao entrar em Jericó, Jesus encontra-se com Zaqueu, homem rico e chefe de publicanos. Procurava ver Jesus mas não conseguia, pela sua pequena estatura e pela distância psicológica e espiritual que o afastava do Senhor. Mas era um homem à procura e Jesus também procurava-o para lhe satisfazer o desejo e o encontro de ambos torna-se um momento de graça: Hoje tenho de ficar em tua casa… Hoje veio a salvação a esta casa. Mostra-nos assim a realização da missão de Jesus e a abertura de Zaqueu à salvação. A capacidade de se dar conta da Sua presença no hoje da humanidade, é o segredo de quem está disposto a seguir Jesus, que veio procurar e salvar o que estava perdido e é oferecida a todos a oportunidade de O ver, de se encontrar com Ele, de O reconhecer como verdadeiramente é.

No comments: