Monday, November 26

Segunda-feira da Semana XXXIV do Tempo Comum


O Cordeiro é o Senhor Jesus. Os que seguem o Cordeiro são os cristãos, marcados com o sinal de Cristo e do Pai, em oposição aos que seguem a idolatria dos pagãos. Os que seguem o Cordeiro são chamados virgens, não manchados pela idolatria, mas fiéis ao Cordeiro, seu Senhor. Esta linguagem tem sentido sobretudo nos tempos em que os cristãos são sacrificados por não quererem adorar os falsos deuses do império romano, quando foi escrito este livro de consolação e de esperança; mas a sua mensagem é para todos os tempos, durante os quais a Igreja peregrinar sobre a terra.
João apresenta-nos os redimidos, o povo eleito que, reunido em assembleia, aclama a Deus e ao Cordeiro imolado. A mensagem joanica é eclesial e universal como se vê pelo número simbólico dos eleitos: 144 mil assinalados. O monte Sião também é um símbolo porque sobre ele se hão-de encontrar todos os que tiverem na fronte o nome do Cordeiro e do seu Pai. É pela fé que se entra a fazer parte desse povo, que é a comunidade daqueles que invocam o Nome e reconhecem nele a fonte da salvação.

No Evangelho, Jesus elogia a viúva pobre por causa das duas moedas que ofereceu ao templo. É um gesto que agrada a Jesus mais do que qualquer outro porque o pouco da pobre viúva é tudo aos olhos de Deus, enquanto o muito dos ricos é simplesmente supérfluo. Deus aprecia mais o valor qualitativo do que o valor quantitativo dos nossos gestos. Só Ele vê o nosso coração e nos conhece profundamente. Aos olhos de Deus é o coração do homem que dá o sentido a todas as suas atitudes e acções, e não as aparências. O muito e o pouco aos olhos de Deus está no amor que anima o coração e não no valor material das coisas. É o olhar de Deus que pode dar o justo valor a cada acção humana.
Quem quiser ser discípulo de Jesus deve viver o desprendimento dos bens materiais: São os bem-aventurados que seguem o Cordeiro para onde quer que Ele vá mas esse desprendimento é nececessário para entrar no reino dos céus.

No comments: